Ceci Juruá – Geisel e o Fortalecimento das Empresas Nacionais no Mercado Internacional

Da Redação do Duplo Expresso,

A Economista, doutora em Políticas Públicas e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Econômico Ceci Juruá comentou, na segunda-feira (19/11), sobre “Geisel e o fortalecimento das empresas nacionais no mercado internacional”. Eis aqui o recorte de sua fala durante o programa:

A luta não era contra a corrupção, mas contra a engenharia nacional. Neste caso, a corrupção foi, tão somente, um biombo.

Veja-se, segundo o vídeo-depoimento abaixo, que as políticas de incentivo às nossas empresas brasileiras para que participassem do mercado internacional, são do governo Geisel. Foi assim a origem da tão acertada política de estímulo ao surgimento de campeãs nacionais.

Importante campeã foi a ODEBRECHT que, por isto, parece ter atraído a ira dos grupos entreguistas, aqueles que pregam a vassalagem dos brasileiros frente aos estadunidenses.

Precisamos de historiadores e de psicanalistas que analisem a formação histórica e a mentalidade dos brasileiros que optaram pela vassalagem. São indivíduos que negam a possibilidade histórica de sermos uma nação soberana.

Este é “o debate” do momento. Tarefa nossa e de nossos filhos:  A LUTA PELO RESGATE DA SOBERANIA DO POVO BRASILEIRO. É  hora de reler nossos grandes autores. Um deles, na minha sugestão, é Miguel Arraes.

Em complemento ao exposto, o economista Ronald Lobato apresenta o link de um vídeo, bastante fundamentado, mostrando que o programa de financiamento do BNDES para as empresas brasileiras exportarem bens e serviços foi criado no governo Geisel.

Prova, também, quais os países que acabaram recebendo obras e serviços de empresas nacionais com a maior parcela dos financiamentos e, importante, mostra que esses financiamentos representam, apenas, 2% do total de empréstimos do BNDES e, portanto, pouco interfere no financiamento dos projetos internos ao país.

Ele conclui, dizendo acreditar que esse esclarecimento possa colocar ponto final nas desinformações ou manipulações de informações que sempre circulam sobre o assunto.

Esse aqui é para aquele seu amiguinho que fala a besteira de que "o PT financiou ditaduras no exterior". Tá na hora de estudar, rapaziada!

Esse aqui é para aquele seu amiguinho que fala a besteira de que "o PT financiou ditaduras no exterior". Tá na hora de estudar, rapaziada!

Slået op af Desmascarando i Tirsdag den 23. oktober 2018

 


 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.