Expresso da Meia-Noite: Caderno Semanal
Por Ricardo Guerra
Caros Expressonautas,
Apresento a 27° edição do Caderno Semanal do Expresso da Meia-noite (período de 22 a 28.10 de 2020). Desejo a todos uma boa leitura.
O primeiro capítulo da série “O Doleiro”, uma parceria entre o Duplo Expresso e a Gazeta Revolucionária (a primeira Série Brasileira para as redes sociais e em 3 línguas) tomou conta das redes sociais e pode ser acessado nos seguintes links – onde você vai poder acompanhar tudo sobre a Série (https://t.me/duploexpresso/7338; youtube.com/playlist).
O Expresso da Meia-noite reforça a importância da colaboração de todos para a divulgação e participação da campanha financeira: o link para contribuição é https://vakinha.com.br/vaquinha/doleiro. “Não perca essa oportunidade de ficar imortalizado/a nos créditos da Série!”.
Outros importantes assuntos estiveram em pauta na presente semana e, dentre os debates estabelecidos no grupo do Duplo Expresso no Telegram, destacaram-se:
- O Ex-Senador Roberto Requião alertou que o Senado se prepara para dar o golpe mortal na soberania brasileira propondo a autonomia do Banco Central, entregando o País aos interesses do capital, e perguntou: “não há nenhuma decência no senado da república?”. Os Expressonautas compartilharam o indignado discurso do Ex-Senador no youtube e comentaram o entreguismo do Patrimônio Nacional por parte de personalidades políticas (inclusive do próprio campo da esquerda) e também por representantes da juristocracia (representada na fala do Ex-Senador na farsa da operação Lava jato): “estamos juntos Senador, com a sua indignação… já tem um tempo que percebemos seu compromisso com a verdade e uma consciência moral imparcial… somos expressonautas e sabemos quem são os vendidos à serviço do “Umbrella Deal”, que é operado pelo Imperialismo-Anglo-Sionista… realmente é uma patifaria a defesa, pela tal esquerda liberal, da independência do Banco Central”.
- Enquanto isso, a Rússia investe na produção de uma nova fonte de energia ecológica e segura, alimentada por combustível praticamente inesgotável e extremamente eficiente, projeto extremamente importante não apenas para a potência asiática, mas para toda a humanidade. “A energia nuclear será mais largamente utilizada… o Brasil ainda tem uma reserva de abnegados pesquisadores e estudiosos na área, mas que (por aqui) vão sendo marginalizados e inviabilizados, como o almirante Othon. Triste a nossa sina… o (des)governo entregando todo o nosso patrimônio e naturalizando a perda da capacidade industrial e o desmonte da capacidade científica e tecnológica nacional… o desemprego em alta… e eles apostando na uberização da economia”, comentaram os Expressonautas.
- Uma publicação indicou que, quando a Europa entra na chamada “segunda onda” da pandemia da covid-19, o Brasil, cujo governo desdenhou da gravidade do problema – não se preparou – e nada fez enfrentá-lo, repete os mesmos erros nesse momento. Exatamente na hora que era para ser de preparação, para conter uma eventual segunda onda em território nacional e ampliar o diagnóstico, o governo diminuiu do número de testes distribuídos pelo Ministério da Saúde. Isso que vai tornar mais difícil o acompanhamento do avanço dos casos e, consequentemente, vai diminuir a possibilidade de se tomar medidas necessárias para o controle da doença, como o rastreamento de possíveis contatos e onde seria indicado o isolamento social preventivo.
- Ainda em relação a covid-19, destacou-se que escolas, que recentemente reabriram, voltaram a fechar em decorrência do contágio (envolvendo não apenas alunos, mas também membros do corpo docente) e hospitais tiveram que suspender cirurgias eletivas, devido ao aumento no número de casos recebidos. Os Expressonautas compartilharam estudos que indicam que a covid-19 provoca prejuízos substanciais nas funções cerebrais e que a imunidade adquirida por quem contraiu a doença diminui muito rapidamente.
- Mas não há nada tão ruim que não possa piorar. O governo publicou o Decreto nº 10.530, de 26 de Outubro de 2020, que transfere do Ministério da Saúde para o Ministério da Economia determinações da política de atenção primária à saúde. “Mais uma porta para acelerar a privatização da Saúde e fechar o Caixão do SUS… só faltava esta … querem desmontar a Saúde Pública por decreto, reagiram alguns Expressonautas.
- Mas Romulus (mais uma vez) matou a charada: o objetivo é encobrir a grande e verdadeira jogada dos serviçais do capital transnacional e vassalos do imperialismo: a independência do Banco Central. E assim, usando e abusando da promoção de cismogêneses – telecatch entre Bolsonaro e Pazuello, falsa polarização entre Bolsonaro e João Dória, e agora, privatização do SUS, eles vão avançando com a destruição da Soberania Nacional. O Expressonauta não é bobo e sabe do uso político dessas “situações” e que, conforme foi dito em matéria compartilhada no grupo, a tática do governo é investir na lógica do “dividir para dominar”. “Agindo dessa forma, Bolsonaro é mais eficiente que um agente da CIA na subordinação do nosso país aos interesses geopolíticos do império”, comentou-se no grupo.
E a presente edição finaliza com os seguintes comentários pinçados do grupo: “impressiona a capacidade do imperialismo em controlar e manipular políticos e instituições em quase todos os países do mundo… tornou-se missão impossível um ser humano digno conquistar o poder e exercê-lo em nome do bem comum… a engrenagem do capital é impiedosa, insensível e incompatível com a simples ideia de justiça social… estamos vivendo a invasão e a dominação mais devastadora e vergonhosa de que um país foi vítima… e simplesmente não há resistência – a não ser de um pequeno blog chamado Duplo Expresso – comandado por um gênio incorruptível”. ¡Chiquitos pero picosos!, conforme mensagem feita por uma Expressonauta sobre o programa no Youtube, assim destacada por Romulus Maya: “aqueles que queimam a língua – de gringo – como “chilli! Que o diga uma certa “Mangaba” – bichada -, não é mesmo?”.
Um forte abraço e até a próxima edição!
____________________________________
Siga o Duplo Expresso em várias plataformas:
Grupo de discussão no Telegram
Canal Duplo Expresso no YouTube
Grupo da Página do DE no Facebook



Facebook Comments