A que se presta o atual “bom” jornalismo da Globo?

A QUE SE PRESTA O ATUAL “BOM JORNALISMO” DA GLOBO?
Luiz Carlos de Oliveira e Silva

1. Vejo muita gente parabenizando o Grupo Globo pelo “bom jornalismo” que está fazendo a respeito da pandemia e da atuação de Bolsonaro na crise. Discordo do conceito… Para mim, o GG continua, como sempre, fazendo, sobretudo, política. A política do GG no momento, faz parte, precisou vestir a roupa de um aparente “bom jornalismo”. (Eles dispõem de técnica até para isto…)

2. Contudo, mesmo o aparente “bom jornalismo” do momento está cheio, para não perderem o costume, de manipulação, sobretudo na edição das matérias. O objetivo deles é claro: desconstruir Bolsonaro e se credenciarem como os paladinos na luta contra a pandemia.

3. A função do jornalismo da mídia dominante é, sempre, a de produzir subjetividade, um determinado tipo de subjetividade… Isto é, o objetivo é estabelecer uma determinada forma de sentir, de perceber, de compreender a realidade, sempre de acordo com os interesses privados e de classe do baronato da grande mídia.

4. Dito de outra maneira: o que importa, no fim das contas, são os efeitos produzidos nas consciências, e não “informar o público”, como alegam. Este é o objetivo de todo o processo: a notícia é o meio para se atingir um fim desejado, simples assim. Portanto, é o fim – o objetivo, o efeito nas consciências – que determina a forma do noticiário, que pode ser até a do aparente “bom jornalismo.”

5. Desde o primeiro mandato de Lula, o GG estabeleceu a estratégia de cair de pau no presidente ao tempo em que apoia o neoliberal da vez no governo. (Foi assim com Lula e Meirelles, Dilma e Levy, Temer e Meirelles e, agora, com Bolsonaro e Guedes.)

6. Com isto, eles atuam nas duas pontas, como a principal força a “pautar”, ao mesmo tempo, o governo e a oposição. Ao atuar nas duas pontas (situação e oposição), o GG – com o quase-monopólio que detém – permanece sendo a principal força política organizada do país.

7. A pandemia em curso vem sendo tratada como uma nova grande oportunidade de o GG dar mais uma extraordinária demonstração de força. Estabelecer a polarização Bolsonaro-Grupo Globo na pandemia do coronavírus era uma oportunidade de ouro que eles jamais iriam perder. Nem que para isto, eles se vejam obrigados a praticar o que muitos estão chamando de “bom jornalismo”.

8. O atual “bom jornalismo” do GG não passa da versão mais conveniente na atual circunstância para o exercício daquilo no qual eles se tornaram imbatíveis: o jornalismo de intimidação, de um lado, e a produção de subjetividade, de outro.

9. O GG com a força de seu jornalismo de intimidação mantém há décadas o mundo político – incluindo nisto o Judiciário – subjugado ao seu poder. Bolsonaro é o alvo da vez, como Brizola e Lula o foram no passado. Nesta guerra, o GG não pode admitir uma única derrota, sob pena de ver o seu poderio posto em dúvida.

10. A produção de subjetividade a que o GG almeja com o seu atual “bom jornalismo” é a de consolidar na consciência das pessoas a imagem de que ele é uma força de “domínio de espectro total”, isto é, ao mesmo tempo a principal força de situação (do ponto de vista da economia) e da oposição (do ponto de vista da política).

Luiz Carlos de Oliveira e Silva, professor de filosofia

Outras publicações:

Bolsonaro aposta no tudo ou nada

Crise e os campos possíveis

A Esquerda e a Reconstrução do País

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube:
https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.