Imunidade para Todos: Em defesa dos Nossos Lares

Publicado no site: CrimethInc.

No século 21, o sentimento de se sentir em casa tornou-se uma experiência cada vez mais precária e temporária.

Alguns dormem em trens ou nas ruas; quem mora dentro de paredes de papelão também pode ver esse pequeno conforto arrancado pela polícia a qualquer momento.

Outros alugam casas pré-fabricadas de madeira e gesso cartonado, onde a sensação de estar em casa é interrompida por boletos mensais que nos lembram que estamos pagando apenas para ficar na propriedade de outra pessoa; o aluguel do mês seguinte começa a pesar assim que o recém pago se vai.

Em um sentido mais amplo, todos os seres vivos deste planeta compartilhamos a sensação de perder nosso lar quando o capitalismo industrial o torna progressivamente inabitável.

Um bilhão de animais mortos se espalhou por toda a Austrália enquanto a fumaça escurecia o céu acima deles, manchas de óleo preto flutuando na água, uma ilha de plástico no oceano: essas cenas catastróficas cada vez mais frequentes e intensas mostram que, em breve, a Terra não poderá mais nos oferecer um lugar para chamar de “lar”.

 

A pandemia de COVID-19 é uma dessas catástrofes. No entanto, isso nos fez entender a importância do lar.

Lavar as mãos repetidamente e reprimir continuamente o desejo de tocar nossos rostos traz a atenção de volta aos nossos corpos. A limpeza das superfícies e maçanetas das portas nos lembra todas as maneiras pelas quais nossa presença física se sobrepõe inevitavelmente à presença de outras pessoas.

Nossa incapacidade de conter a proliferação de pequenas informações – 30 kilobases de RNA dentro de um envelope viral – enfatiza o fato de que a questão genética sempre foi um tipo de bem da comunidade.

Nossos corpos são ecos de uma ancestralidade comum; eles nos mantêm ligados à Terra. Essa é a base sobre a qual devemos construir uma nova percepção do lar.

A casa é uma estrutura que promove a vida, um local de conforto e privacidade, um local onde não precisamos trabalhar.

Nossas casas nos oferecem imunidade das várias forças que atuam sobre nós. Diante de uma pandemia, quando “nos abrigamos em um só lugar” para não espalhar o vírus, as maiores ameaças à nossa imunidade são as forças que tentam nos roubar nossas casas.

Com uma taxa de desemprego incrível provavelmente de 20% devido à pandemia, temos que lidar com as relações de propriedade que sujeitam nossas casas à pressão de arrendamentos e hipotecas.

 

Nossa primeira linha de defesa é tornar-se imune a proprietários e construtores que esperam um retorno completo de seus investimentos, mesmo quando a economia está em colapso.

Precisamos de imunidade dos cobradores de dívidas, dos tribunais que emitem notificações de despejo, da polícia que os executa.

Precisamos de imunidade para pacientes que tiveram que pagar uma fortuna por atendimento médico de emergência para o COVID-19.

Precisamos de imunidade para pessoas presas, imigrantes e requerentes de asilo de todo o mundo que estejam condenados a doenças e provável morte enquanto estiverem presos em gaiolas que nunca serão lares.

Precisamos de imunidade para todos.

Em abril, várias pessoas se recusarão a pagar o aluguel e, com esse único gesto, darão um novo significado ao termo “imunidade de rebanho”.

Os vírus sempre tiveram um papel evolutivo como vetores da transferência de informações entre espécies e reinos; eles são mestres na sincronização de sistemas ecológicos.

O que será possível se sincronizarmos nossas ações em uma recusa coletiva?

Vamos trabalhar juntos para defender este lugar que chamamos de casa.

link original: https://pt.crimethinc.com/2020/03/27/imunidade-para-todas-convite-a-greve-de-algueis-poster-e-chamado-para-autodefesa-coletiva-1

 

 

vídeo: Não Pague Aluguel

*

*

*

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube:
https://www.youtube.com/DuploExpresso

Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Duplo Expresso no VK: https://vk.com/id450682799

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.