Análise: Gleisi, a primeira convocada por Lula, sai da semana fortalecida

Por Romulus Maya, para o Duplo Expresso

Gleisi Hoffmann foi, sem surpresa, a primeira convocada por Lula à sua presença após a tal “juíza” recuar e permitir visitas para além dos familiares do ex-Presidente. Com a permissão de – apenas – duas visitas extra-parentais, acompanhou Gleisi desta vez o ex-governador da Bahia Jacques Wagner.

Natural. Quadro importante do PT, depois de desencontros nos últimos dias, era necessário que seu apoio incondicional à candidatura de Lula ficasse registrado publicamente. Mais que isso, era necessário publicizar o seu alinhamento à direção que Gleisi – por instrução direta de Lula, é bom lembrar – tem dado à questão da candidatura do PT. Dessa forma, o tapa que Jacques Wagner deu na ala que articula a puxada de tapete em Lula certamente trouxe regozijo a Gleisi, que ao lado assistia à fala a seguir:

– Não tem plano B, C ou D… vamos com Lula até o fim da linha.

Não fosse o ex-Ministro de confissão judaica, poder-se-ia dizer que Jacques Wagner “beijou a Cruz”.

Da 1 hora de visita a ser repartida entre os visitantes, Lula gastou 45min com Gleisi. A Senadora – sua porta-voz oficial e (até mesmo) advogada constituída – foi mais uma vez encarregada de levar as palavras do Presidente ao povo, o que fez logo na sequência.

*

Resumo da ópera:

– Gleisi Hoffmann sai desta semana fortalecida dentro do PT. E, por tabela, sai também fortalecido aquele a quem ela tem dado sustentação na disputa que se trava dentro da sigla: o Presidente Lula. Ainda por tabela, sai também fortalecida a resistência democrática, que tem na candidatura de Lula – “até as últimas consequências” (apud Gleisi Hoffmann) – as suas melhores chances de sucesso contra o Golpe.

– No verso da moeda, saem enfraquecidos os articuladores do “Plano B”. Grafado com “B” de “B’ola nas costas”. E de “B’astardo do golpe”.

*

*

A análise completa da visita de Gleisi – e do seu subtexto – amanhã, no Duplo Expresso. Até lá.

*

*

*

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya