Pré-sal – revelado plano pro “BraZil”: pobreza, exclusão e eterna dependência





Pré-sal – revelado plano pro “BraZil”: pobreza, exclusão e eterna dependência

Por Romulus

Terrível é pensar que, se for para reverter (no futuro) o atual desmonte, levará ao menos os mesmos 10 anos do início do século.

E isso apenas para voltarmos aonde estávamos!

Pior:

– Teremos perdido o bonde no desenvolvimento da tecnologia para explorar o Pré-sal.

– Pré-sal esse que, depois da descoberta – no Brasil!, já passou a ser explorado em outros locais com o mesmo perfil geológico na Costa Africana, Golfo do México, etc.

*

O plano “deles” é esse: tornar-nos NOVAMENTE dependentes de importação de produtos, serviços e…

– … tecnologia!

*

Uma estratégia de desenvolvimento apenas para poucos exige uma base de recursos naturais enorme em relação a um total da população pequeno. Isso é para países como Austrália, Chile, Emirados Árabes e Qatar.

Esse, definitivamente, não é o caso do Brasil, com os seus quase 210 milhões de almas!

Não há solução para o país – ao menos para quem vive nele e não pode (e não quer!) imigrar para Miami ou converter-se em “neo” senhor de engenho escravocrata – a não ser se desenvolver, complexificando a sua economia.

(incluindo TODOS os tais 210 milhões!)



LEIA MAIS »

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 10 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.