SamaathayDE – Driblando a democracia

Da Redação do Duplo Expresso

Eis três recortes em vídeo das participações da dobradinha Sama* + João de Athayde** no Duplo Expresso épico da sexta-feira 02 de novembro de 2018. A dupla começou debatendo sobre o documentário “Fake America Great Again” (Driblando a democracia), mas depois seguiu discutindo as consequências do uso de metadados e nossas informações para quem deseja manipular a forma como vemos a realidade. Quando o lado mais conservador do mundo adota a arte e o humor como parte deste assalto cultural, o que poderemos oferecer como contraponto?

Recorte 1: Breve reflexão sobre o Duplo Expresso e a elaboração do conhecimento, por João de Athayde

 

Recorte 2: Características da narrativa estadunidense, por Sama.

 

Recorte 3: A Hegemonia cultural e as novas estratégias da ultra-direita, por João de Athayde.

 

• • • • •

*Sama é um ativista político e “ghost artist” multiplataforma vivendo entre o ar e o noir de um Portugal com as areias do Rio de Janeiro.

**João de Athayde é antropólogo carioca residente na França (Aix en Provence). É ligado ao IMAF (Institut des Mondes Africains/ Instituto dos Mundos Africanos), na Universidade de Aix-Marselha, França. Realiza doutorado sobre as heranças culturais ligadas ao tráfico de escravos no contexto do Atlântico Negro, em especial sobre identidade, religião e festa popular entre os Agudàs, descendentes dos escravos retornados do Brasil ao Benim e Togo, numa perspectiva comparativa entre a África e o Nordeste Brasileiro.

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.