Caro Romulus E
Romulus Maya, sabe que sempre te admirei como bloguer que está conquistando o seu espaço, porém me permita, de não dormir com está matéria engasgada, e que você não me bloquei por dar minha opinião constitucionalmente democrática, como tal Blog de esquerda me calou.
Ninguém é contra o reverendo revogatorio que tanto se fala e alastra, tantos dão apoio ao senador Requiao, bravo senador no partido errôneo, porém, vamos parar de enaltecer e colocar Requiao sobre Lula, Dilma Rousseff, é PT, pois podemos todos vendo uma campanha de auto promoção de um político, que seja, porém, parem de fazer comparativos desnecessários que colocam em condições éticas outros políticos, Dilma Rousseff, deve fazer a mesma coisa que fez Requiao mandando a carta denúncia, como foi feita ao financial time? Dilma está viajando em todo o mundo para denunciar o golpe, dia 14/11 è a Berlin para tal proposito, nos nos coletivos internacionais no ano do golpe mandamos cartas a todas as embaixadas no exterior denunciando o impeachment, agora que história é essa que Requiao chega e faz tudo?
E sobre Lula, deixa estar, nem comentar, batem todos os dias, e sobre Paulo Pimenta, eu acho que está história de militante, jornalista, blogs marcar pauta para Lula, é subestimar a inteligência daquele que é um político experiente por excelência, ou se crê no partido ou muda de posição política.
A militância ser chamada nesta jogada, vai responder em coro, vamos nos definir, de que lado se está, assim se sabe com quem podemos contar.
PT, ME AJUDA A TE AJUDAR??
Por Romulus
Espero que entendam que as críticas abaixo visam a ser construtivas: queremos ajudar. Mas eles também precisam nos ajudar a ajuda-los!
Critiquei no fim de semana veículos da imprensa alternativa que morderam – consciente ou inconscientemente – as iscas lançadas pelo PIG pra abafar a entrevista do Wadih Damous sobre Tacla Duran.
E agora vou criticar algumas de nossas lideranças políticas.
Vamos lá:
(1) A Presidente Dilma Rousseff e a reputação de “fominha” do PT
…
PT, ME AJUDA A TE AJUDAR?? Por Romulus (resumo escrito do comentário no programa “Cafezinho no WC” , de 6-11-17) Espero que ent…
ROMULUSBR.COM
Cleusa Slaviero Ai ai ai Que é isso, querido Romulus? Me conte, quem está brigando? Nem sabia!
“Ideia do Lula”?? Menos, menos… Acho besteira querer brigar por copyright. Para mim, o Referendo Revogatório tem que ser uma construção COLETIVA – EM REDE – DO POVO BRASILEIRO. Mas se é pra “fulanizar”, Dilma, a ideia é do Requião, não? E por que faço essa chamada pública na Presidente Dilma?” –
Romulus Maya
“Critiquei no fim de semana veículos da imprensa alternativa que morderam – consciente ou inconscientemente – as iscas lançadas pelo PIG pra abafar a entrevista do Wadih Damous sobre Tacla Duran.”
Romulus Maya
Quem foi que fez isso? Me atualizem, por gentileza. Não que eu vá encarar brigas dessa natureza, mas gosto de ficar por dentro dos “recursos” que as pessoas usam para criar “embates”.
Posso ser acusado de MUUUUITA coisa:
– “Elitismo na escrita, com estilo inacessível à massa”;
– “Dureza excessiva no tom das críticas que faço”;
– etc.
MENOS de querer “criar falsa polêmica”!
Ora!
Isso é uma das coisas que mais denuncio no Blog!!
Alô??
Maria Olimpia Junqueira Mancini Netto Que coisa….não entendi nada , as situações são totalmente diferentes, Requião é senador, Dilma está afastada, o PT está na luta, como sempre! Então, parlamentares estão lá para denunciar mesmo, Dilma, Lula e o PT também denunciam por outras vias…o Romulus quer o que???? Que iscas foram lançadas pelo PIG referentes a entrevista do Tacla Duran que não vi? Quem não ajuda, atrapalha, né não?
(1) você recorre a um clichê: “quem não ajuda atrapalha”.
Uma fórmula…
Uma frase feita.
Mas tem um “pequeno” probleminha:
– A sua noção de “ajuda” é bastante limitada, sabia?
Já ouviu falar em feedback negativo?
Coaching?
Crítica construtiva?
Eu, hein!
(2) “as situações são totalmente diferentes, Requião é senador, Dilma está afastada”
Dilma está, sim, afastada. Mas continua sendo a Presidente ELEITA do Brasil, cuja destituição segue sub judice quanto à sua legalidade.
Concluo que você não tem formação jurídica.
Esse “detalhe” é MUITO importante para a batalha legal de mais adiante.
Tenha mente aberta e não fique tanto na defensiva.
Tente absorver o que outras pessoas, que estudaram temas que você não estudou, têm a dizer.
Cleusa Slaviero De uma coisa tenho certeza, a entrevista de Damous não foi abafada, de jeito algum. Vejo tudo com muito mais naturalidade e simplicidade, destaco o que de bom o Requião promove, não promovo disputa de forças entre nossas lideranças. Divulguei intensamente a entrevista de
Wadih Damous.
(…)
De minha parte não há disputas nas mídias progressistas, gosto muito do O Cafezinho e do
Miguel Do Rosario, gosto muito do
Jornal GGN e do Nassif, do DCM e do Nogueira, do Paulo Moreira Leite do 247, mas tenho muito mais afinidade com uns do que com outros e isso nada tem a ver com disputas ou com conspirações ou com ser massa de manobra do Pig. E, gosto de acompanhar o Romulus. (…)
Tenho imensa consideração pelo Damous e sou grata pela coragem e força dele nessa empreitada, mandou muito bem na entrevista.
– PEÇO VOTOS NO (meu) RIO DE JANEIRO EXPRESSAMENTE PRO WADIH, amiga!!
Tem quem critique para ajudar!
Veja os comentários de outros leitores e tenha a humildade de aceitar que a sua opinião não é unânime.
Mais: é minoritária!
Inês Duarte Que texto nojento! Não encontrei outro termo! Agressões gratuitas ao PT, Dilma e Lula. Com qual finalidade? Isso só prova uma coisa, não há o que dizer contra nossas lideranças, o que há de concreto é somente a tentativa de desqualificar os que estão avançando contra o golpe. O PT e Lula não darão espaço para quem deseja ocupar o vácuo de maneira oportunista sem bagagem para tal.
Penso que esse CARA está querendo visibilidade, blogueiro querendo sair do anonimato…
Muito parecido com as chefas de Seitas. Tô fora não dou mais IBOPE pra esse tipo de gente. Chega! Tenho amigos em comum com ELE e tenho um amigo que vai me dar todas as “pistas” com relação a ELE. BEIJOS
“tenho um amigo que vai me dar todas as “pistas” com relação a ELE.”
Ai, que medo!!
Quem é esse seu amigo?
O General Etchegoyen??
Romulus, desfiz a amizade com VC, pois não QUERO como meu contato quem fica detonando o PT e faz críticas a Lula/Dilma e outras Lideranças do PT. Desculpa é um direito meu…
Romulus Maya Melhor ter feito isso mesmo. Com uma capacidade tão restrita de ver o mundo, de fato você não aproveitaria NADA do que escrevo!
Boa sorte!
Mas não vou rir de você, não.
Vou ficar é triste por ser tão bitolada!
Giuditta Ribeiro Da minha parte, Maria
Maura Bezerra Vilar II, sempre segui romulus, tenho ele até como administrador de minha página, porém não posso concordar com está sua mudança de posicionamento, e serei sempre crítica à ele não como pessoa porém neste momento como bloguer , pois ainda creio que ele possa refletir, e voltar a desenvolver um bom trabalho, usando a sua própria consciência, para poder crescer de forma correta, porém caro romulus, este texto é uma imensa decepção.
(…) este texto que me parece surreal, que seja esplanada por você
Romulus Maya, visto que sempre te acompanhei, vejo uma mudança de rota drástica, não posso admitir, e ir contra pelo que luto dentro de minhas possibilidades de atuar, que se venha colocar em discussão, pauta, a meta de avanço para 2018.
Por esta razão, serei pedra no caminho, pois pedimos a união de forças, porque desagregar. Sinto muito Romulus, não consigo nem acreditar que este texto expressa realmente o que você pensa, que pena.
Cara Giuditta,
Você sabe que o carinho e o respeito são recíprocos. Agradeço, inclusive, o seu apoio na divulgação de meus textos na sua página. Note que respeito o seu direito de divergir. Tanto é assim que a sua réplica ao artigo e as críticas das demais comentaristas daqui serão replicadas lá, no próprio artigo.
Cada um que faça o seu juízo.
Gostaria, apenas, que o mesmo respeito à divergência fosse estendido a mim.
Felizmente, a maioria o fez.
Os comentários que vejo (SÓ!) aqui são francamente minoritários.
Recebi uns 4 ou 5 comentários no Whats dando conta de que há pessoas que estão alinhadas com alguns políticos especificamente e criado umas tentativas de antipatias e eu minimizei. Mas vou fazer só um comentário aqui: já imaginaram se eu pedir reconhecimento, seja de que forma for, por tudo o que publico de todos, como por exemplo, o que já publiquei no meu mural de Romulus?
Gente, estou nessa gratuitamente, por cidadania e ideologia e talvez seja por isso que sem querer tive um alcance nunca imaginado e recebi a confiança de centenas de pessoas que assinam comigo trabalhos que ficarão por dezenas de anos registrados. Nossa, fiquei perplexa, triste. O que acontece mesmo com pessoas que se aproximam da gente?
Pimenta e Damous nunca me pediram nada, nem Dilma e Lula. Nunca me pediram pra divulgá-los, o que faço é por consciência. Assim como nunca solicito que divulguem minhas publicações pessoais. Há muita reclamação de que somos usados para divulgar nomes etc, eu não me deixo usar, eu publico sem cerimônias todos que me despertam confiança e conteúdo sério que agrega e a esses desejo todo o sucesso com seus propósitos, ainda mais se nos ajudam na nossa luta.
Vocês já viram ALGUM anúncio no meu blog??
Não ganho nada!
(que não seja a consciência tranquila de ter feito a minha parte)
Caí nessa de paraquedas, tentando fazer o que podia, daqui da Suíça, contra o golpe.
No dia da condução coercitiva do Lula não dormi. Fiquei louco pensando como “EU” poderia salva-lo. Obsessivamente.
Entrei em contato com o Nassif, porque, na madrugada!, havia traçado uma estratégia de proteção ao (nosso eterno Presidente) Lula, tomando partido do meu conhecimento do Direito.
Nassif, apreciando a qualidade dos meus comentários, sugeriu que eu abrisse um Blog no GGN, o que fiz na sequência.
Inesperadamente para mim, a iniciativa teve muito sucesso e os artigos lá publicados tiveram enorme repercussão.
Por não ter, mais tarde, tanto espaço para minhas publicações lá no GGN achei por bem abrir o meu próprio Blog, no Blogger (Google).
Faz exatamente 1 ano isso.
De novo: sem nenhum anúncio lá, sem ganhar nada.
Quer dizer…
Ganhei MUITOS AMIGOS!
De luta!
Para a vida!
Um tesouro!!
*
Mas perdi também: horas de sono, de cuidado comigo mesmo e com a minha família, que foi extremamente negligenciada nos últimos 2 anos, já que sou (sempre fui) viciado em trabalho.
Desenvolvi uma gastrite nervosa por conta do que ocorre no Brasil desde o final de 2014.
Tomo 4 (!) comprimidos de Omeprazol por dia.
Pergunte a um gastroenterologista o que é isso…
*
PS: tenha a mente mais aberta, minha cara. Saia da defensiva com quem não tem razão de agir assim. Falo isso tudo apenas querendo ajudar.
De novo: tenha a humildade de admitir a divergência.
E até de reconhecer que a sua opinião é minoritária! Não há mal nenhum nisso. Quem sabe vocês estejam certas e eu errado? O importante é o debate. Que cada um possa construir as suas opiniões a partir desta discussão.
QUEM TEM MEDO DE DEBATE?
EU NÃO!
Cleusa Slaviero O que foi isso de criticar os assuntos que Damous comentou na entrevista?
Todos que assistiram a entrevista e comentaram, ficaram perplexos com a Lava Jato, entenderam muito bem o que se passa e o que mais pode ser esclarecido, a entrevista cumpriu sim com o propósito. Aí vem uma postagem antipática e arrogante, achei mesmo tenso. Mas, a água do rio segue o curso, vou no ritmo.
Romulus Maya veja o artigo de novo, com a atualização no final. Não critiquei O ASSUNTO…
Critiquei alguns pontos da forma como foi apresentado!
Poxa, como criticar o assunto, meu Deus??
Para ajudar a bombar a audiência, fizemos –
Wellington Calasans e eu um esquenta antes do programa!
Calasans estava com visita em casa para o jantar! Sumiu por 45 min, trancado num canto, somente para poder fazer aquela live!
Critico porque quero ajudar.
Calar-se sobre pontos que PODEM SER MELHORADOS ~é~ ATRAPALHAR!
Veja os comentários que printei (do Twitter e do Whatsapp) e coloquei lá no artigo como atualização.
A percepção de vocês – que respeito – é francamente MINORITÁRIA.
Todos que comentaram ali são – também – eleitores de Lula e do PT, ora!
Todos querem ajudar.
Desculpem-me mas vocês NÃO tem o monopólio de o que significa “ajudar” com essa linha “Ricuperiana” – “o que é bom a gente mostra e o que não é a gente coloca debaixo do tapete”!
Gente, nunca receberam um feedback negativo no trabalho?
Visando pontos que PODEM SER MELHORADOS?
Não fiquem (sempre!) na defensiva!
“Quem avisa amigo é”??
*
Veja que, no artigo, apontei a percepção de arrogância de certos membros do PT (alguns políticos e assessorias) diante de contribuições alheias.
Uma incapacidade de assimilar feedback negativo só reforçaria essa ideia!
Espero, DE TODO CORAÇÃO, que os alvos da crítica sejam mais abertos e humildes que isso!
Cleusa Slaviero Todos que assistiram a entrevista e comentaram, ficaram perplexos com a Lava Jato, entenderam muito bem o que se passa e o que mais pode ser esclarecido, a entrevista cumpriu sim com o propósito. Aí vem uma postagem antipática e arrogante, achei mesmo tenso. Mas, a água do rio segue o curso, vou no ritmo.
Falei muito bem do Romulus, apresentando ele inbox e no Whats para pessoas e lideranças que observam e dão a maior força, eu dizia que era cheio de energia e queria crescer, tinha potencial dentro do estilo diferente. Mas eu sou pelo PT, por Dilma e Lula, pela união da esquerda em geral e ainda a favor de trazer forças do centro, indecisos da direita, somar, aumentar a agremiação, e achei as críticas completamente desconexas.
Romulus Maya interessante você dizer isso. Sabe quem discorda de você??
O próprio Wadih e o próprio Miguel do Rosário, que fizeram a entrevista!
Eles – olha só! – são mais humildes que a “fan base”, ao que parece.
Nas suas respectivas transmissões, no dia seguinte, AMBOS reconheceram alguns equívocos no formato da véspera.
E fizeram-no diante da saraivada de críticas de quem a assistia, na seção de comentários do Facebook e do Youtube.
A maioria delas imbecis, registre-se, como fiz questão de mostrar no meu Blog. Partida de “indolentes intelectuais”, acostumados a (só!) consumir “análises” (?) políticas de…
– … 140 caracteres!
“Toda” ela cabendo num simples tuíte!
Ou, mais sumário ainda, num MEME…
Ou num GIF (!!)
*
Veja o post mais tarde.
Estou subindo os comentários de vocês.
De novo: não só “admito” como APRECIO a divergência!
Além disso, não tenho medo do debate. Inclusive no meu próprio Blog. Minha ideia lá é – e sempre foi – convidar o leitor a pensar. E não entregar uma “verdade” (!), pronta e acabada.
Para ser… ASSIMILADA.
Acusam-me de arrogância, mas é justamente o contrário: quero sempre conhecer – e apreciar – a divergência.
Sim: EU tenho, sim, opinião!
E, sim: eu a valorizo!
Tenho boa autoestima, uai!
Não vejo o fato de alguém ter um bom conceito de si mesma – e do seu pensamento – como defeito.
Falsa modéstia – apenas retórica, protocolar… – definitivamente não é a minha. Detesto insinceridade.
O problema é, justamente, dar um passo além e se achar o dono da verdade.
Pois é justamente essa a percepção com que ficam alguns interlocutores de certos políticos petistas (E ASSESSORIAS!) – conforme relatos que ouço!
Percepções que estão lá – a se sedimentarem!
(ou não!!)
Como disse no artigo, passam a impressão (!) de verem a si como detentores de um “direito divino”/ “destino manifesto”!
Portam-se como “credores de dívida” dos demais!
De novo: se verdadeiro ou não, pouco importa!
Num feedback (como o presente!), impressão “é” verdade.
Ao menos para o emissor do feedback!
Não??
Caso converse com um profissional de recursos humanos, certamente ouvirá dele que, quando se recebe um feedback negativo, não se deve (i) nem tentar rebater, (ii) nem, em reconhecendo a falha relatada pelo emissor, tentar apresentar “justificativas”/ “atenuantes” para aquele “lapso”.
– A resposta a um feedback negativo é singelíssima:
(1) Agradece-se, de qualquer forma, pelo feedback. Quem fez a crítica – se construtiva – quis contribuir.
(i) Esforçou-se para analisar o objeto de sua crítica;
(ii) Perdeu tempo na observação e na emissão do feedback ao criticado; e
(iii) Principalmente!, arriscou-se a ferir a suscetibilidade do criticado, caso esse não saiba lidar bem com críticas. Ainda que construtivas! Assim, submeteu-se ao risco de desagradar e, dessa maneira, de prejudicar o próprio relacionamento!
É pouca coisa??
Finalmente…
No passo seguinte…
(2) Assimila-se a crítica…
– … ou não!
– Simples assim!
O criticado, caso concorde com a crítica recebida, poderá se esforçar para ajustar sua conduta, no sentido de atender à mesma.
Caso discorde, poderá (simplesmente…) ignorá-la!
É um direito que lhe assiste!
*
Mas…
O QUE NÃO PODERÁ NEGAR É A IMPRESSÃO QUE DEIXOU NO EMISSOR DO FEEDBACK!
Como disse, em relações interpessoais, pela própria natureza, SUBJETIVAS, impressão “é igual a” realidade!
Capiche??
*
Aliás…
Como disse aí em cima…
Diferentemente da “fan base”…
“Aviltada”…
O (grande!) Deputado Wadih Damous e o (grande!) Miguel do Rosário são mais abertos a críticas, ora!
Observem a humildade – e a mente aberta – de ambos…
E aprendam!
Wadih e Miguel…
– A partir do min. 5:00!
– A partir do min. 3:00!
*
De qualquer forma, colocarei no artigo o posicionamento de vocês.
Como disse, respeito – e aprecio! – a pluralidade de opiniões.
Mas a minha é a minha.
E se a dou, criticando, é porque quero, sim, ajudar.
Não imponho a minha visão sobre a melhor maneira de ajudar a outras pessoas e, da mesma forma, não admitirei imposição semelhante a mim.
Ponto final.
Facebook Comments