Caça as bruxas! Procedimentos administrativos indicam que forças vasculham redes em busca de militares que discordam do posicionamento oficial das Forças Armadas

As sindicâncias são formas de controle interno que de maneira bastante contundente são utilizadas indevidamente (desvio de finalidade) contra trabalhadores da segurança pública e militares quando atores políticos no comando os querem manter sob controle. Esses mecanismos “invisíveis” tendem a isolar internamente funcionários públicos, que em situações de ilegalidade da parte dos de cima, veem-se perseguidos porque informam e buscam agir conforme a lei e a ordem constitucional. Em mais um texto da Revista Sociedade Militar, a evidencia do uso deste mecanismo é apresentado para conhecimento público.

Ler mais

Deep State age – D.E. 5/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “De Pisa a Paraisopolis: vitrines da surda guerra de classes no Brasil”.
(iii) Vamos discutir os caminhos para a superação do capitalismo dependente no Brasil? Nesta quinta, a socióloga Angélica Lovatto propõe trazer para a arena da luta contemporânea o pensamento do maior formulador da Teoria Marxista da Dependência: “Ruy Mauro Marini e a dialética da dependência”.

Ler mais

Novo Código Penal Militar endurece regras: “Máquina para coagir militares”, diz advogado

Entre as diversas medidas que tramitam de forma velada no Congresso Nacional, sem qualquer pronunciamento forte da parte de parlamentares e entidades de representação de classe, encontram-se Projetos de Lei que possuem como característica empoderar uma casta de militares de alta patente e juristocratas com fins de gerar uma nova ordem constitucional, paralela (como os Atos Institucionais do Regime Civil-Militar de 1964-1985). Um desses dispositivos diz respeito a mecanismos de controle, monitoramento e forte vinculação dos militares subalternos em relação a qualquer ordem, mesmo ilegal ou inconstitucional, da parte do agente público de hierarquia superior.
O que se busca construir é um modelo normativo que aumente o nível de pressão e proibição aos militares de hierarquia inferior tendo em vista cenários de aprofundamento de medidas de exploração econômica e social do povo brasileiro, combinados a processos de violência e possíveis ameaças sociais. Tais medidas só podem funcionar, contra todos os brasileiros, se os agentes militares e policiais de baixa patente — a quem caberá tal repressão — forem devidamente enquadrados, também na forma de ameaças e coação.

Ler mais

#DarioMesser: Dallagnol tenta barrar acesso a documentos! – D.E. 2/dez/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase em novo furo do Duplo Expresso: procuradores da Lava Jato de Curitiba, incluindo Deltan Dallagnol e o agora já célebre Januário Paludo, tentam barrar acesso aos documentos da Odebrecht (de onde apagaram, entre outros, #DarioMesser) — agora em Brasília.
(ii) O cientista político Felipe Quintas comenta: “Energia do ponto de vista das ciências sociais”.

Ler mais

Casa caiu em Curitiba: #DarioMesser – D.E. de Domingo 1/dez/2019

Destaques:
Duplo Expresso de Domingo, com Romulus Maya, o penalista Fernando Nogueira e o especialista em ciber-segurança e tecnologia “Caos Soberano”.
Temas:
(i) dois anos depois (!), o PIG e o  PIGuinho Vermelho “descobrem” mesada que o “doleiro dos doleiros” #DarioMesser paga em Curitiba – desde os tempos de #Banestado, passando pela Lava Jato -, para não ser incomodado;
(ii) o mapeamento da economia ilegal;
(iii) PL 443/2019, uma das mais sinistras pernas do “Patriot Act” Tabajara/ Novo AI-5.

Ler mais

TRF-4: o que realmente aconteceu (só no D.E.!) – D.E. 28/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, com ênfase na coleção de C.Q.D.s coletados ontem, durante e após o “julgamento” (sic) de Lula no TRF-4. Só aqui você soube antes. E só aqui vai saber o que vem por aí. Cuidado: sem nenhuma vergonha, o “PIGuinho vermelho” já toca uma nova flauta mágica, embalada por acordes do (traíra!) “PT Jurídico”…
(ii) Direto de Buenos Aires, o analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “De Buenos Aires a Tel Aviv: Trump busca recuperar o controle. Qual a relação entre o caso D’Alessio, o pedido de prisão do ex-presidente do Paraguai e a crise política em Israel? Muita!”.
(iii) O historiador Mario Maestri lança a sua navalha, afiadíssima, sobre a política brasileira.
(iv) A socióloga Angelica Lovatto vai continuar aproveitando a oportunidade de discutir a conjuntura latino americana e do Brasil, a partir dos pensadores hereges e malditos, esquecidos pela historiografia do país. Nesta quinta, a Teoria Marxista da Dependência será tratada a partir de uma grande autora brasileira: “O capitalismo dependente latino-americano na obra de Vânia Bambirra”.
(v) O penalista Fernando Nogueira Martins chega ao final para comentar, também, o “julgamento” (sic) do TRF-4. E as perspectivas de luta: para Lula e para nós.

Ler mais

Dia D para entender o jogo – D.E. 27/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, no dia em que o TRF-4 julgará a segunda condenação de Lula, no processo do sítio de Atibaia. Uma das chaves para a compreensão do momento atual do jogo.
(ii) O economista Nildo Ouriques comenta:”Frente Ampla: os limites insuperáveis da conciliação de classes”.
(iii) O jornalista Beto Almeida, da Telesur, comenta a conjuntura política no Brasil e no continente.

Ler mais

Bastidores: como Lula e Gleisi derrotaram golpe dentro do PT – D.E. 26/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com destaque para os bastidores da articulação de Lula que derrotou a infiltração do Golpe dentro do PT, fazendo a sua candidata à presidência da sigla, Gleisi, ganhar. E de muito! Coisas que você só ouve no D.E…
(ii) O economista Nildo Ouriques comenta:”Frente Ampla: os limites insuperáveis da conciliação de classes”.
(iii) O antropólogo Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida.

Ler mais

É a coca: os “Narco-Golpes” na América do Sul – D.E. de Domingo 24/nov/2019

Destaques:
Duplo Expresso de Domingo, com Romulus Maya, o penalista Fernando Nogueira e o especialista em ciber-segurança e tecnologia “Caos Soberano”. Temas: C.Q.D.s! — (i) a confirmação do golpe do Judiciário para cima de Lula com a sua “soltura” (como previsto pelo D.E.); a operacionalização do “Evangelistão do pó” e os seus laços regionais (como previsto pelo D.E. (2)).

Ler mais

Como derrotar a agressão do imperialismo – D.E. 22/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) Os analistas políticos Claudio Pacheco e Cibele Laura passam a semana em revista.
(iii) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta como Cristina Kirchner derrotou a “lavajatinho” argentina — e, assim, o imperialismo — antes de poder se apresentar — e ganhar — as eleições: caso D’Alessio — o “Dario Messer” argentino — volta à cena.

Ler mais

“Cui Bono” (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?

Sim, os Bolsonaro são parte da trama. Mas de forma ainda mais sinistra do que vem especulando o senso comum na atualidade.
Dossiê completo, no estilo D.E. (relatos de fontes, devidamente checados, links e prints. Muitos prints…)
Mais — EXCLUSIVO: as “esquisitices” apontadas pelos laudos da perícia criminal do local do assassinato, contradizendo a narrativa oficial em diversos pontos. Sim, temos os laudos! E também a análise dos mesmos, feita por perito veterano, amigo do blog.
Atualizado: (i) o segundo carro envolvido, ocultado pelos “investigadores”; (ii) o esquema de placas fantasma; (iii) a impossibilidade física; (iv) o plano dos mandantes do crime.

Ler mais

“#TicTac”: a “bomba” sobre Marielle e os Bolsonaro – D.E. 21/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com detalhes sobre a bomba relógio anunciada ontem, viral, sobre um suposto envolvimento dos Bolsonaro no assassinato de Marielle. Novidades aí?
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Lula, o petismo e a natureza do escorpião esperto”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto vai aproveitar os temas atualíssimos da conjuntura e sugerir: o que Darcy Ribeiro teria a falar da atual conjuntura brasileira e latino americana? Será o primeiro de quatro programas onde se discutirão autores hereges e renegados do pensamento brasileiro. O de hoje tem o título: “A iracúndia de Darcy Ribeiro”.

Ler mais

Briga de quadrilha: Generais vs. Lava Jato – D.E. 20/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na briga de quadrilha entre Generais e a Lava Jato. E o papel da Globo — e do Deep State dos EUA — na mesma.
(ii) O jornalista Beto Almeida, o homem por trás do projeto da Telesur, comenta os levantes na América Latina.
(iii) Fernando Nogueira Martins Jr., professor de direito penal e processo penal, explica a perspectiva “jurídica” (?) de Lula, aquele que se encontra “solto” mas não “livre”.

Ler mais

Exclusivo: tudo sobre a armação na embaixada da Venezuela – D.E. 14/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Lula sai da prisão e, em liberdade, grita forte … ‘Fica Bolsonaro'”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Hereges e renegados no pensamento brasileiro: a iracúndia de Darcy Ribeiro”.

Ler mais

Conseguimos: “Patriot Act” Tabajara em pauta. Chega a Lula? – D.E. 13/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na vitória da rodada: não conseguem mais esconder o “Patriot Act” Tabajara/ Novo AI-5. Bolha PIG-PIGuinho vermelho foi furada. Parabéns, expressonauta! Agora precisa chegar a Lula!
(ii) O jornalista Beto Almeida, o homem por trás do projeto da Telesur, com as últimas sobre o golpe na Bolívia e o levante no Chile.
(iii) O engenheiro João Ribeiro, especialista em engenharia aeroespacial e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Engenharia Militar, comenta a lesividade do acordo com os EUA para a entrega da Base de Alcântara, aprovado ontem pelo Senado “da República” (?).
(iv) O economista Mauricio Mulinari, do IELA/ UFSC, comenta: “Direitos trabalhistas, sindicatos e o Estado social: constituição e destruição”.

Ler mais

Bolívia: tudo sobre o golpe. Mais: repercussão para o Brasil (e Lula) – D.E. 11/nov/2019

Destaques:
Romulus Maya, o cientista político Felipe Quintas e Alejandro Acosta, editor da “Gazeta Revolucionária”, comentam o golpe de Estado na Bolívia, bem como as suas consequências para o Brasil, em que Lula está solto mas não “livre”.

Ler mais