Perplexidade com a ascensão – global! – dos “Trumps”: a reflexão de Maria – leitora xodó e guru do blog
PERPLEXIDADE COM A ASCENSÃO – GLOBAL! – DOS “TRUMPS”:
– A REFLEXÃO DE MARIA – LEITORA XODÓ E GURU DO BLOG
– Como não vimos que a frustração e a irritação dos que se sentiram excluídos dos benefícios da globalização podiam descambar em xenofobia, racismo, machismo, homofobia, intolerância religiosa?
– Enquanto isso, o foco se estreita em troca de acusações mútuas, inter- e intrapartidárias. Isso quando não se torna exercício sadomasoquista da velha prática de esquerda de crítica e exigência de autocrítica.
– A reflexão de Judith Butler sobre a presença do corpo no espaço público – das ruas ou de edifícios simbólicos que abrigam instituições de poder – como linguagem política.
– As implicações da primazia do visual, tornando indispensável a comunicação imediata, reduzida às proporções mínimas compatíveis com mensagens de twitter e whatsapp, de preferência traduzida em memes ou imagens autoexplicativas.
– No centro de todas essas questões, problemas de linguagem, de comunicação e de novas formas de organização e participação na cena política da sociedade do espetáculo.
– Um convite para deslocar o olhar: estranhar o familiar e buscar tornar familiar o estranho, na busca de uma outra perspectiva.
– Alguns gigantes sobre cujos ombros apoiar para ver mais longe nessa busca: Maquiavel, Hobbes, Rousseau e…
– … o Papa Francisco?! Em “Encontro Mundial de Movimentos Populares”?!! No Vaticano?!!!
– Atenção: jogo não está ainda inteiramente jogado!
Facebook Comments