Guedes, Teich, Grande Mídia e Ideologia

GUEDES, TEICH, GRANDE MÍDIA E IDEOLOGIA
Luiz Carlos de Oliveira e Silva

1. O “time de analistas” da GloboNews, candidamente, insiste em chamar a ala olavista do ministério de Bolsonaro de “setor ideológico do governo”.

2. Isto não é à toa… Com isto, eles querem, deliberadamente, cobrir com o manto de uma suposta “racionalidade” Paulo Guedes e quejandos do governo. Este é o jogo…

3. (“Ideologia”, no senso comum, quer dizer “falsa consciência” enquanto “racionalidade” quer dizer o pensamento verdadeiro. Mas isto é falso, isto é: isto é ideológico.)

4. A julgar pelo tratamento que recebeu do “time de analistas”, no dia do anúncio de seu nome como o substituto do “queridinho” Mandetta, o “sinistro do ataúde”, Nelson Teich, será colocado na estante do “racionais” do governo.

4. Inventar uma pretensa diferença, no governo, entre “ideológicos” (os “errados”) e “racionais” (os “certos”) é apenas mais um dos tantos embustes do jornalismo da grande mídia.

5. “Ideologia”, propriamente, significa: visão de mundo comprometida com determinados valores e interesses de classe. Sabemos todos que, numa sociedade, a ideologia dominante é a ideologia da classe dominante.

6. Mas a ideologia dominante não pode aparecer aos olhos do povo como ideologia, e sim como “a visão verdadeira das coisas e fatos”. É exatamente este o papel do jornalismo da grande mídia: fazer com que a ideologia das classes dominantes não apareça como ideologia e sim como “racionalidade”.

7. Gente como Damares, Ernesto Araújo e Weintraub – o “setor ideológico”, segundo a grande imprensa – são antes de qualquer coisa “aloprados” encarregados de criar a fumaça que dificulta a visão das movimentações destrutivas dos realmente ideológicos do governo.

8. Gente como Paulo Guedes e Nelson Teich, adeptos ostensivos da ideologia neoliberal, estes sim, são os verdadeiros ideológicos do governo, e não os “aloprados” olavistas.

9. O jogo do jornalismo da grande mídia é, repito, ao tempo que carimba nos “aloprados” a pecha de “ideológicos”, cobrir com o manto de uma supostamente racionalidade gente como Guedes e Teich. Trata-se de uma “operação casada”.

10. Nada mais ideológico do que esconder o caráter ideológico – emprestando-lhe uma aura de “racionalidade” – das concepções que vão ao encontro dos interesses das classes dominantes. Né mesmo Míriam Leitão, Merval, Sardenberg?

 

Luiz Carlos de Oliveira e Silva, professor de filosofia

.

Outras publicações:

Pós Mandetta

“Dória é Comunista”
Bolsonaro e a Ideologia

Mandetta e a caverna de Platão

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube:
https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.