Carta de amor aos livros uma ova!

Talvez, para entender melhor o conteúdo apresentado, seja interessante primeiro ler a manifestação que ensejou a resposta que publicamos aqui (clique na imagem para isso).

Por Pedro Paulo Graczcki, para o Duplo Expresso

Carta de amor aos livros uma ova!

O Sr. Luiz Schwarcz da Cia das Letras escreveu uma pseudo-carta de amor aos livros pedindo algo que ele nunca teve: solidariedade e defesa de classe. Pois bem, qualquer estagiário sabe que ter somente um fornecedor, ou somente um ou dois clientes é burrice. Ou erro estratégico, se preferir.

Quer saber? Bem feito, vocês nos ferram há muitos anos. Sou um pequeno livreiro em Cachoeira do Sul (RS), faço 200 feiras de livros por ano. Sem ajuda governamental. E faz muitos anos que o Sr. Schwarcz me ignora e tenta me derrubar. Ele com a Saraiva, a Cultura, a FNAC e as grandes editoras, fizeram de tudo para destruir o mercado livreiro, e agora que destruíram ele pede solidariedade, clama por socorro. Bem feito!!!! Aprendam, nunca apostem todas as fichas numa única jogada e nunca menosprezem pequenos parceiros.

Nossa maior incoerência é termos muito mais editoras que livrarias. É como se tivéssemos 1.000 frigoríficos e apenas 50 açougues no Brasil inteiro. E os frigoríficos ainda tentassem acabar com esses açougues. Dá pra imaginar? Pois é assim mesmo no mercado livreiro.

E para piorar as “grandes editoras e livrarias” tem 100% de isenção de impostos enquanto as pequenas pagam 7,8% sobre o faturamento.

Agora a vaca foi atirada no precipício. Que momento lindo, que oportunidade única para sentarmos todos, pela primeira vez em pé de igualdade e discutirmos de igual pra igual nosso futuro. Ao invés de uma mega-caloteira, por que não, 200 pequenas livrarias?

O Brasil tem mais de 5 mil municípios, mas os senhores só querem vender nas capitais. Dos 200 milhões de habitantes, quantos compram na internet? Não existe associação de livrarias. As associações que estão por aí são todas tomadas por

grandes editoras ou grandes livrarias. Quem fala em nosso nome, dos pequenos livreiros?

Sr. Schwarcz pede atenção aos protagonistas, mas nunca consideraram o protagonismo dos livreiros que são os Dom Quixote do mercado, correndo para cima e para baixo com caixas de livros para levar nossa literatura onde os senhores jamais foram. O senhor demitiu seis empregados de salários gordos? Eu vi muitos colegas mudando de profissão depois de 20, 30, 40 anos de estrada por que os descontos praticados pela Saraiva eram muito superiores ao preço que vocês nos vendiam.

É no andar de baixo que a vida pulsa mais profundamente. No andar de cima os acionistas têm capacidade financeira pessoal para salvar suas empresas. Que bom, então está tudo ok? Agora é arrumar a casa, pedir umas orações, uma ajudinha pra galera e seguir em frente!

Caro Sr. Schwarcz, nós livreiros estamos aqui, sempre estivemos e estaremos. Mesmo quando os senhores tiverem desistido de publicar livros porque o lucro é baixo. Se querem ajuda pra arrumar a casa, então queremos ser convidados pra festa quando ela acontecer.

Querem ideias pra sair da crise? Tenho várias! Coloco elas em prática todos os dias. E é por isso que vou reabrir a Livraria São Paulo ainda em dezembro. Maior, mais bonita e mais prática, com a certeza que, sem os senhores dando as cartas, terei mais chance de sucesso no mercado.

Quer saber? Bem feito!

 


*Pedro Paulo Graczcki é mais um destes pequenos livreiros espalhados nos cantões do Brasil. Nesse caso, em Cachoeira do Sul/RS.

** Imagem do banner: vista interna da Livraria Ler Devagar — Livraria de Fundos S.A.
(Rua Rodrigues Faria, nº 103 – ed. G 0.3  | 1300-501  | Lisboa (POR)
livraria@lerdevagar.com

Facebook Comments

Redação D.E.

Redação do Duplo Expresso - onde "a verdade chega primeiro". Bem... às vezes primeiro, segundo, terceiro e... último! Único! rs

Redação D.E. tem 1649 posts e contando. Ver todos os posts de Redação D.E.