Warning: getimagesize(/home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/sites/default/files/u28333/fotorcreatedhooligans2.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/wp-content/plugins/wonderm00ns-simple-facebook-open-graph-tags/public/class-webdados-fb-open-graph-public.php on line 1142

Warning: getimagesize(/home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/sites/default/files/u28333/hqdefault.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/wp-content/plugins/wonderm00ns-simple-facebook-open-graph-tags/public/class-webdados-fb-open-graph-public.php on line 1142

A desforra do derrotado, por Ricardo Terto

Por Romulus

Leitura obrigatória neste pós-golpe, ou “pós-democracia” (Wanderley G. dos Santos).

Especialmente para as militâncias legalista, democrática e de esquerda.

Trata-se de uma crônica postada no Facebook sobre as posturas hoje das três bases sociais relevantes na novela do golpe:

(1) a resistência legalista/ de esquerda;

(2) o centro volátil menos politizado, que se move de acordo com as ondas da “opinião pública”; e

(3) a mui pragmática direita golpista.

É a crônica de um futuro anunciado, mas ainda não plenamente realizado.

A dinâmica de torcida de futebol, como nessa “desforra do derrotado”, certamente contribui para a sua realização.

R.I.P. hashtag #trouxinha?

Mais uma dica do Ciro d’Araújo.

* * *

Do Facebook de Ricardo Terto:

Eis que inauguramos um novo segmento na dialética política contemporânea. É a

DESFORRA DO DERROTADO.

Ah eles lá! A Galera da Desforra já vem surgindo cada um vestindo uma camiseta:

“Me fodi. MAS EU JÁ SABIA!”

Uma mulher é convidada pelo chefe para uma reuniãozinha particular no estoque. Recusa. Ele diz que é uma chupadinha pela família. Ela o ameaça com o grampeador. Tome Justa Causa. Quero meus direitos, ela diz. Cabou a mamata, diz ele. Surge a Galera da Desforra aponta pra mulher e fala:

– BEM FEITOO, A GENTE TENTOU AVISAAR

desce oclinhos escuro na cara deles e

TURN

DOWN

FOR

WHAT

Professora de Ciências tem um infarto ao saber que terá que dizer que o homem veio de Adão e Eva na escola. Tentam levá-la pro pronto-socorro mas não existe mais convênio de servidor. Tentam levar pro SUS mas lembram que isso não existe mais. Seu enfermeiro pelo amor de Cristo ela tá morrendo, clama alguém. Sinto muito mas o médico disse que ele não vai pagar o pato. Surge a Galera da Desforra aponta pra professora agonizante e fala:

– TOMAAA A GENTE FALOU QUE ISSO IA ACONTECER.

desce oclinhos escuro na cara deles e

TURN

DOWN

FOR

WHAT

Seu José auxiliar de serviços gerais setenta anos de vida é chamado na sala do gerente Luís Maurício. Aposentadoria só daqui a vinte e cinco anos ainda, mas eu te chamei aqui pra te contar que agora a gente vai acrescentar duas horinhas de trabalho no seu dia, e se você acha ruim pode pegar aquele esfregão e empalar a si mesmo com uma solução de sabão em pó e aguá sanitária. Mais tarde, depois do jornal nacional, Seu José está em cima da cadeira com o cinto no pescoço. Surge a Galera da Desforra aponta pro velho e fala:

– E AGORA JOSÉÉÉÉ, A GENTE FALOU FALOU E NADAAAA

desce oclinhos escuro na cara eles e

TURN

DOWN

FOR

WHAT

Carlinhos vai no Extra 24h comprar 6 latas de cerveja pra assistir o coringão na tv. Segurança cola na dele com um radinho na mão. Carlinhos fica irritado e vai mudando de corredor. Segurança cheira no cangote. Que porra é essa tá me seguindo? Não levanta a voz pra mim muleque, e tome cabeçada. Carlinhos com o nariz sangrando diz que é racismo e chama a polícia. Chega os cana já dando voz de prisão pro próprio Carlinhos que, calma ai eu que chamei vocês sofri racismo e apanhei. Ah neguinho vai nos direitos humanos que não existe mais que a gente tem mais o que fazer (N.A. ver o coringão) ô seu preto safado! Surge a Galera da Desforra aponta pro Carlinhos sangrando e fala:

– VIUU COMO É BOOM NÃO OUVIR A GENTEEE

– Caraio véi e nos boy ceis num cola?

– hmmm. OK!

mesmo assim desce oclinhos escuro na cara deles e

TURN

DOWN

FOR

WHAT

Luís Maurício em sua Land Rover faz uma conversão típica de babaca e passa na poça de água de propósito molhando 15 operadores de telemarketing da Vivo que aguardavam no ponto de ônibus. No semáforo surge a Galera da Desforra e fala:

– TROCOU DE CARRO NÉ, SABIA QUE VOCÊ IA GANHAR MAIS DINHEIRO MEUS PARABÉNS

– Obrigado.

– CABOU MINC TERCEIRIZARO TUDO SEU GOLPISTA COMEU GOLPITOS SABOR BACON HJ JÁ?

– Não estou com fome, obrigado.

– SEM EMPREGO E CULTURA A CRIMINALIDADE VAI AUMENTAR E AI SEU CARRÃO JÁ ERA

– Uhum. Mas eu compro outro qualquer coisa.

– LIXO VERME FACISTA CBF CAGADOR DE CAVIAR DA FIESP

– Ai gente, chega de gritar vocês qualquer coisa é noooossa. Dá licença que estão atrapalhando meu Jorce Vercilo.

E arranca tranquilão ouvindo nada vai me fazer desistir do amor.

A Galera da Desforra volta pro ponto do ônibus onde ainda não passou o Pedrão e aponta pros operadores de telemarketing da Vivo molhados humilhados e sem vontade de existir e fala:

– Calma gente, nós já vamos salvar vocês. Mas antes gostaríamos de deixar bem claro que A GENTE AVISOOOOOOOOOOU PORRAAAAA.

desce oclinhos escuro na cara deles e

TURN

DOWN

FOR

WHAT.

(Em algum lugar o corpo de Seu José balança sem arrependimentos)

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya