Geopolítica Mundial com Lejeune Mirhan #5 – Jerusalém: A história de uma cidade sagrada

Por Lejeune Mirhan*, para o Duplo Expresso

A cidade de Jerusalém está entre as 11 cidades mais antigas de vida continuada existente hoje na terra. Ela vem de pelo menos seis mil anos antes de nossa era atual (ou quatro mil anos antes de Cristo). Ela viveu em todos esse anos diversas conquistas, foi destruída e reconstruída diversas vezes, sempre na mesma localidade.

É cidade sagrada para pelo menos metade dos habitantes do planeta. Cerca de 3,5 bilhões de pessoas, seguidoras do judaísmo, cristianismo e islamismo a consideram sagrada. Seja pela construção do primeiro Templo por Salomão, seja pelo local da crucificação de Jesus ou pela ascensão aos céus de Maomé no século VII.

Essa cidade foi conquistada por muitos impérios, em especial pelos romanos, árabes, otomanos e ingleses (considerando os mais recentes). Hoje – na verdade desde 1967 – Israel e seu exército sionista a ocupam integralmente (a parte antiga da cidade).

Neste comentário fazemos uma história de todos esses episódios até os dias atuais.

Assista ao vídeo:


Lejeune Mirhan é sociólogo, escritor e analista internacional. Foi professor de Sociologia da Unimep (por 20 anos). Presidiu a Federação Nacional dos Sociólogos do Brasil (1996-2002).  É colaborador dos portais Fundação Grabois, Vermelho, do Duplo Expresso, entre outros, e da revista Sociologia, da Editora Escala.

Acha importante o nosso trabalho? Fácil - clique no botão abaixo para apoiá-lo:

Facebook Comments