Hy-Brazil: queimem os barcos!

12 anos após a Crise de 2008: o Capitalismo ainda continua sem nenhum arranjo global capaz de lhe restituir um mínimo de funcionalidade, nenhum Breton Woods II à vista.
7 anos após Junho de 2013: com o Brasil ainda vagando em seu interregno, proliferam os sintomas mórbidos, as criaturas monstruosas e os fenômenos bizarros, sem qualquer projeto de país capaz de viabilizar uma Nação.

Ler mais

21 uma pinóia!

Claro fica o objetivo de fomentarem discussões do tipo “Quem foi mais cruel, Hitler ou Stalin?” e levar os deputados a se perderem na contagem de corpos produzidos por “comunistas, fascistas e nazistas”. Possivelmente nem entrará em pauta a questão do nazismo ser considerado uma ideologia genocida pela ONU. Não fará a menor diferença. Pela técnica da “pinça”, direita e esquerda se digladiarão nesses aspectos ultrassecundários, em vez de se aterem ao principal, que em se aprovando qualquer parte desse PL de Eduardo Bolsonaro, os próprios partidos comunistas se tornariam ilegais, a menos que abdicassem de seus nomes e símbolos já centenários.
Leia, comente e divulgue.

Ler mais

Prepare-se – D.E. 23/jan/2020

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) Direto de Buenos Aires, o analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “Albero Fernandez vai a Jerusalém. Para quê?”. Bônus: novidades no caso D’Alessio!
(iii) O historiador Mario Maestri lança a sua navalha, afiadíssima, sobre a política brasileira. Hoje com o tema: “Os 150 anos do arrasamento do Estado-nação paraguaio pelo Exército do Brasil”.
(iv) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “2020 será decisivo: como atuar na política brasileira?”.

Ler mais

América Latina e a ave de rapina do Norte: 2020 será decisivo

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O economista Nildo Ouriques e Alejandro Acosta, editor do jornal “Gazeta Revolucionária”, trazem as últimas informações sobre a ofensiva do imperialismo nas Américas e o status dos movimentos dos povos latinos de resistência e enfrentamento à ave de rapina do Norte.

Ler mais

2020: o ano do #EvagelistãoDoPó? – D.E. 20/jan/2020

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase nos sinais nas últimas semanas da associação, cada vez mais evidente, entre Sergio Moro, o General Heleno e o PCC. Infelizmente, 2020 começa com mais CQDs do D.E.
(ii) O cientista político Felipe Quintas comenta: “Não há cidadania sem soberania nacional”.
(iii) Luiz Ferreira Jr., advogado e comunicólogo, bate bola com Romulus Maya sobre os principais eventos destas primeiras semanas do ano e a “meta-análise ” dos expressonautas.

Ler mais

O satânico Projeto de Lei (PL) 1595/2019 – Como instaurar um regime de terror e medo no Brasil contemporâneo (parte 2)

O PL 1595/2019 também traz várias normas que possibilitarão a legalização/ampliação de um Estado de Vigilância Total sobre os cidadãos (digo “legalização” porque muito dessa vigilância já é feita ilegalmente pelas forças de segurança/inteligência brasileiras; com o PL a coisa vai se acirrar pesadamente). Leia e compartilhe, o povo brasileiro precisa saber disso.

Ler mais

“Guerra híbrida” (“do atraso”?): mais uma reação — no PT — ao D.E.

Precisamos muito falar de “guerra híbrida” no Brasil.
Quanto mais, melhor!
Mas não como “limited hangout”…
Uma tentativa de “fogo de encontro” para estancar questionamentos e hemorragia nas bases, cada vez mais ligadas em manipulações concertadas com o outro lado e “Telecatch”.
Assim, não vai ter jeito: o pessoal vai continuar vindo ao D.E., para saber o que REALMENTE acontece… rs

Ler mais

O satânico Projeto de Lei (PL) 1595/2019 – Como instaurar um regime de terror e medo no Brasil contemporâneo (parte 1)

Aqui vamos falar sobre um desses PLs, dos mais brutais e descarados: o PL 1595/2019. Isso porque falar dele mais uma vez faz sentido AGORA, NESTE MOMENTO (já estamos falando dele há um bom tempo, em diversas transmissões do DE e, mais especificamente, destrinchando-o em um DE de domingo, dia 20/10/2019).

Faz sentido falarmos urgentemente desse PL porque o seu autor, Major Vitor Hugo (deputado federal pelo PSL/GO) tuitou, no último dia 03 de janeiro de 2020, a informação de que está pressionando pela aprovação com urgência de seu satânico PL, dados os “recentes fatos internacionais” (em especial o ilegal, covarde e irresonsável assassinato, pelo imperialismo estadunidense, do general Qassem Suleimani, então chefe da Força Quds da Guarda Revolucionária iraniana).

Ler mais

A última razão do crime

As duas grandes guerras da primeira metade do século XX recolocaram este poder no outro lado do Atlântico e na proximidade dos Montes Urais. As finanças deixaram de dar as cartas e se subordinaram, por breves décadas, ao capital industrial, então indissociável do Estado-nação, à época comprometido com a compatibilização entre acumulação privada e cidadania.
Leia, debata, compartilhe.

Ler mais

Militarismo em países dependentes e subdesenvolvidos

Essa mesma visão de desenvolvimento interno para países em desenvolvimento ou dependentes político e economicamente deveria ser base para gestar entre os mesmos objetivos que visassem a ampliação de sua soberania a frear processos de lobbies intervencionistas (políticos e de desenvolvimento). Também deveria impulsionar uma nova “consciência” entre setores civis e militares (o que dependeria da articulação de ambos setores), gestando uma visão nova de desenvolvimento nacional, industrial, de inteligência e soberania nacional. Esta não é nossa realidade atual.
Leia, debata, compartilhe.

Ler mais

A Foreign Affairs e o retorno da (nunca abandonada) questão nacional

  Por Felipe Quintas   Os meios acadêmicos norte-americanos despertam para a atualidade e a importância da questão nacional.  

Ler mais

Ataque ao “Porta dos Fundos”: canastrice, false flags e psi-zumbis

A melhor descrição desse vídeo talvez venha da ironia do escritor Antonio Prata: “Sei que é ingenuidade minha, mas ainda aguardo a revelação de que o atentado do Porta dos Fundos era uma piada deles mesmos só para lança a piada mor: o vídeo dos integralistas carioquistas sotaquistas de neopentecostalistas avec monty python no úrtimo”.

Ler mais

Último giro: como 2019 fecha na América Latina – D.E. 19/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) Alejandro Acosta, editor do jornal Gazeta Revolucionária, comenta: “O aperto da crise mundial sobre a América Latina. Os últimos detalhes sobre Chile, Bolívia, Uruguai, Colombia e México”.
(iii) O historiador Mario Maestri comenta: “Solidariedade incondicional para com a República Democrática da Coréia (Coreia do Norte). E nada de beijinhos e afagos com o Líder Celestial (Kim Jong-Un)”.
(iv) A socióloga Angélica Lovatto finaliza o destaque ao conjunto de quatro autores – como casos exemplares – exilados pelo golpe de 1964 e que foram considerados hereges e malditos não só pela direita brasileira, mas pela própria esquerda liberal por meio da cumplicidade do silêncio ou desqualificação de suas obras. Nesta quinta-feira o tema será: “Trajetória de uma teoria no exílio: a importância de Theotonio dos Santos para a Teoria Marxista da Dependência”.

Ler mais

Acordão: todos apoiam #EvangelistãoDoPó! – D.E. 18/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na confirmação de que a “oposição”, candidata a “MDB da nova ditadura”, avaliza o acerto de Sergio Moro e do General Heleno para a “Pax do #EvangelistãoDoPó”. Termos: em troca de o PCC fazer cairem as taxas de homicídio – e também pagando o respectivo dízimo aos agentes “públicos” (?), é claro –, esse pode traficar à vontade. Mais: pode inclusive contar com agentes do Estado fazendo a sua segurança (!).  E também para fazer valer o seu monopólio no mercado da droga, interno e para a exportação, agindo (apenas) contra máfias rivais. É pra acabar!
(ii) O jornalista Beto Almeida, da Telesur, comenta: “O ressurgimento do nacionalismo-revolucionário na Argentina e no Mexico. Mais: o diálogo PT vs. Varguismo no Brasil”.
(iii) O jurista Luiz Moreira comenta a conjuntura política e jurídica do país: “o primeiro ano do governo Bolsonaro, os rumos da oposição, a Lava Jato do Rio de Janeiro investigando a Lava Jato de Curitiba, a – muito suspeita – queda na taxa de homicídios (fruto de acordo de Sergio Moro e dos Generais com o PCC)”.

Ler mais

Pepe Escobar & Piero Leirner: guerra híbrida global – D.E. 17/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O economista Nildo Ouriques comenta a hora decisiva no Brasil e na América Latina.
(iii) O antropólogo Piero Leirner, desde a semana passada ostentando — i.e., oficialmente — o título de “Mestre da Guerra Híbrida”, e o correspondente e analista internacional Pepe Escobar chegam para aclarar a conjuntura atual da grande disputa global. Teatros: Rússia, China, Irã, Síria, Europa, EUA, América Latina e… Brasil.

Ler mais

Bomba: a prova do “Evangelistão do Pó”! O PCC já está no comando – D.E. de Domingo 15/dez/2019

Duplo Expresso de Domingo, com Romulus Maya, o penalista Fernando Nogueira e o especialista em ciber-segurança e tecnologia “Caos Soberano”. Já estamos na Pax do “Evangelistão do Pó”, celebrada pelo General Heleno, Sergio Moro e o… PCC. Depoimento — bomba — de deputado escancara o esquema de vez. No D.E., onde mais uma vez a verdade chegou primeiro, você o ouve. E cai para trás!

Ler mais

Vereador Brizola – ao vivo! Coreia do Norte revela quem é quem – D.E. 13/dez/2019

Destaques:
(i) O vereador Leonel Brizola Neto comenta o assunto que derrubou a internet brasileira ontem: a sua moção de louvor ao povo coreano pelos 100 anos do combate que trava contra agressões imperialistas. Apanhou da Globo e da “New Left”. Ou seja, só pode ter acertado. Confirmando tal entendimento, Glenn Greenwald — o limited hangout do Deep State e “primeiro-marido do PSOL” — pede a sua cabeça no partido (!)
(ii) O economista Nildo Ouriques, membro do Diretório Nacional do PSOL, e a socióloga Angelica Lovatto, militante do partido, comentam.
(iii) Romulus Maya analisa a conjuntura política.
(iv) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta o caso D’Alessio e as implicações da volta do peronismo ao poder para o combate ao imperialismo no Cone Sul.
(v) O antropólogo João de Athayde comenta, direto da França: “As mega manifestações contra a reforma da previdência”.

Ler mais

Mourão na Argentina: o que rolou – D.E. 12/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O cientista político Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires, a ida do General Mourão à Argentina; o conflito com os EUA pela presença de Rafael Correa na posse; e as reuniões de Cristina Kirchner com as delegações russa e chinesa.
(iii) O historiador Mario Maestri comenta: “Pacote Moro: 408 X 9 — A oposição parlamentar é lixo não reciclável!”.
(iv) O economista Nildo Ouriques comenta: “América Latina: uma hora decisiva!”.

Ler mais

“Vão ter que me engolir”: o D.E. está de volta! – D.E. 11/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na volta do D.E. ao ar, depois de sabotagem pesada, e nos sinais emitidos ontem — importantíssimos — sobre o estágio atual da dinâmica Lula vs. Golpe.
(ii) O jornalista Beto Almeida, da Telesur, comenta a conjuntura política no Brasil e no continente.
(iii) A socióloga Angélica Lovatto comenta a luta contra a Reforma da Previdência de João Dória em SP.
(iv) Alejandro Acosta, editor da Gazeta Revolucionária, comenta a posse de Alberto Fernandez e Cristina Kirchner na Argentina.

Ler mais

Caça as bruxas! Procedimentos administrativos indicam que forças vasculham redes em busca de militares que discordam do posicionamento oficial das Forças Armadas

As sindicâncias são formas de controle interno que de maneira bastante contundente são utilizadas indevidamente (desvio de finalidade) contra trabalhadores da segurança pública e militares quando atores políticos no comando os querem manter sob controle. Esses mecanismos “invisíveis” tendem a isolar internamente funcionários públicos, que em situações de ilegalidade da parte dos de cima, veem-se perseguidos porque informam e buscam agir conforme a lei e a ordem constitucional. Em mais um texto da Revista Sociedade Militar, a evidencia do uso deste mecanismo é apresentado para conhecimento público.

Ler mais

Deep State age – D.E. 5/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “De Pisa a Paraisopolis: vitrines da surda guerra de classes no Brasil”.
(iii) Vamos discutir os caminhos para a superação do capitalismo dependente no Brasil? Nesta quinta, a socióloga Angélica Lovatto propõe trazer para a arena da luta contemporânea o pensamento do maior formulador da Teoria Marxista da Dependência: “Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência”.

Ler mais