Programa Jogo de Damas 04/jul/2018

Da Redação do Duplo Expresso,

Programa Jogo de Damas

Patrícia Vauquier e os professores, arquitetos e urbanistas Humberto Kzure-Cerquera e Cláudio Antônio Santos Lima Carlos falam sobre: “Gentrificação – Única solução de conservação do patrimônio cultural e de intervenção nas cidades?”

Humberto Kzure-Cerquera
Arquiteto e Urbanista – D. Sc. em Urbanismo – Professor do DAU/IT/UFRRJ.

Claudio Antonio S. Lima Carlos
Arquiteto e Urbanista, Mestre em Ciências da Arquitetura, Doutor em Urbanismo – Professor do DAU/IT/UFRRJ.

Gentrificação

Processo de transformação de centros urbanos através das mudanças dos grupos sociais ali existentes.
Fenômeno da composição que afeta uma região ou bairro pela alteração da dinâmica da composição local, tal como pontos comerciais ou novos edifícios, valorizando e afetando a população de baixa renda local.

Exemplo Rio de Janeiro

A primeira grande intervenção na cidade se deu durante as obras do prefeito Pereira Passos no eixo principal da cidade, atual Av. Presidente Vargas, no inicio do século passado

Em 1970 a transferência da capital para Brasília foi de grande importância no processo de deterioração e decadência em diversos pontos, antes nevrálgicos na antiga capital com o surgimento de vacâncias urbanas e a subutilização do parque imobiliário de propriedade federal.

O mais recente e relevante processo de gentrificação foi Projeto Porto Maravilha de enorme abrangência englobando os bairros da Saúde, Gamboa, Santo Cristo e parte do Centro.

Apesar de ações ao longo do tempo, em termos de conservação, obteve-se resultados pouco significativos, não colaborando em solucionar de maneira abrangente a tradicional imagem degradada, ainda evidente.

Envie suas perguntas e sugestões para os próximos programas através do e-mail: jogodedamas@duploexpresso.com

 

Acha o nosso trabalho importante? Reforce a nossa causa em apenas 2 segundos: apoie a sua divulgação tornando-se um Patrono do Duplo Expresso

Facebook Comments