Presidente do TRF-4: golpismo antipopular está no DNA do clã? Ou aprendem de pequenos?

Por Romulus Maya

No Duplo Expresso de hoje, Wellington Calasans e Romulus Maya retomaram a pauta que o programa – com o impulso luxuoso do Presidente Lulaimpôs ao PIG:

– O histórico de conchavo com o poder da família do Presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores.

Além:

(1) do comandante que, no Séc. XIX, foi matar os “da Silva” de Canudos, Tomás Thompson Flores;

(2) do Ministro do STF nomeado por Costa e Silva, Carlos Thompson Flores; e

(3) do prefeito “biônico” de Porto Alegre, Telmo Thompson Flores, a família ainda abriga…

(4) o Ministro do TCU que tentou o primeiro “golpe das pedaladas”, contra Getúlio Vargas em 1937: Francisco Thompson Flores.

O golpismo antipopular e a demofobia estão no DNA do clã?

Ou aprendem em casa, desde pequenos?

*

Em tempo – “esses” aí que gostam de cultuar pedigree (genocida) sempre buscam, ao mesmo tempo, negar ao povo o direito à memória:

Depois de guerra, Canudos sofreu com alagamento
2/5/2010
DA ENVIADA ESPECIAL A CANUDOS (BA)
FOLHA DE SÃO PAULO

Os moradores de Canudos não têm um pingo de dúvida: o governo ditatorial, ao dar início à construção do açude de Cocorobó, nos anos 50, escolheu um rio, o Vaza Barris, que acabaria por alagar a cidade.

Fato é que a água veio. E deixou submersa a cidade que, antes, fora dizimada pela guerra. “Canudos é uma sobrevivente. Os políticos nunca quiseram que a gente sobrevivesse, mas a gente está aqui”, afirma Raimundo Teixeira, secretário de Cultura. Mas em Canudos velho, como passou a ser chamada a cidade coberta pelo açude, poucos restaram.

Cercadas pelas águas que, quando baixam, deixam a torre da velha igreja espiar o vilarejo, cerca de 50 famílias vivem em casebres espaçados. Isoladas, tiram da pesca o sustento. A comunicação com Canudos é feita por uma estrada de terra.

Em comum, as duas cidades têm os bodes com o ar manso a olhar quem passa e os cactos e o xiquexique prontos a dar um aspecto sertanejo ao verde que, neste mês de chuvas, colore a paisagem que Euclydes da Cunha só viu monocromática.

E o Sertão virou mesmo mar, Seu Antônio Conselheiro… mas foi para tentar afogar, a si aos seus, no mar do esquecimento!

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya