João de Athayde – Turim nos passos de Gramsci

Da Redação do Duplo Expresso

O antropólogo e comentarista do Duplo Expresso João de Athayde faz um passeio em Turim e mostra um pouco da trajetória e do pensamento de Antonio Gramsci, com ênfase no período turinês (1910 – 1920).

Como quem viaja entre o passado e o presente, mas de olho no futuro, Athayde faz também um paralelo entre o pensamento de Gramsci sobre a política e a relação de classes (retratados nos Escritos Políticos daqueles dez anos) e o contexto político brasileiro da atualidade.

Com a habitual irreverência, João de Athayde convida você a realizar uma viagem no tempo e aguça o seu interesse por Gramsci através de elementos da cultura e da política. É um material que merece os seus minutos de atenção, sobretudo porque lhe permite absorver influencias diversas, através de uma narrativa objetiva e clara.

Importante destacar que a análise de Athayde sobre Gramsci estimula às ações revolucionárias. Algo muito oportuno para a nossa reflexão neste momento em que a soberania brasileira e o estado social são desmontados.

Assista ao vídeo e boa viagem!

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.