Rio: razões para o voto nulo (2)

Por Luiz Carlos de Oliveira e Silva

  1. Um querido amigo, que sempre demonstrou muito medo com uma pretensa escalada do fascismo entre nós, disse aqui no Facebook que já vê indícios de que a “direita limpinha” está abandonando o barco do bolsonarismo. E se disse aliviado com isto. Comentando criticamente a sua postagem, eu escrevi o que segue…
  2. Eu não sentirei este alívio por considerar que Bolsonaro está sendo – e muito provavelmente continuará a ser – a versão atual do papel que no passado recente foi desempenhado por Eduardo Cunha. Depois que Cunha realizou o trabalho sujo, ele foi eliminado do sistema como o cocô é eliminado do corpo, e tudo continuou como dantes…
  3. Cunha está em cana e o sistema que o pôs e o depôs continua operante, firme e forte. Mutatis mudantis, eu vejo Bolsonaro como um novo Cunha.
  4. Inúmeras vezes, eu disse aqui que o nosso principal inimigo não é Bolsonaro e sim a agenda de desmanche do Estado e dos direitos sociais, associada com a agenda de “fechamento legal” do sistema, agenda esta que vem unificando a plutocracia desde a promulgação da Constituinte de 1988. Este é o busílis da questão, a meu ver.
  5. Bolsonaro é o bode na sala da vez… Ele já cumpriu o seu papel (derrotar as forças progressistas nas eleições de 2018) e agora, tal como aconteceu com Cunha, o bode está prestes a ser sacrificado no altar dos interesses da plutocracia.
  6. É por isto que não sentirei alívio com a saída de cena de Bolsonaro e de seus aloprados. Eles nunca distraíram a minha atenção, por isto, eles nunca me amedrontaram… Já a agenda da plutocracia, esta sim, me enche de pavor porque ela representa o maior ataque aos nossos interesses nacionais, populares e democráticos da história republicana brasileira.
  7. Repito: a agenda da plutocracia, esta sim, me enche de pavor. Esta agenda da plutocracia tem a lógica das mineradoras: extrair ao máximo todos os recursos, deixar no lugar uma imensa cratera e ir morar em Miami.
  8. Eu tenho pavor de imaginar os meus netos e o povo brasileiro das próximas gerações tendo que se virar para sobreviver no interior de uma imensa cratera. É disto que se trata, e não das alopragens diversionistas de histéricos como Damares, Crivella, Bolsonaro et caterva… Pena que muita gente do campo progressista não compartilhe do meu pavor, ocupada que está com o secundário sem cuidar do principal.
  9. À medida que aprofunda a implantação da sua agenda de desmanche rumo à cratera, a plutocracia nos chantageia com a continuidade do bolsonarismo. Em seguida, nos aponta a “saída”: uma grande frente contra o bolsonarismo, mantida intacta a obra do desmanche. E pensar que tem gente do nosso campo que cai nessa armadilha…
  10. É por isto que eu votarei nulo amanhã: Crivella é Bolsonaro, sim, mas Paes é um representante da agenda da plutocracia tal qual descrita acima. Achar que Crivella é pior do que Paes é se render à chantagem da plutocracia, e cair na armadilha…

__________________

Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:

Canal do DE no Telegram

Grupo de discussão no Telegram

Canal Duplo Expresso no YouTube

Romulus Maya no Twitter

Duplo Expresso no Twitter

Romulus Maya no Facebook

Duplo Expresso no Facebook

Romulus Maya no Linkedin

Romulus Maya no Mastodon

Grupo da Página do DE no Facebook

Romulus Maya no Instagram

Romulus Maya no VK

Duplo Expresso no Twitch

Áudios do programa no Soundcloud

Áudios no Spotify

Áudios na Rádio Expressa

Link para doação pelo Patreon

Link para doação pela Vakinha

https://twitter.com/romulusmaya

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.