PRÉ-SAL: De ‘Inviável’ em 2007 a ‘Queridinho’ em 2018!

Por Hélio Silveira, Gustavo Galvão e Rogério Lessa, para o Duplo Expresso

O PRÉ-SAL , na época da descoberta de Lula/Guilherme Estrella/Petrobras, era dito como delírio, devaneio, mico, imprestável, impensável, inviável por estar a 7 km de profundidade e ter custos mais altos que o “promissor shale gás”.

Verdade???

Agora na época da doação, é super cobiçado pelo seu enorme potencial, custos baixos e alta produtividade.

“Inocentemente” nós os BRASILEIROS, em 2008, achávamos que junto com o acordo institucional BNDES/TESOURO estávamos rumo a Soberania/Pleno Emprego e Cidadania.

Por um lado, o óleo que blindaria nossa Conta de Transações Correntes e nos daria as Reservas (de óleo e dólar) para adquirir a parte dos componentes importados necessários (a menor Parte). Por outro lado, os recursos financeiros (a maior Parte) do BNDES/TESOURO garantiria e multiplicaria nosso parque industrial nacional e a Renda!

Poderíamos, a qualquer momento, partirmos para o Plano de Desenvolvimento Nacional e resgatar nossa imensa Dívida Social, rumo ao Pleno Emprego e Cidadania.

Apesar de sonhadores, éramos tementes da cobiça internacional, da “conspiração”. Mas nos descuidamos, “eles” vieram pesados, nos golpearam e tomaram nossos sonhos! Sem uma gota de sangue e com a ajuda de “brasileiros” reconquistaram a sua Colônia – a mais rica!

Raul Seixas, na década de 1980 já tinha a premonição:

 

Fonte:

https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia-torna-pre-sal-principal-fronteira-petrolifera-do-mundo-23073150

https://oglobo.globo.com/economia/entenda-porque-de-pre-sal-ser-tao-cobicado-pelas-petroliferas-22754187

Raul Seixas, na década de 1980 já tinha a premonição:

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.