João de Athayde – Andaluzia Contra a Violência Sexista

Por João de Athayde*, para o Duplo Expresso:

João de Athayde, atuando como um correspondente internacional enviesado, mostra um pouquinho do “Día de la Eliminación de la Violencia contra las Mujeres”.

“Ni una agresión más,
¡ni una muerte más!”

A manifestação registrada partiu da Praça Isabel – a Católica, na direção do Paseo del Salón, em Granada (Espanha), sendo seguida por inúmeros movimentos com livre expressão. A intenção era de que não houvesse identificação com partidos políticos em meio às organizações civis…

O ato não estava restrito a esta cidade, mas faz parte de um conjunto de manifestações contra a violência sexista. Esta foi convocada pela Plataforma Cordobesa Contra la Violencia a las Mujeres. Ela registra em sua página uma relação destas vítimas de gênero desde 1999, apresentando data, nome, idade, local, agressor e seu grau de parentesco.

 


* João de Athayde é antropólogo carioca residente na França (Aix en Provence). É doutor na Universidade de Aix-Marselha, França, vinculado ao IMAF (Institut des Mondes Africains/ Instituto dos Mundos Africanos) com pesquisa sobre as heranças culturais ligadas ao tráfico de escravos no contexto do Atlântico Negro, em especial sobre identidade, religião e festa popular entre os Agudàs, descendentes dos escravos retornados do Brasil ao Benim e Togo, numa perspectiva comparativa entre a África e o Nordeste Brasileiro.

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.