MP 838/2018 – Subvenção Econômica à Comercialização do Diesel

Por Paulo César Ribeiro Lima, para o Duplo Expresso:

Se o preço do petróleo sobe, seu dono deve ser beneficiado. Este é o princípio que rege o mercado capitalista. O petróleo brasileiro é um bem da União, ou seja, do povo brasileiro. Se o seu valor internacional aumenta, todos nós acabamos beneficiados, certo?

Bem… No Brasil, o verdadeiro dono desta riqueza sempre perde com o aumento do preço do barril de petróleo, pois aqui, ele impacta diretamente no preço dos combustíveis praticados nas bombas de abastecimento.

A seguir, apresento uma série de slides onde discorro sobre o tema da política de preços do óleo diesel no país, discorrendo desde a Medida Provisória 838 deste ano e de como ela pode ser considerada um outro “erro” custeado pelo povo brasileiro, além de alternativas e uma visão pessoal de como poderíamos equacionar melhor essa questão.

• • • • •

Paulo César Ribeiro Lima é PhD em Engenharia Mecânica pela Cranfield University (1999), ex-consultor legislativo do Senado Federal e ex-consultor legislativo da Câmara dos Deputados. É comentarista do Duplo Expresso sobre Minas e Energia às segundas-feiras.

 

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments