Exclusivo: o Duplo Expresso entrevista Jessé Souza

Da Redação do Duplo Expresso

O Duplo Expresso tem a honra de publicar nova entrevista – exclusiva – concedida pelo sociólogo Jessé Souza, que lança o livro “Subcidadania brasileira – para entender o país além do jeitinho brasileiro”. Mais uma vez Jessé centra a sua análise nas causas da abissal desigualdade da sociedade brasileira, constituída sob o signo da escravidão, bem como nas suas consequências. Nesse tocante, o pensador é definitivo: “nada é mais importante do que isso. O que a gente precisa saber na ciência, como na política e na vida é o que é essencial e o que é secundário. O essencial para o Brasil é ter 70 milhões (de pessoas) abaixo da linha de dignidade”. Segundo Jessé, o desvalor dessa gente, construído e partilhado socialmente, é o que permite que seja exterminada – muitas vezes em sentido literal – sem que haja comoção.

Iconoclasta, na entrevista Jessé reafirma a ruptura com certos “cânones” das ciências sociais brasileiras, tais como os conceitos de “homem cordial”, “jeitinho” e “patrimonialismo”. Na qualidade de cientista – i.e., do verdadeiro – mostra não se dobrar à máxima de que “antiguidade é posto”. Com efeito, dispara: “não tenho nenhum compromisso com essas bobagens”.

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.