“Dança do Dirceu” – o diversionismo da vez: agora mascarando o aumento da gasolina



Ontem foi mais um daqueles dias de “tática diversionista”. Depois do namorado da Fátima Bernardes, foi a dancinha do Zé Dirceu, circulando freneticamente pelo whatsapp e causando reações indignadas. Mas o que passou batido? O aumento da gasolina. Foi o 5o seguido em 1 mês (os anúncios foram feitos 13 out, 17 out, 1 nov, 6 nov, 12 nov [fonte: Petrobras]). A Petrobras alega alta no barril no mercado internacional e do dólar; mas tanto os preços do petróleo quanto do dólar estão significativamente mais baixos do que em 2016, quando a gasolina era mais barata (http://www.investir-petroleo.pt/…/cotacao-barril-petroleo.h…).

O motivo está aqui: (http://www.infomoney.com.br/…/queremos-pagar-dividendos-mai…).


Claro que não é só isso. O leilão do pré-sal foi um fiasco (para nós), e a arrecadação terá que vir de outro lugar. Mas não só. Isso tem a ver com o pacote de privatizações do setor energético, de petróleo e gás. Como todos sabem, passamos neste mês à “bandeira vermelha” na conta de luz. O problema está sempre nos reservatórios e na seca, que causam o acionamento das termoelétricas.





Como se sabe, o governo está preparando o pacote de privatização da Chesf e da Eletrobras. Elas precisam então estar rapidamente mais atrativas – para os investidores. A maquiagem é esta: aumenta-se a conta.



Mas me lembrei de algo: quem causou a ruína da Petrobras e do sistema energético foi o Zé Dirceu, que está dançando na sua prisão domiciliar. É verdade que ela deu prejuízo em 2014, depois de ter dado, desde 2008, lucros de 32, 28, 35, 33, 21, 23 bilhões. E, claro, ninguém pode esquecer que entre 2014 e 2015 o preço despencou, de US$ 100,00 para US$ 40,00 o barril (https://www.nexojornal.com.br/…/Um-hist%C3%B3rico-visual-da…). Mas isso “não vem ao caso”.



O que vem ao caso é que esses sucessivos aumentos nas tarifas de energia e combustíveis curiosamente não estão tendo nenhum impacto na inflação, embora, como todos se lembram, no fim do governo Dilma a inflação estivesse descontrolada por causa, justamente, do aumento da gasolina e da energia. Todo mundo se lembra como rapidamente os preços eram repassados, a chiadeira que foi, e como o tal “mercado” começou a projetar o caos e o dólar começou a disparar, alimentando o ciclo ainda mais.



Mas agora temos esse milagre, e ninguém repassa os preços, a inflação fica lá embaixo, certo? Não sabemos. O IBGE, assim como o IPEA, teve mudanças profundas no seu quadro dirigente, uma enorme onda de aposentadorias e acusações de manipulação (não são novidade; https://www.cartacapital.com.br/…/o-ibge-esta-mudando-suas-…).



Mas isso não é problema, afinal quem loteava as estatais e os órgãos de gerência do Estado era o PT, e agora estamos livres dele. O bom é que no seu lugar foram alocados quadros dos 4 grandes grupos de sustentação do governo: os ruralistas; os policiais; os pastores; e o grupo que perdeu as eleições de 2014.  Ah, e junto com esses, é sempre bom lembrar, os moralistas e fechadores de museus.



Mas tudo bem, o que interessa mesmo é que Dirceu dançou na prisão domiciliar, enquanto todo mundo espera que ele demonstre arrependimento e passe os dias numa cama refletindo sobre todo mal que ele fez a nós (apesar dos votos proferidos no STF em relação ao mensalão indicarem não haver provas, mas “domínio do fato”; pode se ver as pérolas do julgamento da AP470 aqui, na coluna do Paulo Moreira Leite que foi publicada na Época, mas tiraram do ar, misteriosamente… [uma cópia, é, a internet não perdoa… https://www.revistaforum.com.br/…/paulo-moreira-leite-cond…/]).



Assim como eu também espero, pela lógica que se aplica, que todo mundo que foi pra rua pedir para a Dilma cair passe o dia na cama se arrependendo de ter colocado desmatador, apologista da tortura, fechador de museu e derrotado inconformado lá, em Brasília, determinando mais um reajuste da gasolina. Ah, e não custa lembrar: agora são todos homens, porque antes havia excesso de “ideologia de gênero”.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya