Warning: getimagesize(/home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/sites/default/files/u28333/janothunos.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/wp-content/plugins/wonderm00ns-simple-facebook-open-graph-tags/public/class-webdados-fb-open-graph-public.php on line 1142

Warning: getimagesize(/home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/sites/default/files/u28333/434911-8608-cp.jpg): failed to open stream: No such file or directory in /home/clients/936e26d5eaa275fe12415d963763d2e8/web/wp-content/plugins/wonderm00ns-simple-facebook-open-graph-tags/public/class-webdados-fb-open-graph-public.php on line 1142

“Cadeia no PMDB”: Janot se assustou com os hunos, por Romulus

Por Romulus

Resumo:

Catch me if you can: ou Janot prende PMDB agora

– Ou PMDB prende Janot depois (Tiago Nunes)

O timing da investida de Janot contra o PMDB causa estranheza. O PGR não espera sequer a conclusão da votação do golpe no Senado para sacar suas armas de destruição em massa: pedir a prisão preventiva do Presidente do Senado – em pleno exercício e sem flagrante (!), do ex-Presidente da República e do líder do governo no Senado nas três últimas administrações (FHC, Lula e Dilma), também em exercício do mandato.

Notemos, contudo, que PGR/MPF não deixam de investir concomitantemente contra Dilma, pois veem que ela vem crescendo na comparação com o golpe. Indicativos do duplo ataque? O vazamento da suposta delação de Marcelo Odebrecht envolvendo Dilma pessoalmente, o ridículo do cabeleireiro de Pasadena, etc.

Ou seja, claramente a PGR não quer nem Temer nem Dilma e tenta inviabilizar a ambos. E para já!

Por quê?

Minha hipótese é que isso se deve à marcha dos bárbaros nesse menos de um mês (!) de golpe. Ações como a intervenção pesada e o desmonte até em instituições unânimes, como Fórum Nacional de Educação (FNE), IPEA, CGU, EBC, etc., não deixaram dúvidas. Os procuradores já viram que não há – e não haverá – limite para os golpistas.

Para eles não há impedimento constitucional, legal, moral e – sobretudo – institucional.

O que fez o STF até hoje enquanto os hunos tratoravam órgãos de Estado?

Até agora apenas conceder uma liminar no caso da EBC – três semanas depois.

A mim parece que finalmente caiu a ficha na PGR:

Com Temer instalado definitivamente no cargo, ninguém segura. No dia seguinte à votação no Senado sai o pacotão para cortar as asas do MPF e da PF e colocar cabresto na Justiça.

Ora, não foi no dia 1 do interinato (!) que saiu a reforma administrativa de 180°?

Demorou um pouco, mas parece que a ficha caiu. O que haverá no seu saco – sem fundo – de maldades?

Como já notava ainda em março, “MPF e Polícia Federal não contavam com o cinismo do PMDB”:

Assim como não hesitará em votar impeachment sem crime de responsabilidade, terá o partido escrúpulos de votar no Senado afastamento de PGR? De colocar um interventor linha dura na PF
? De aprovar emenda à Constituição colocando mais 4 ministros alinhados no STF?

Antes tarde do que nunca, não é mesmo, Janot?

Sentiu a água batendo nas canelas?

Como responder a isso?

Ora, com um ataque preventivo. O PGR acelerou a sua agenda em vários meses: os tiros no PMDB, que eram parte da fase 2, tiveram que se dar ainda antes de terminar a fase 1, a degola do PT e de Dilma.

Jogo arriscadíssimo.

Uma certa banda do PSDB sabe que também está na fila, nem que apenas para dar legitimidade e aparência de imparcialidade a essa Noite de São Bartolomeu política.

Janot tem bala na agulha para enfrentar quase toda a classe política de uma vez?

É bom que tenha muita, pois como nota o Nassif:

O episódio estimulará um pacto entre o Senado, o STF (Supremo Tribunal Federal) e demais lideranças políticas, visando conter os estragos da Lava Jato. Com essa frente, é possível que a própria Organização Globo caia na real.

Com o pacto, haverá dois cenários possíveis:

Cenário 1 – a renovação política com a antecipação das eleições.

(…)

Cenário 2 – o último vagido da república Velha.

Nesse caso o pacto tentaria anular gradativamente a Lava Jato poupando as velhas lideranças.

* * *

E o que quer o partido dos concursados, pela mão do PGR, no lugar de Dilma e de Temer?

Provavelmente novas eleições, no que coincidem – mais uma vez! – com seus parceiros com sotaque:

Por Ciro d’Araújo

Há claros sinais de que os setores estrangeiros estão na realidade apoiando a solução “novas eleições” e apostando na vitória eleitoral do programa-que-nunca-ganhou e assim garantindo legitimidade política para sua execução contra um legislativo enfraquecido e desmoralizado.

Deve-se lembrar que The Economist pediu por renuncia, depois por novas eleições. NYT idem. FT e WSJ também tem ido nessa direção. No âmbito nacional, a Folha tem ido nessa direção também. E alguns expoentes dessa chamada terceira via, que, não surpreendente, prega uma “Nova Política”.

E a ideia de um PMDB neo-liberal implantando uma ponte para o futuro parece eles tão irreal quanto os discursos do ministro Barbosa.

Barbosa dizia tudo que o mercado queria ouvir. Mas o mercado não ouvia, porque simplesmente não acreditava que ele era um deles.

O PMDB também não é um deles. O projeto do Centrão é apenas um – o meu primeiro, e que se dane os ajustes q o mercado pede. Essa semana no congresso já demonstrou isso cabalmente.

Essa “nova política” implica eliminar não apenas o PT, mas toda liderança cleptocrata-patrimonial da antiga república, para o surgimento dessa nova classe política.

Vai além da privatização. É criar uma garantia de que o que aconteceu no setor elétrico (imposição de novos termos de concessão) jamais acontecerá novamente.

E, para isso, não apenas o PT deve pagar, mas toda a classe política.

Para os interesses estrangeiros, essa é uma lição institucional.

Aí me perguntam, falta combinar com os russos – o povo.

Por isso a outra peça que falta do xadrez é a eliminação da única candidatura atualmente capaz de talvez vencer esse projeto – Lula.

Uma semana atrás se dizia que havia duas operações prontas na PF. Uma com alvo a cúpula do PMDB.

Outra cujo apelido interno se chamava “Barba”.

Qual seria o alvo dessa?

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya