Fazendo do COVID uma nova “Facada de Juiz de Fora”
FAZENDO DO COVID-19 UMA NOVA “FACADA DE JUIZ DE FORA”
Luiz Carlos de Oliveira e Silva
1. Como ficará o lulismo como força eleitoral a partir de agora, quando os programas de transferência direta de renda – um dos carros-chefes da propaganda petista – foram apropriados por Bolsonaro?
2. Como ficarão Dória e Witzel quando Bolsonaro jogar no colo deles o preço salgado pela recessão e pelo desemprego?
3. A “facada de Juiz de Fora” foi providencial: livrou Bolsonaro de ir aos debates (e dizer o que pretendia fazer caso eleito), e ainda ajudou na “humanização” da figura bruta do candidato.
4. A facada foi um dos principais – talvez o principal – aliado de Bolsonaro na campanha. Papel igualmente “benfazejo” pode cumprir a atual pandemia do Covid-19.
5. A economia insistia em não andar – contrariando todas as promessas de Paulo Guedes que sempre dizia que depois das “reformas” trabalhista e previdenciária os investidores iriam fazer fila para despejar dinheiro no país – mas a pandemia deu ensejo à construção de uma “narrativa” bem conveniente.
6. A fila de investidores não se confirmou, pelo contrário, o que tivemos foi uma crescente fuga de capitais. Antes que o fracasso econômico do governo Bolsonaro ficasse evidente para todos, veio uma nova “facada de Juiz de Fora”: a pandemia do Covid-19 e a pregação “isolacionista” do oposição.
7. Bolsonaro tem chances reais, segundo penso, de sair por cima disto tudo: ele vai se apresentar com o novo pai dos pobres e vai jogar no colo da oposição a conta da crise econômica, por terem insistido no “fiquem em casa”.
8. Bolsonaro insiste em criticar o “isolamento social” com a intenção de esconder o fracasso econômico da agenda de desmanche de seu governo, manter mobilizada a sua base mais extremada e preparar o futuro próximo.
9. No embuste de livrar a cara da agenda neoliberal e responsabilizar a pandemia pela crise econômica estarão unidos Bolsonaro e a oposição de direita, Grupo Globo à frente. A briga vai acontecer em outro campo…
10. Bolsonaro quer fazer da pandemia do Corovid-19 uma segunda “facada de Juiz de Fora”. Nelson Teich, o “sinistro do ataúde”, sabe disto, por óbvio, né?
Luiz Carlos de Oliveira e Silva, professor de filosofia |
Outras publicações:
Guedes, Teich, Grande Mídia e Ideologia
*
*
*
Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799
Facebook Comments