Álbum Branco – 50 Anos

Da Redação do Duplo Expresso:

Gravado entre o final de maio e meados de outubro, no dia 22 de novembro de 1968 os Beatles lançavam um álbum em vinil duplo sem nome algum. A versão original contava apenas com o nome da banda e uma numeração assinalada. Ficou conhecido como o The White Album (“O Álbum Branco”).

Com os limites musicais ampliados pelos álbuns experimentais predecessores – Sgt Pepper and Lonely Hearts Club Band e o Magical Mistery Tour –, o quarteto fabuloso de Liverpool oferecia neste seu décimo registro em estúdio um pop-rock da melhor qualidade. Foi o primeiro gravado pelo nova empresa da banda – Apple Inc. – após a morte do “gerente” Brian Epstein, por isso a maçã cortada ilustrando os selos do vinil. Alguns consideram-no ápice da carreira do grupo, agradando tanto  fãs quanto críticos, sendo recheado com sucessos como Back in the U.S.R.R., Dear Prudence, While my Guitar Gentle Weeps (que conta com a participação de Eric Clapton na guitarra solo), Helter Skelter, Blackbird, Sexy Sadie, entre outras faixas.

Aqui uma versão da clássica While My Guitar Gently Weeps gravada no Tributo a George Harrison com Prince, Tom Petty, Steve Winwood, Jeff Lynne e outros grandes artistas (incluindo o filho do músico – Dhani Harrison) em 2004:

Foi um álbum cheio de recordes. Até o final de 1968, vendeu 4.000.000 de unidades em todo o mundo. Ao final de 1970 ultrapassou a marca de 6,5 milhões de cópias. Foi o primeiro álbum duplo a chegar ao topo das paradas dos mais vendidos, onde ficou por sete semanas em sequência. A revista Rolling Stone o classificou como o 10º colocado na lista dos 500 principais álbuns da história. A cópia pessoal pertencente ao baterista Ringo Starr (com o nº 0000001) foi a leilão em 2015 e alcançou a bagatela de U$790.000 no arremate.

Já está disponível, desde o último dia 9, as versões comemorativas destes 50 anos. Para todos os bolsos, é possível encontrar:
• Versão “Standard”, com a versão stereo mix 2018 do álbum;
• Versão “Deluxe”, com três CDs contendo a versão stereo mix 2018 + Demos + livreto e poster;
• Versão “Super Deluxe”, com sete CDs contendo a versão stereo mix 2018 + Demos + 50 gravações adicionais + Blu-Ray + livro de capa dura e posteres

Para saber mais, você pode ir ao website da banda em thebeatles.com e ver o material completo.

Se você já tem uma versão, poderá registrá-la aqui e descobrir outras curiosidades sobre este álbum.

 

 

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments