Se há revolta, temos tudo

Por Wellington Calasans, Colunista do Cafezinho, na Suécia

Foto: Baianos querem votar/Reprodução Vídeo

Quando a Constituição foi assassinada em 2016, aqueles que praticaram o crime do golpe ignoraram que era rompido um importante pacto de convívio harmônico entre as instituições e a sociedade. A prática de abusos e as investidas contra o estado social e a soberania nacional são apenas um lado da história.

O povo já acordou e a próxima greve geral será o último recado pacífico dos 99% dos brasileiros à elite (1%) que ignora a insatisfação da “base da pirâmide”. Em conversas com alguns líderes sindicais, representantes de organizações civis, intelectuais e também da igreja, sinto que há consciência política e disposição suficientes para passos até mais ousados, como, por exemplo, uma greve geral por tempo indeterminado.

Este sentimento é potencializado a cada nova notícia que escancara a luta de classes e o descaso de setores da sociedade, como a justiça e a imprensa, que deveriam zelar pelo equilíbrio e pacificação. A baderna praticada por políticos, juizes e empresários contra o povo e contra o país só pode ser combatida com uma total paralisação. Parar agora significa evitar o aprofundamento do caos.

O Brasil, hoje, é um país desgovernado e que precisa da força do seu povo para continuar a existir. São muitos os políticos, servidores públicos e cidadãos comuns que estão dispostos a encarar este desafio da reconstrução. O misto de angústia e desejo de mudança tem como resultado a certeza de que é possível fazermos do Brasil um país exemplar e próspero.

A greve geral é, nesse sentido, a mais poderosa arma dos brasileiros contra a tentativa da elite de destruir os sonhos e aspirações da maioria. Somente com uma ação contundente como esta, que prejudica o setor produtivo e tira o 1% do completo egoísmo, é que será reaberto o canal de entendimento entre as classes.

Será impossível a um povo que conheceu, ainda que precariamente, o acesso à educação, saúde, seguridade social, emprego, alimentação, etc. aceitar passivamente a imposição de uma agenda reprovada por quatro vezes consecutivas nas urnas. Este será o recado da greve geral e é bom que seja ouvido, pois a desobediência civil é o passo seguinte.

Eleições diretas, referendo revogatório e uma nova Constituição são as aspirações de um povo ávido por dias melhores. É necessário que isso seja feito agora, pois somente assim será possível impedir novos rompimentos democráticos e avanços de práticas lesa-pátria. Dia 30 é o marco zero na nossa história, o povo quer ser mais do que um coadjuvante. Se há revolta, temos tudo.

Facebook Comments

Romulus Maya

Advogado internacionalista. 12 anos exilado do Brasil. Conta na SUÍÇA, sim, mas não numerada e sem numerário! Co-apresentador do @duploexpresso e blogueiro.

Romulus Maya tem 1734 posts e contando. Ver todos os posts de Romulus Maya