Extrema-direita: quando pichar o “espantalho” e ficar “ultrajado” não funciona mais

../../Desktop/FotorCreated22.jpg

Extrema-direita: quando pichar o “espantalho” e ficar “ultrajado” não funciona mais

Por Romulus
– O passeio que uma extrema-direita articulada e sofisticada dá em intelectuais, escritores e artistas “sérios”, no programa televisivo por excelência da “galera que lê”, cool, branché… gente “progressista”, “descolada”, “antenada”, “bacana”, “prafrentex” … … …
– Quando a postura ~ultrajada~ – daqueles que sequer se engajam em uma discussão ~de fundo~ com “o capeta” porque… “trata-se ~claramente~ do… capeta, ora!” – não funciona mais.
– Isso porque é sim “claramente (!!) o capeta”… mas para ~quem~?

*
Lembram quando falei no outro dia sobre o perigo, muito maior, de ter pessoas articuladas e sofisticadas ocupando o nicho político da extrema-direita – em vez de um tosco, “folclórico”, como Bolsonaro?
Pois então…
Ontem:

../../Desktop/Screen%20Shot%202017-03-19%20at%2012.23.19.png

Aqui a 1h do programa “On n’est pas couché” de ontem, em que o “enarca” dá um passeio…

“On n’est pas couché”…
… justo nesse ponto de encontro de…
<<intelectuais, escritores e artistas “sérios”… o programa televisivo por excelência da “galera que lê”, cool, branché… gente “progressista”, “descolada”, “antenada”, “bacana”, “prafrentex” …
… …>>
(que ~eu~ adoro, aliás!)
E no entanto…
Bem, e, no entanto, Florian Philippot, braço direito e estrategista de Marine Le Pen, dá o tal passeio.
De notar a postura ~ultrajada~ das duas “grandes atrizes” ao seu lado.
Uma, inclusive, recusa-se a apertar a mão de Philippot. No início e no final (!).
(nunca tinha visto isso…)

*

Como disse outro dia…

<<a postura ~ultrajada~ –
daqueles que sequer se engajam em uma discussão ~de fundo~ com “o capeta” porque…
“trata-se ~claramente~ do… capeta, ora!” –
não funciona mais.
Isso porque é sim “claramente (!!) o capeta”…
mas para ~quem~?>>
*
A estratégia de “espantalhização” não funciona mais, meus caros…
– … os passarinhos estão com fome!
*

../../Desktop/Screen%20Shot%202017-03-19%20at%2012.24.23.png../../Desktop/Screen%20Shot%202017-03-19%20at%2012.24.05.png

*


Reações:




No Face:


Maria: Você tem razão. Mas não é só a questão do nível do debate que não se compara lá e aqui. Lá, o fantasma da UE dá credibilidade ao nacionalismo como ideia que unifica toda a reação de gente afetada pela crise econômica e que se sente incomodada por tudo o que representa o “politicamente correto”: favoreça a imigração e de repente você depara com um terrorista árabe em casa, não, não é racismo, você vê mulheres cobertas pelo hijab e depois se diz feminista etc. etc.

Resposta única a um malaise de origem diversificada.

Não existe nada comparável aqui. É só o terrorismo mediático e do governo em cima da crise da economia e sua solução austericida. Ou do judiciário sócio do golpe (vide a argumentação da mulher do Moro no processo do Lula por abuso de poder).

Bolsonaro é de um ridículo atroz, mesmo sendo aterrorizante, mas tem muita coisa difusa que sustenta seu discurso e, em especial, por seu efeito de massa, as igrejas evangélicas e sua representação política.

Li outro dia que “pós-verdade = mentira + preconceito”. E o que não falta aqui é racismo e machismo pra justificar feminicídio, homofobia, ataque a candomblés etc.

Faz um bom tempo que eu insisto na necessidade de encarar o diabo, saber o que ele pensa, como e por quê, e planejar um ataque simultâneo em vários fronts, desde a invenção de novas linguagens e formas de luta até ação institucional organizada, como propôs o Seminário da Giselle, ou campanhas do MEC sobre gênero e do MinC sobre intolerância religiosa, naturalmente detonadas mesmo antes do golpe (a do MEC que virou “escola sem partido”) ou logo depois do impeachment (a do MinC e da Palmares, simplesmente cancelada).

Olhar lá fora é fundamental pra contextualizar a briga global e entender suas estratégias, mas também é preciso pensar com urgência as especificidades de nossa indigência intelectual e política.

É só
mais um exemplo da vontade fascista de destruir a cultura, na riqueza de sua
diversidade. Uma campanha delicadíssima pelo respeito à liberdade religiosa dos
filhos do Brasil, inclusive os filhos do axé. Pura e simplesmente cancelada,
após o impeachment. Como não se sentir em um país ocupado, usurpado pelas
forças do ódio e do obscurantismo que comandaram um golpe de Estado?


*   *   *

Achou meu estilo “esquisito”? “Caótico”?

– Pois você não está só! Clique na imagem e chore as suas mágoas:

(http://www.romulusbr.com/2016/12/que-poa-e-essa-vol-2-metalinguagem.html)

(http://jornalggn.com.br/blog/romulus/que-p-e-essa-ora-essa-p-e-romulus-por-o-proprio)

*

(i) Acompanhe-me aqui no blog: assine aí embaixo para receber novos posts por email!

https://lh3.googleusercontent.com/J5GR6RTZJ7pt1pkG0gIEZkqS9Zh-YP0epXqEy8zXOX1yTFAFV4RPbrk0-t08q7O9Qw7eoSaGDjC0sLzVIAhmSRv7WRvhjB6GyUxfdW0l5YjXCQhlSDhyzGjtlRx7IQtH3DlI7us

*

(ii) No Facebook:

https://lh6.googleusercontent.com/7qDhkW7kt2VUdiKDI7Fb_MN6iBzhKh3WZ6JCcpDBiYwZlfGfQirNKx1CBirbVf02S02piZuC2TquQXACfNszK5U8iHFvOAKYKh73ZzA4RA9tV3smMzTDDaGZETShHSC5D6NNJuc

*

(iii) No Twitter:

https://lh5.googleusercontent.com/qdEvmS27_bnYauukZLgaQDwCoxsttlV9VlEkqxpaB4I2K3FR7wn2l3ftcP5HcuT_8FJL2eyAhfYt7gKttSTt-v-ZyjVpxrnGRwpmzcQmWwPZqlQ2UZdD67AiWb_605U9S6S69fE

*

(iv) E também no GGN, onde os posts são republicados:

https://lh5.googleusercontent.com/YHvaoddoegv9hVMP9ntNrtER6BwiamTqYUvBA6fRMAkOwiSD0kq-3SrfOIIEVWRzPfs-H8FJ6NWFqesjopT4-XaxupwOQcB-vlaYQqsyP6_0B7zQ8JIC3FsvWTsCj15DXoNj3Uc

*

Quando perguntei, uma deputada suíça se definiu em um jantar como “uma esquerdista que sabe fazer conta”. Poucas palavras que dizem bastante coisa. Adotei para mim também.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya