O de Todo Correto Min. Teori Zavascki – saibamos o que esperar dele (e não esperar também) // Veemente Repúdio a Ricardo Noblat
(Comentário meu ao post “
O jurisdiquês como forma de contornar a lógica
”, de Luis Nassif, ontem à noite (link aqui))
Provocado (1) por comentário de CíceroS, (2) pelo embate de Teori ontem com Barroso, que analisei aí embaixo nos comentários tb, creio que em resposta a uma colega ainda ha pouco (reproduzido no final do post), e (3) pela metáfora que Nassif usa para fechar o seu post, cheguei à conclusão que vai abaixo no final deste comentário.
Até outro dia Teori lavara as nossas almas. Restituiu a lei frente às flagrantes violações de Sergio Moro. Mas o problema é justamente esse: para Teori agir com um pouco mais de ousadia: (1) as violações tem de ser muito, demasiado, exageradamente, flagrantes e (2) tem de estar ocorrendo no momento exato em que ele se pronuncia. Não adiante ser evidente, claro, inquestionável, o que vai acontecer 3 metros ali na frente. Quer dizer, 3 dias a contar dali…
Apreciemos Teori pelo que é e não esperemos dele, pessoa de todo correta, mais do que pode oferecer.
Ele está para as demandas de um Ministro do Supremo assim como Dilma está para as demandas de uma Presidência da República. Não por acaso não foi ela a nomeá-lo? Agora me ocorre essa ideia…
Bem, voltemos à conclusão a que cheguei sobre o – de todo correto – Teori:
Como me lembrou o Ciro D’Araújo ontem, quem relata o afastamento de Cunha da Presidência da Câmara é o mesmo Teori. Percamos as esperanças de qualquer passo mais ousado e altivo. Ele não sai 1mm das letrinhas da lei. Está ali recitando códigos e não fazendo interpretações e integrações sistemáticas de todo o ordenamento jurídico. Não sai da letra para chegar ao espírito da Lei. Nada mais sofisticado do que recitar um artigozinho aqui, outro acolá.
Nassif usou a metáfora do contador analisando a economia.
Pois bem.
Para o bem e para o mal Teori é o professor de Português analisando o Direito.
*********
(Resposta ao excelente comentário-síntese de Cristiana Castro (link aqui))
Cara,
Excelente comentário.
Sobre o vai-e-vem estranho de Barroso ontem, veja a minha leitura em outros comentários aqui (ao Cafezá p.e. (reproduzido abaixo também).
Veja se concorda.
Só discordo de vc na conclusão final: os réus do mensalão estavam certos sim. Não existe República sem Judiciário.
A questão é que como não temos mais Judiciário, também não temos mais República. O que está aí é um SIMULACRO malfeito, onde cabem uma Câmara presidida por um gangster corrupto e corruptor, um STF formalista, irresponsável e autista, e – por que não dizer tb – um Executivo que deixou, parado, darem o nó em seu pescoço nos últimos 2 anos, confiando em Deus sabe o quê…
Mas vc tem razão. A militância tem ao menos… a militância.
Que os atos façam o chão tremer com as pisadas vigorosas dos muitos no chão!
*********
(Resposta ao comentarista Cafezá (link aqui))
QUE TEMPOS SAO ESSES, MEU DEUS!!
Cafezá,
Não é para tentar defender um ex-professor não. No inicio do voto de Barroso fiquei muito decepcionado.
Mas mais para o fim do julgamento, principalmente quando ele começou a tentar questionar o voto – INACREDITAVEL – de Teori Zavaski, entendi que era estratégia.
Como na votação sobre o rito do impeachment, ele tentou fazer a tal da “repactuação” de que tantos falamos aqui. Tentou lançar uma um meio termo que tivesse chance de ser aprovado pelo colegiado.
Sabemos que não havia chance de mais ninguém votar com MAM – a saída mais moral, mas menos amparada no direito.
Poucos votariam como Fachin votou – o que seria a saída mais óbvia e amparada no Direito. Era só querer…
Barroso ofereceu uma solução pior que essas duas – a votação alternada por Estado – mas nem isso foi suficiente.
Teori abriu a viagem para o mundo da fantasia e 5 mais o seguiram – ou por medo, ou por esperteza ou por cinismo (leia o meu post sobre isso neste link).
Barroso tentou o possível. Fracassou fragorosamente.
Fachin foi o primeiro a votar então não considero tanto coragem. E mais ignorância sobre o que vem, penso. Basta ver que, diferentemente de Barroso, Fachin, após proferir o voto, sumiu do julgamento. Tinha feito já demais?
Coragem sim teve MAM. Mas esse sempre a tem.
E Lewandoswki, que nem sequer defendeu o seu muito razoável direito de votar 2 vezes – como explicitado muito claramente por MAM – no Mandado de Segurança.
E aí vem o lamentável blogueiro de “O Globo”, Ricardo Noblat, insuflar os fascistas a lincharem Lewandowski porque ele não se acuou e manteve uma postura de magistrado.
Note-se: nem sequer usou todas as prerrogativas regimentais de que dispunha para defender seu ponto de vista.
Para o golpe hoje eh assim: não aderiu 100% já é alvo para o abate… “fair game”, como se diz em inglês.
QUE TEMPOS SAO ESSES, MEU DEUS!!
*********
(comentário ao meu próprio post: “STF autista no Impeachment? Não. Autistas somos nós”, após reprodução na seção de comentários do post do Nassif (link aqui))
Raiva? Não… decepção profunda // NOBLAT SE MOSTRA INDIGNO
sex, 2016-04-15T01:21:00.000-02:00
Sobre esse post que escrevi durante os julgamentos…
Mandei antes de publicar a um amigo da advocacia pública. Ele disse “é por aí mesmo”. Aliás, tb ex-aluno do ilustríssimo Ministro Barroso.
Perguntei: mas o q achou do texto?
Ele: transparece um pouco de raiva.
Se vcs tb tiverem essa impressão estarão equivocados. Não eh raiva não. Eh profunda – profunda mesmo – decepção com o STF como instituição e com alguns indivíduos ali. Uns desagradam muito mas nunca decepcionam. Outros agradavam mas decepcionaram muito.
Que se registre a dignidade de Marco Aurélio Melo e de Ricardo Lewandowski.
Que se registre também o comportamento SEM NENHUMA DIGNIDADE DO BLOGUEIRO RICARDO NOBLAT no twitter.
Vejam minha troca de tweets com ele – ainda agora – abaixo.
Nassif,
ACHO QUE ESSA ATITUDE INFELIZ, PEQUENA, IRRESPOSAVEL E PERIGOSA MERECE REPERCUSSAO. No clima atual do Brasil o que ele faz é criminoso. Passou de todos os limites. Merece repúdio público de todas as pessoas responsáveis. Dos 2 lados!
https://twitter.com/RomuIus_/status/720825942440935424
https://twitter.com/RomuIus_/status/720826014620749824
Facebook Comments