Expresso da Meia-Noite / Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

O embarque está liberado. Sejam bem vindos a 18° edição do nosso Caderno Semanal (período de 20 a 26.08 de 2020).  Uma boa viagem. 

O Coletivo Pátria Soberana, que na semana passada divulgou o 1° Volume do relatório CC5 relacionado ao escândalo conhecido como “Caso Banestado”, disponibilizou agora o 2° Volume nos mesmos parâmetros anteriores, revisado e organizado em planilha do Excel, para facilitar o acesso para a análise e pesquisas. O arquivo foi publicado em um único arquivo junto com o 1° Volume e também com a opção de outro arquivo com os nomes de pessoas físicas e de pessoas jurídicas separados.

Dos demais assuntos de interesse do grupo que geraram debates, comentários e discussões, durante a semana, destacamos os seguintes:

  • A tática diversionista que o governo utilizou esta semana foi o ataque de Bolsonaro direcionado a um repórter, que o indagou a respeito dos cheques de Queiroz destinados à sua esposa. Ele ainda aproveitou para acusar a imprensa em geral de persegui-lo. Como sempre, forçando um comportamento de indignação e revolta, se utilizou da situação para fugir de responder à pergunta e reforçar a ideia de que é um político antissistema e por isso atacado pelos adversários e imprensa, gerando, assim, um fato para acirrar discussões inúteis e desviar a atenção das ações e pautas desastrosas do governo. “E o novo telecatch é Bolsonaro versus grande mídia… ah, vc tá mesmo levando a sério esta briguinha entre bozo e a mídia? E se houver briga mesmo, torço muito por ela, a briga”, comentou-se no grupo.
  • Dominando a narrativa dos fatos, Bolsonaro jogou nas mãos da esquerda o ônus de defender a mídia, colocando a esquerda numa sinuca, já que, sabidamente, a mídia sempre age contra a esquerda. E, assim, ele  ainda vai conseguindo sequestrar outra bandeira: a crítica contra à mídia corporativa e ao sistema. Na semana passada esta mesma mídia colou a imagem de Bolsonaro à imagem de Dilma e inventou parâmetros de equiparação do seu governo aos governos do PT, após outro falso embate plantado entre Paulo Guedes e os generais. “É claro que o motivo é alavancar a imagem de Bolsonaro nas camadas mais pobres da sociedade e na região Nordeste … e desviar o foco da economia que só faz piorar”, foram os comentários. 
  • Diagnósticos de reinfecção da covid-19 foram noticiados e a reportagem sobre o medo de uma segunda onda da pandemia, com o aumento de casos na Europa e na Ásia em níveis do primeiro surto, foi compartilhada. Enquanto vários países estão restabelecendo e intensificando as medidas de restrições e prevenção, o Brasil, que ainda está na primeira onda e é o segundo país com maior número de casos e mortes, está relaxando as condutas preventivas, mesmo tendo 15 casos de reinfecção sendo investigados apenas no estado de São Paulo. “Eu cansei do negacionismo. Você já viu morrer 110 mil pessoas em 03 meses? E pelo jeito, vão morrer mais 100 mil, já que existem pessoas que não acreditam na praga” declarou um Expressonauta.
  • Compartilhou-se a notícia de que Paulo Guedes quer acabar com a Farmácia Popular, programa que atende mais de 20 milhões de brasileiros subsidiando, total ou parcialmente, o valor de medicamentos. Os Expressonautas, que já não se surpreendem com o descaso com a vida e com as necessidades do povo brasileiro por parte de quem o deveria representar, comentaram: “Não acabam com os privilégios dos mais ricos e colocam nos ombros dos que não têm, dos menos favorecidos, o fardo de sustentar toda a sociedade… repugnante”. 
  • Os funcionários dos Correios seguem a greve contra a retirada de seus direitos e os riscos de trabalhar durante a pandemia. Além disso, há uma grande mobilização desses trabalhadores contra o processo de privatização (leia-se: entrega do patrimônio nacional). “Todo apoio aos Ecetistas… querem privatizar uma empresa que dá lucros e é estratégica para o país… isso significa demissões em massa, com a possibilidade da extinção da categoria ecetista… com o crescimento do comércio digital, os Correios serão gigantes… e querem entregar esse patrimônio a troco de pinga”, comentaram os Expressonautas.
  • E o STF reconheceu a parcialidade de Moro e anulou a sentença contra o doleiro Paulo Roberto Krug em um processo do caso Banestado, o que tem sido considerado por alguns favorável ao julgamento quanto a suspeição do ex-juiz em casos envolvendo o Ex-Presidente Lula. Na verdade, este fato serviu apenas para sequestrar a pauta mais importante que é Deltan Dallagnol ter sido livrado pelo CNJ e poder ir tranquilo para casa. Mas a flauta mágica foi logo tocando a música de que vão anular os processos contra Lula. Por que anularam esta sentença exatamente na hora que a pressão aumenta para que Lula pegue e divulgue os documentos da Odebrecht na Suíça? O Expressonauta, que não é bobo nem nada, está nas redes cobrando o Ex-Presidente Lula: “o que o senhor fará, Presidente?” foi perguntado em alusão à questão levantada por Pepe Escobar sobre o que o Presidente fará em relação aos odebrechtpapers. Da mesma forma, também fica a pergunta: por que Ciro Gomes não está cobrando ao Lula quanto ao banestadoleaks e odebrechtpapers? Repercutindo este assunto, os Expressonautas lembraram que “a alternativa proposta pelo D.E. é acabar com o atual jogo de dossiês que faz partidos, sindicatos e movimentos sociais de esquerda – a quem compete propor alternativas – ficarem imobilizados ou sujeitos ao programa que as finanças multinacionais lhes impõe… ou ficar a Pátria livre, ou morrer pelo País”. 
  • As notícias da parceria entre a Petrobras e a Microsoft e da entrega da Braskem como garantia da dívida de 70 bilhões da Odebrecht com a Banca escancararam ainda mais o desavergonhado entreguismo desse governo. Isso provocou revolta e muita indignação no grupo. A transferência do controle de dados da Petrobras para empresa americana (Microsoft) abre a possibilidade para que informações estratégicas da estatal fiquem vulneráveis e desprotegidas e a desnacionalização da monopolista petroquímica do Brasil (Brasken) é um verdadeiro crime de lesa-pátria. Enquanto isso, a Argentina negocia a adesão à nova Rota da Seda com a China. “A Argentina vai se alinhando com quem está do lado propulsor geopolítico da humanidade, enquanto o Brasil, sob o comando de incautos e retrógrados militares vai vinculando o seu destino, de forma subserviente e subalterna, a um projeto geopolítico imperialista e em declínio, que atrasará em décadas a nossa possibilidade de desenvolvimento soberano e de dar dignidade e condições adequadas de vida para o nosso povo… Moro conseguiu, a Braskem foi desnacionalizada… sabujos, é exatamente isso que pensamos sobre vcs… o povo cada dia mais vai entender que vocês são sabujos a serviço dos EUA. Uma vergonha!”, foram os comentários.

E este caderno finaliza com um indignado desabafo feito por um  Expressonauta: ” Na história do Brasil nunca foi tão ruim em termos de lideranças políticas. Como chegamos nesse ponto de ter tantos calhordas no comando do País?”.

Um forte abraço e até a próxima edição!

______________

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.