Golpe entrega satélites brasileiros ao Império: “Cafezinho no WC”

Privatização do satélite é na verdade a consequência da privatização da Telebrás, que é a estatal que a Dilma resgatou pra implantar a banda larga na Eletrobrás e Petrobras, além de fornecer a internet banda larga via satélite pros lugares de mais difícil acesso, como as plataformas do pré-sal, por exemplo.

Só que a historia do satélite não é tão simples porque 70% do satélite está na mão da Telebrás e os outros 30% pertence aos militares. Imbróglio. No Brasil a internet atinge em média cerca de 54% dos domicílios no total. Sendo que 59% dos domicílios da zona urbana e só 26% na rural. Se for ver por faixa de renda, até 1 sm, 29% e mais de 10sm, 99%. Ou seja, a internet é um artigo de luxo. Pressupõe outros equipamentos como computador e modem ou cabo. E quem tem computador em casa corresponde a 26% dos domicílios.

Com a Telebrás a Dilma estava querendo suprir o vazio da falta de fornecimento pelos provedores privados. Que assumiram a telefonia fixa. A internet por cabo precisa da mesma infra que o telefone fixo e a eletricidade. E por isso é caro e pouco lucrativo levar essa infra pra lugar q não tem muita gente. Cada fibra ótica pode atender cerca de 148 domicílios com um fluxo bom. Um cabo tem varias fibras e da pra atender bastante gente. Só que tem q pagar pra passar no meio da Amazônia por exemplo ou levar os cabos submarinos até as plataformas de petróleo. O satélite é uma opção. Mas o serviço mais garantido é a fibra mesmo.

A privatização dos serviços de telefonia representou a farra pra empresas privadas. Primeiro porque a infraestrutura foi deixada de lado. Os bens imóveis não integraram o leilão de privatização. Porque “teoricamente” esses bens teriam que ser devolvidos pra União após 25 anos. Acontece que a ANATEL fez vista grossa e as empresas de telecom venderam os bens q não pertenciam a elas. Ninguém sabe pra onde foi o dinheiro. O gato comeu?

Isso porque as empresas não investiram na telefonia fixa. Cerca de 29% dos domicílios tem telefone fixo contra 93% de telefone celular. No Brasil ocorre o mesmo fenômeno que na África, em q ao invés de expandir a rede de telefone fixo, o celular tomou o lugar. O fluxo da 3G e da 4G não é o mesmo que o da fibra. E agora o governo quer perdoar a dívida das teles, bem como a venda dos bens reversíveis, públicos (que não eram delas… estavam “alugados” a eles!).

No ano de 2015 as empresas arrecadaram 234bi de receita e o reinvestimento foi de 14%. Sendo que a maior carga tributaria é o ICMS, que é o imposto dos Estados. Comparando com outros países, a conta de internet e de telefone celular está em 89o lugar. Quer dizer que tem 88 países com uma taxa mais barata que o Brasil.

O governo da China, Canada, EUA, Argentina e Austrália por exemplo investiram dinheiro público na banda larga, porque cada 10% a mais de acesso corresponde ao aumento de 1 ponto percentual no PIB. O privado não quer saber de investir
Curiosidade: aparelho de TV está presente em 98% dos domicílios. Dá pra entender por que a Globo tem o poder que tem. Sabendo que desde 1962 o Jango tentou aprovar uma lei q previa a punição para a divulgação de noticias falsas. O código brasileiro de telecomunicações foi vetado pelo Congresso, composto por Parlamentares do tipo Carlos Lacerda e Antonio Carlos Magalhaes. Desde aquela época existia a tentativa de lutar contra as concessões de TV pra parlamentares. Hoje, 40% dos congressistas tem um canal de TV/rádio local.



*   *   *

– Siga no Facebook:
– E no Twitter:

Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como “uma esquerdista que sabe fazer conta”. Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya