Expresso da Meia-Noite / Caderno Semanal

Por Ricardo Guerra

Caros Expressonautas,

A 13° edição do nosso Caderno Semanal (período de 17 a 22.07 de 2020) já está circulando. Aproveitem a viagem.

A esperança que Lula pegue e divulgue os documentos da Odebrecht na Suíça tomou conta do grupo do Duplo Expresso no Telegram. Cautelosos, os Expressonautas lembraram que não podemos esquecer que Moro grampeou o escritório do Zanin durante meses e que “sabe-se lá que coisas ele ouviu e que podem ser usadas contra o Zanin e seus outros clientes, além do próprio Lula?”. Enquanto isso, no meio dessa escabrosa teia de chantagens, a Soberania do País e a liberdade do Povo Brasileiro continuam em jogo.

Dentre as discussões estabelecidas nesta semana:

  • A campanha da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) pelo novo Fundeb ganhou as redes, e, desde o início de Julho, a #votafundeb foi um dos assuntos mais compartilhados e comentados na internet.  De acordo com o entendimento do grupo, esse fato forçou Rodrigo Maia a pautar a votação de um dos mais importantes projetos para o futuro do País – a PEC 15/15 que torna o Fundeb permanente. 
  • Algo estranho foi percebido no ar e aguçou a capacidade analítica do Expressonauta: 
  • Os comentários dos jornalistas Paulo Moreira Leite e Joaquim Carvalho, afirmando numa live que o jornalismo investigativo brasileiro morreu depois do impeachment de Collor, quando, segundo eles, houve uma limpeza nas redações e o pessoal parou de “fuçar” como antes, provocaram a seguinte reação: “assumiram que hoje não se faz mais jornalismo – apenas leitura de nota de assessoria – todo mundo segue a pauta que já vem pronta”. 
  • No contexto desse debate, ressaltou-se que a mídia nacional opera utilizando limited hangout, divulgando parcialmente o que lhes interessa e escondendo a outra parte: “Isso não é jornalismo. Talvez esteja mais para fake news – verdade pela metade não é verdade.” Então, foi recordado o vídeo do Bob Fernandes com o Paulo Lacerda desqualificando o ex-delegado da PF José Castilho, sem dar ao mesmo o direito de resposta.
  • A importância do trabalho realizado por Romulus e Piero, resgatando essa imprescindível característica (investigativa) no jornalismo realizado pelo Duplo Expresso, foi exaltada, revigorando-se a mobilização para a divulgação dos documentos BANESTADO-CC5-VOLUME-I; BANESTADO-CC5-VOLUME-IIBANESTADO-CC5-VOLUME-III.
  • O aumento da abrangência de divulgação do D.E. foi comemorado. Romulus Maya participou do programa do Eduardo Moreira no YouTube (21.07.2020) falando sobre o Caso Banestado e a sua importante revelação do relatório com os nomes dos envolvidos nesse escândalo. Está ficando claro para o Expressonauta que o debate sobre o CC5gate vai seguir um caminho independente dos partidos políticos.
  • A força negativa que a mídia exerce sobre a opinião pública, defendendo o liberalismo econômico e pregando contra a importância da atuação e presença do Estado para o Desenvolvimento Nacional, foi debatida. Ressaltou-se a necessidade de se encontrar mecanismos para romper essa barreira de desinformação. “Os terraplanismos derivados desse processo agora estão se voltando para o irracionalismo do ajuste fiscal – política econômica que não possui nenhuma evidência científica. “É a mesma coisa de tomar cloroquina para combater o coronavírus”, exemplificou-se a título de comparação.
  • O processo de interiorização da covid-19 foi comentado, sendo visto que o aumento de 24% no total de mortes decorrentes da doença no estado de São Paulo, representa  uma tendência evidente nas demais regiões do País. O fato do vice-presidente da República vir a público defender a atuação do governo e a desastrosa presença dos militares na saúde, diante de quadro tão grave, foi considerado uma afronta a sociedade. Enquanto isso, o Ministério da Saúde continua sem titular a frente da pasta. E, em mais um C.Q.D. do D.E., um ato de sinergia entre a justiça e o governo (leia-se militares), desobrigou o custeamento dos testes sorológicos para detectar o coronavírus pelos planos de saúde, dificultando o mapeamento da doença e contribuindo para o agravamento da infeliz e genocida política de saúde atualmente adotada no nosso País.
  • O  Decreto 10.432 (de 20.07.20) que trata da privatização da Eletrobrás foi compartilhado no grupo. “A Eletrobrás está indo para o ralo” comentou um Expressonauta. E a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber, vai sendo subtraída em tenebrosas transações. 
  • Uma dura análise correlacionando a formação da identidade do Povo Brasileiro e o momento que vivemos, foi assim sintetizada:
    • Uns 10% da nossa sociedade (os que matam, estupram, roubam merenda de criança, etc.) representam os psicopatas em geral. Esses, quando teve o golpe de 2016, fizeram uma comemoração icônica num prostíbulo em São Paulo; 
    • As vítimas – conscientes ou não (são muitas) – são os “filhos do estupro”…a “Nação Brasileira” foi construída em cima da violência sobretudo contra as mulheres. Esses, representam uns 60% da população; 
    • Os 30% restantes – aqueles que assistiram passivamente, desde sempre, a desgraça que os 10% psicopatas impuseram aos 60% “filhos do estupro” e a esses 30% (no qual se encontra inserida a militância de esquerda). O problema é que grande parte desses 30% são a classe média, que prosperou fazendo vistas grossas para o estupro ao povo e hoje estão aí tentando sobreviver, uns fingindo que se importam e outros que nada vêem.  Mas tantos esses como os 60%, são constantemente bombardeados por (des)informações midiáticas que os colocam nos braços de seus algozes. 
    • Nossa sociedade só vai se libertar no dia que os “filhos do estupro” se levantarem, mandarem a classe média à merda e banirem os 10% psicopatas do Brasil.

Assim, encerramos o nosso Caderno Semanal com autênticos comentários Expressonautas sobre o programa diário do D.E. apresentado por Romulus Maya: “No começo achava muito 4h, mas entendi o que o RM faz – existem pessoas que não assistem o programa todos os dias, então é preciso repetir e relembrar contextos para que possam entender melhor todo o panorama político…a guerra híbrida e tudo que se discute, só depois de vários programas, é que entra fácil na cabeça… hoje quando vejo um telecatch, faz um bum na mente, percebo na hora..aqui no D.E. se desenvolve a capacidade de identificar as pessoas através de seus atos, mais do que das suas palavras … isso é essencial para a compreensão do jogo político…Viva o D.E!”.

Um forte abraço e até a próxima semana!

_____

Canal do DE no Telegram: https://t.me/duploexpresso
Grupo de discussão no Telegram: https://t.me/grupoduploexpresso
Canal Duplo Expresso no YouTube: https://www.youtube.com/DuploExpresso
Romulus Maya no Twitter: https://twitter.com/romulusmaya
Duplo Expresso no Twitter: https://twitter.com/duploexpresso
Romulus Maya no Facebook: https://www.facebook.com/romulus.maya
Duplo Expresso no Facebook: https://www.facebook.com/duploexpresso/
Romulus Maya no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulo-brillo-02b91058/
Romulus Maya no Mastodon: https://mastodon.social/@romulusmaya
Grupo da Página do DE no Facebook: https://www.facebook.com/groups/1660530967346561/
Romulus Maya no Instagram: https://www.instagram.com/romulusmaya/
Romulus Maya no VK: https://vk.com/id450682799
Duplo Expresso no Twitch: https://www.twitch.tv/duploexpresso
Áudios do programa no Soundcloud: https://soundcloud.com/duploexpresso
Áudios no Spotify:
https://open.spotify.com/show/5b0tFixIMV0k4hYoY1jdXi?si=xcruagWnRcKEwuf04e1i0g
Áudios na Rádio Expressa: https://t.me/radioexpressa
Link para doação pelo Patreon: https://www.patreon.com/duploexpresso
Link para doação pela Vakinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/643347

 

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.