Klimahouse 2019

Por Carlos Krebs*, para o Duplo Expresso

O Klimahouse Expo é um evento de 4 dias, entre 23 e 26 de janeiro de 2019 no Messe Bozen em Bolzano, Itália – uma cidade bilíngue no coração do Sul do Tirol e da Europa Central. Trata-se de um evento voltado ao setor da remediação[1] e eficiência energética na construção, funcionando como uma plataforma para promoção de produtos e serviços com este enfoque. É uma oportunidade imperdível aos interessados nas tendências e inovações neste setor.

Esta é a principal feira italiana de construções mais sustentáveis, e a edição deste ano oferecerá um programa de informações abrangentes, incluindo dois congressos – Smart Cities e Smart Materials & Smart Buildings –, workshops e visitas guiadas a prédios energeticamente eficientes.

 

Smart Cities

Congresso em colaboração com a European Academy of Bolzano – EURAC (Academia Europeia de Bolzano), onde farão uma avaliação inicial do projeto Smart City Sinfonia, apresentando as experiências das duas cidades envolvidas, Bolzano e Innsbruck (cidade austríaca capital do estado do Tirol). Além disso, apresentarão o Smart City Stardust Project, que envolve outra cidade italiana – Trento. O objetivo do evento é identificar o que funcionou e o que pode ser melhorado nesta iniciativa, compartilhando e explicando que experiências podem ser replicadas em projetos semelhantes no futuro. A abertura será realizada por um dos principais especialistas de Smart Cities em nível internacional – Peter Dröge, diretor do Liechtenstein Institute for Strategic Development (Instituto para o Desenvolvimento Estratégico do Liechtenstein) –, e o encerramento promoverá um debate com a participação dos Prefeitos de Trento e Bolzano e do representante especial da cidade de Innsbruck.

 

Smart Materials & Smart Buildings

No campo da construção, há convicção que os materiais devam ser “inteligentes” e inovadores para satisfazer as demandas atuais: aumentar a eficiência energética, melhorar a funcionalidade e o conforto, contribuir para uma pequena pegada ecológica e oferecer uma relação razoável de custo/benefício.

Os materiais tradicionais já possuem a maioria das características mencionadas acima. No entanto, novos materiais levam a melhorias no processo de renovação e reconstrução de prédios mais antigos, bem como poderão oferecer aos usuários da Arquitetura novos valores técnicos e estéticos. Thomas Rau discutirá esses tópicos em profundidade durante sua palestra. Será seguido por Amanda Sturgeon, autora do livro “Creating Biophilic Buildings”, onde ela questiona se não poderíamos oferecer as mesmas experiências físicas, psicológicas e benefícios emocionais no que se constrói como paisagem urbana, como se estivéssemos experimentando um passeio pela floresta…

No último dia, o presidente da Agenzia nazionale per le nuove tecnologie, l’energia e lo sviluppo economico sostenibile – ENEA (Agência Nacional para as Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável) – Federico Testa – estará presente junto com Gideon Maasland, um dos principais desenvolvedores do projeto Amsterdam Valley, uma “vila vertical verde” no coração da cidade holandesa.

Concepção e projeto “Amsterdam Valley” por MVRDV + OVG Real State | Zuidas Business District, Amsterdam, NED (2015)

 

A organização fica ao cargo da L’Agenzia CasaClima, um órgão instrumental (agência executiva) da Província Autônoma de Bolzano. Foi fundada para realizar a certificação de energia obrigatória de edifícios na região, mas atende também o restante território nacional, onde a Certificação CasaClima é utilizada como protocolo voluntário de qualidade. A Agência CasaClima oferece ainda uma ampla gama de treinamento para todos os participantes do setor da construção. Organiza e promove muitas iniciativas para aumentar a conscientização sobre cidadania nas áreas de eficiência energética, sustentabilidade, qualidade de construção e proteção climática.

 


* Carlos Krebs é arquiteto, cinéfilo, explorador de sinapses, conector de pontinhos, e mais um que acredita que o Brasil ainda tem tudo para dar certo.

* * *

[1] Remediação é a ação de corrigir alguma coisa, mas no caso particular das atividades da construção civil, é a paralisação ou reversão de prejuízos ambientais.

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.