Warning: getimagesize(/home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/sites/default/files/u28333/fotorcreated_12_7.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/wp-content/plugins/wonderm00ns-simple-facebook-open-graph-tags/public/class-webdados-fb-open-graph-public.php on line 1142

Cu – ri – (de) – ti – , – bah! : Elliot “Mess” e os (miquinhos) Intocáveis, por Romulus


por Romulus

Já leram “Delegado da Lava Jato afirma que vazamento é crime”, do Nassif?

Visando a contribuir para o desenvolvimento desse novo Direito brasileiro – pós-moderno, pós-democrático, pós-constitucional, pós-lógica, pós-vergonha na cara, pós… (preencha você) – penso em criar um blog, aqui na Suíça, para hospedar posts neo-criminosos, com esses tais “crimes”, tipificados apenas na “República de Curitiba”.

Assim, poderia ser desenvolvida doutrina sobre a vertente internacional desses neo-crimes, enfocando cooperação judiciária, homologação e execução de carta rogatória, sentença, etc.

O conteúdo do blog?

Tudo o que se tenta censurar pela via judicial nesse Brasil pós-democrático, pós-constitucional, pós…

Ainda tenho dúvidas sobre um nome para o blog.

Até agora os três concorrentes mais bem posicionados são:

– Pesadelo de Kafka;

– Elliot Mess e os (miquinhos) Intocáveis;

– Todo Curi – (de) – ti – , – bah!

Teriam outras sugestões?

Como aqui ainda existe democracia, poderíamos organizar até uma votação para a escolha final.

Outro objetivo da iniciativa, secundário, é trazer um pouco da alegria brasileira para esta terra aqui. Tão séria, tão sisuda…

Ficaríamos, dessa forma, na expectativa da chegada da primeira carta rogatória vinda lá de Curitiba, visando a censurar o novo blog – oportunidade na qual poderia fazer uma selfie para ilustrá-lo, com o juiz suíço ao fundo feliz da vida, às gargalhadas.

* * *

Aliás, isso me lembra de algo que relatei no post “Latim gasto em vão: STF goste ou não, golpe está tatuado na testa de seus Ministros”. Uma ilustração da distância entre uma terra com e outra sem lei, que chega a ser engraçada e triste ao mesmo tempo.

Trata-se de um relato (involuntariamente) anedótico do correspondente do Estadão aqui na Suíça, Jamil Chade, de 18 de março último. Traduz bem o abismo entre a institucionalidade do Brasil atual e a da Suíça.

Conta Chade:

Explicando o Inexplicável

Acabo de ter uma conversa com um político suíço que, sem entender nada do que ocorria, me ligou para “tirar umas dúvidas” sobre o que ele tem lido no noticiário sobre o Brasil.

Conforme ele foi falando, anotei as perguntas que me fazia:

– A presidente foi pega mesmo num grampo?

– Mas ela usa telefone normal depois de toda história da NSA?

– Lula é ou não ministro? E vai fazer o que?

– Cunha, com contas bloqueadas aqui na Suíça, é ainda o presidente “do Parlamento”?

– Maluf, condenado na França e que por anos foi investigado aqui na Suíça, vai mesmo julgar o impeachment de Dilma?

– As acusações aos membros da oposição são investigadas mesmo?

Quando terminei de falar, ele respirou e disse: “odeio dizer isso, mas isso faz uma república de bananas parecer um local com estado de direito quase perfeito (em comparação ao que vive o Brasil)”.

Pois é, Jamil Chade… vivo o mesmo drama / comédia.

* * *

(i) Acompanhe-me no Facebook:


Maya Vermelha, a Chihuahua socialista

(perfil da minha brava e fiel escudeirinha)

*

(ii) No Twitter:


@rommulus_

*

(iii) E, claro, aqui no GGN: Blog de Romulus

*

Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como “uma esquerdista que sabe fazer conta”. Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya