Warning: getimagesize(/home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/sites/default/files/admin/ministros_de_torga.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/wp-content/plugins/wonderm00ns-simple-facebook-open-graph-tags/public/class-webdados-fb-open-graph-public.php on line 1142

Juízes Criminais e Resistência Democrática, por Alex Pontes

Se ficou clara nesta crise a desfuncionalidade do Executivo e do Legislativo, tampouco funcionaram como “última trincheira da cidadania” o STF e o MPF

Reproduzo post de Alex Pontes aqui no GGN:

*******

Juízes criminais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro denunciam estado de exceção em curso e o recente viés autoritário e fascista do Supremo Tribunal Federal.

A partir de 1 hora o Juiz André Nicolitt critica a decisão do STF sobre a execução provisória da pena e os vazamentos ilegais de Sérgio Moro.

Mesa de debates na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, 17/03/2016.

*******

Nota minha:

Por isso tenho dito que a Presidente Dilma Rousseff tem a obrigação de trazer STF e PGR do éter para o baile enlameado do impeachment.

Se as demais instituições (re)nascidas em 1988 estão em xeque, as outras pontas rotas do sistema não podem passar batido.

Nem que seja para o crivo da História e para quando se for repensar o sistema. Pois se ficou clara nesta crise a desfuncionalidade do Executivo e do Legislativo, tampouco funcionaram como “última trincheira da cidadania” (Marco Aurélio Mello) o STF e a PGR/MPF.

Estamos muito mal servidos – de instituições e de ocupantes.

Sobre essa problemática, ler: Reflexão sobre a coletiva de Dilma: o “Novo” enterrará o “Velho”?

Do qual extraio:

(…)

Pensando institucionalmente eu digo:

– Dilma tem de ir até o fim nessa perspectiva. Tem que deixar o rei nu.

– Tem que trazer a PGR e o STF – Instituições de 88 que só assistem de camarote a degradação total da política- para o ringue.

– Se é para rasgar o Sistema de 1988, que se mostre pelo menos que TODO o sistema está podre.

– E, logo, que precisamos de algo NOVO, ou um grande remendo que reestabeleça o equilíbrio que existia quando a Constituição foi concebida.

– O PIOR DESDOBRAMENTO que pode ocorrer é preservar a FALSA APARÊNCIA DE LEGALIDADE.

– Veja-se o mal que o formalismo e as falsas aparências nos legaram.

Especificamente neste episódio:

– Servem de biombo para as maiores infâmias da Nova República:

(1) Cunha presidente da Câmara;

(2) um PGR brincando de feiticeiro e de arquiteto – desastrado – da política nacional;

(3) um STF que de Supremo só guarda o nome;

(4) um vice-Presidente desleal que HÁ UM ANO, agora se sabe, conspira contra e sabota as ações da titular; e

(5) o ápice da degradação: a entrega em votação na “Casa do Povo” do orçamento do Estado a uma unanimemente reconhecida CLEPTOCRACIA.

– Pois ESSA “legalidade”, ESSE “comedimento das instituições” negando respostas contundentes, queremos fora do cenário ao pensar o futuro.

– O sacrifício eventual de Dilma só terá valido a pena se ele fizer todos que chegam agora à idade de entrar na arena política, todos do “Novo” que se contrapõem a esse “Velho” carcomido, gritarem em jogral:

– O REI ESTÁ NU!

E depois:

– CORTEM-LHE A CABECA!

E finalmente:

– QUE VENHA A REPÚBLICA!

Eu confio no “Novo”. Creio que Dilma também, senão não teria ido para o sacrifício de novo. Que seu entorno não a convença a ir pelo caminho fácil.

E é isso mesmo: por “entorno” refiro-me a figuras como José Eduardo Cardozo e Aloízio Mercadante, entre outros. Cardozo, que durante toda a entrevista coletiva de domingo se esforçou para repetir várias e várias “QUANDO entrarmos no STF”, já NOS MINUTOS FINAIS deixa escapar – para choque dos meus ouvido mui atentos – um “SE entrarmos no STF”!

Que o mal que esses “assessores” fizeram a ela e ao país tenha fim finalmente. Que não lhes seja dado – almas menores – anular a missão de uma grande mulher no ponto mais alto (e mais baixo) de sua biografia.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya