Jovem aos 70 anos

Por Carlos Krebs, para o Duplo Expresso

Fundada na Áustria em 1931 por Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche, a marca agora pertencente ao Grupo Volkswagen comemora hoje os 70 anos do seu primeiro modelo a ser produzido em escala – o Porsche 356.

Ainda em 1931, a empresa Zündapp que fabricava motos, encomendou ao recém inaugurado escritório de projetos de Ferdinand (Konstruktionbüro Porsche) um protótipo de carro popular para os alemães. Ele desenvolveu alguns, com a mecânica da Zündapp e as carrocerias da companhia Reutter, mas a própria contratante rompeu o vínculo devido a problemas financeiros. O projeto passou para a empresa NSU – predecessora da atual Audi, e outros protótipos foram desenvolvidos visando a criação do carro do povo (volkswagen).

Apesar do refinamento do projeto com o conceito aerodinâmico permitido pelo uso do motor traseiro radial, a NSU não conseguiu levantar o capital necessário para alavancar a produção, desistindo dele em 1933. Ferdinand ficou apenas com uma nova série de protótipos nas suas mãos.

Entretanto, com a ascensão do Partido Nacional-Democrático da Alemanha (Nationaldemokratische Partei Deutschlands), havia um comprometimento com a ideia de modernização do país. Tendo Hitler como um admirador de veículos e do Fordismo, o projeto do carro do povo encaixava-se como uma luva na plataforma política proposta pelo partido, e na ideia de preencher as “autoestradas federais” (Bundesautobahn) iniciadas em 1929 com eles. Ferdinand Porsche, já conhecido pelos veículos produzidos para a antiga Daimler-Benz, teve seu protótipo favorecido na corrida contra aqueles apresentados por Josef Ganz e Edmund Rumpler porque estes eram… judeus. Assim, foi desenvolvido o projeto do Volkswagen Sedan.

esq – “NSU-Porsche prototype 1934” por CC acervo Pedro Ivo, e dir – “People’s Car by Ford 1934” por © Volkswagen Chronicle

O Sedan serviu de base mecânica ao modelo Type 64 criado em 1939 e, posteriormente, ao Porsche 356 de 1948, que tornou-se o primeiro Porsche a ser produzido. O Porsche 356 recorria em grande parte às peças utilizadas no Volkswagen Sedan, tais como a tal motorização traseira com refrigeração a ar – por isso a capota venezianada.

Este carro é o modelo esportivo que hoje completa 70 anos!

esq – “Porsche 356.2_1948_fronteft_2010” por CC Porsche Museum, e dir – “Porsche 356” por © Vor 2 Jahren

Para marcar a data, a empresa aproveita a feira Techno Classica 2018 em Essen (Alemanha) para lançar o internet-based Porsche Classic Parts Explorer”, o fornecimento via catálogo online de 52.000 componentes dos modelos da marca. 

Isso não significa apenas a capacidade de qualquer proprietário manter rodando com peças originais os carros que tiverem nas garagens, mas também sentirem o prazer de reconstruí-los, reformá-los e, principalmente, customizá-los. Para isso, patrocinam uma sessão com Magnus Walker – um dos maiores colecionadores/restauradores de porsches do planeta – nesta sexta-feira. Ele mostrará que com apenas alguns cliques, qualquer um com uma carteira minimamente recheada pode encontrar peças originais e acessórios para o seu carro clássico.

No Brasil, a plataforma já está disponível em www.porsche.com/brazil, onde além do “crie seu Porsche”, você encontrará belos vídeos dos modelos.

dir – “Jubileu de 30 Anos do modelo 964”, e esq – “Porsche Classic Rangeshot”, ambas CC divulgacão Porsche

O evento marca ainda os 30 anos do Porsche 964 –modelo Carrera, ou 911 Carrera, considerado o último dos clássicos, e introdutor dos quesitos de segurança comuns hoje em dia: airbags e os freios ABS. 

Curiosamente, a única vez que um modelo Porsche foi visto em um filme da franquia 007 foi em “Um novo dia para morrer” (Die Another Day, 2002). Foi a última história da franquia original a ser filmada, e o Porsche 911 Turbo é visto brevemente na sequência de abertura, justamente sendo destruído numa explosão. Não se lembra disso? Nem eu! Acho que Halle Berry saindo d’água na recriação da cena com Ursula Andress no primeiro filme da série – “007 contra o Satânico Dr No” (Dr No, 1962) – foi muito mais marcante… Mas falaremos disso em post futuro!

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.