Heleno pego ontem! Mais: verdade sobre leilão do Pré-sal – D.E. 7/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com (i) General Heleno pego de calça curta e ainda (ii) a verdade sobre o “fracasso” do leilão do Pré-sal.
(ii) O cientista político Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires: “O continente na hora do ‘progressismo'”.
(iii) O historiador Mario Maestri comenta: “AI 5: Gritam ‘Olha o Lobo’ enquanto ele já papa as ovelhas”.
(iv) “Caos Soberano”, especialista em tecnologia e cibersegurança, comenta o artigo — seminal — que acaba de publicar no D.E.: Como o neoliberalismo destruiu a economia norte-americana (parte 2)

Ler mais

“Ocupação híbrida”: o passo da luta no quadro atual – D.E. 24/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O cientista político Eduardo Jorge Vior comenta a reorientação geopolítica da Argentina na provável volta do Peronismo ao poder.
(iii) O historiador Mario Maestri comenta: “América Latina Insurrecta Encurrala Brasil Liberal”
(iv) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta o passo da luta no quadro atual, local e global, à luz do debate com Pepe Escobar e Piero Leirner na última terça-feira e as informações sobre o “Patriot Act” tabajara levantadas no D.E. de Domingo. “Que fazer?”

Ler mais

Bolsa: gringos metem o pé. D.E. avisou… – D.E. 9/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O cientista político Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires, as semanas decisivas para a eleição argentina e a crise no Equador.
(iii) Alejandro Acosta, editor do jornal “Gazeta Revolucionária”, comenta a paralisia do movimento sindical diante da perspectiva de privatização das nossas grandes estatais: Petrobras, Correios, Eletrobras, BB, CEF e mais educação e saúde públicas. O que está acontecendo?

Ler mais

Prepare-se – D.E. 26/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) Direto de Buenos Aires, o analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “a politica externa do futuro governo argentino, o Grupo de Lima, o TIAR, a crise venezuelano-colombiana, e o possível ‘impeachment’ a Trump”.
(iii) O historiador Mario Maestri lança a sua navalha, afiadíssima, sobre a política brasileira.
(iv) A socióloga Angélica Lovatto comenta: “Introdução crítica ao quarteto teórico da hegemonia paulista: é possível superá-lo?”.

Ler mais

Lava Jato sai em socorro da mamãe: Dilma! – D.E. 12/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase no álibi plantado pela Lava Jato para Dilma Rousseff (a sua orgulhosa mamãe), depois de o Duplo Expresso detalhar na segunda-feira a sua traição a Lula. Ontem foi dia de vez um “cozidão” requentado — ubíquo — no PIG e no “PIGuinho vermelho” (olha a pinça!), com um tal “Investigações da Lava Jato miram campanhas e núcleo de confiança de Dilma”. Nada de novo. Quer dizer, para além do recibo passado: sim, incomodamos!
(ii) O analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires: “A viagem de Alberto Fernández, o candidato de Cristina Kirchner, à Espanha e a política externa do peronismo”.
(iii) O historiador Mário Maestri comenta: “Brasil, um Chile Silencioso”.
(iv) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Política, nacionalismo de esquerda e primeira transição”.
(v) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. prossegue no comentário, direto da Argentina, sobre o sucesso de mobilização e ação do peronismo (que nos mata de inveja).

Ler mais

ONGs: começa o expurgo. D.E. avisou – D.E. 29/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na confirmação do verdadeiro plano de Bolsonaro para o tema “Amazônia”, revelado ontem pelo D.E.. Trata-se de uma bomba de fragmentação. Avisamos que viria aí a “Lava Jato das ONGs”. Ontem, no Senado, foi requerida a instalação do quê? Da “CPI das ONGs”! Primeira assinatura? Flavio Bolsonaro!
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta o pedido de moratória da Argentina ao FMI e o impacto regional e geopolítico da questão Amazônica.
(iii) Mario Maestri: “A Amazônia jamais foi nossa! Foi sempre deles! E vai ser ainda mais!”.
(iv) Beto Almeida comenta a conjuntura política, com ênfase história do conflito “ambiental” do Brasil com o centro do capitalismo.

Ler mais

“Lei Cancellier” (de Taubaté!), a guerra híbrida e as fake news – Duplo Expresso 15/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase em: (a) a fake news da “aprovação da Lei Cancellier”, quando o projeto votado ontem na Câmara é outro! Sem dentes! Pior: guerra híbrida na veia!; e (b) mais um CQD do DE: começa a entrega das reservas internacionais à Finança transnacional, para que essa possa depois estourar o Real e a Bovespa.
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta a sabotagem ao Kirchnerismo até a eleição geral, em dois meses.
(iii) Mario Maestri comenta: “Janaína, Freixo e o Copacabana Palace”.
(iv) Beto Almeida comenta as consequências da vitória do Kirchnerismo no último domingo.
(v) “Caos Soberano”, analista de segurança e tecnologia, comenta os novos furos do Golpe no rumo do fechamento do Regime.

Ler mais

“Vocês querem bacalhau?” – Com (não) “transferência de Lula”, Previdência passou e você nem viu – Duplo Expresso 8/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na “estranha” dinâmica de ontem no Judiciário, em que a Lava Jato levantou a bola para o STF cortar. Coincidentemente, com a plateia entretida com o espetáculo — “Lula vai ou não para presídio comum, em cela coletiva com assassinos e estupradores?” — , passou a Reforma da Previdência em segundo turno na Câmara. Fernando Nogueira Martins Jr. comenta os aspectos (supostamente) “legais” dessa última manobra do Golpe.
(ii) O analista internacional Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta: “A crise no Paraguai com a intervenção do ICIJ (Soros) pra frear o negócio da família Bolsonaro, o acordo sobre a Itaipu, e a privatização da Eletrobras”. 

Ler mais

Exclusivo: desmontando a farsa do #HackerDeTaubaté – Duplo Expresso 25/jul/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase no desmonte — cabal — da “narrativa” vendida pela PF — e pela Globo — sobre o (alegado!) “hackeamento” do celular de Sergio Moro pelo já célebre #HackerDeTaubaté. Exclusividade do D.E.!
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta a articulação americana para usar o tema “terrorismo” (fake) para controlar o tráfico de drogas no Brasil, na Argentina e no Paraguai.
(iii) Mario Maestri: “Trump atacará o Irã? É difícil. Enquanto isso, Bolsonaro declara guerra ao milho”.
(iv) Piero Leirner decifra os últimos disparos na guerra híbrida: “trovões na caserna”, #HackerDeTaubaté e “prisão” de Glenn Greenwald.

Ler mais

Previdência: o que está por trás – Duplo Expresso 11/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya sai do óbvio e comenta o que estará por trás do novo massacre tocado pelo Golpe no Plenário da Câmara (379 votos!): “malas” à la Geddel? Finança transnacional preparando o estouro do Real e da Bolsa no segundo tempo? Seja o que for, tivemos a exposição cristalina tanto do “Telecatch” como da inutilidade do (pseudo!) “cretinismo” parlamentar e judicial da “esquerda”.
— O cientista político e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires, o revelador depoimento ao Senado Americano do Almirante Graig Feller, Comandante do South Com., ou seja, o responsável pelo “quintal” latino. E comenta, ainda, as conexões internacionais de #DarioMesser, o doleiro dos doleiros, a kryptonita do “Super-Moro”.
— O historiador Mario Maestri comenta: “Não avançaremos com falsos amigos na trincheira”. Dá para ficar mais em linha com o D.E.? Difícil… rs
— Mauricio Mulinari, economista do DIEESE, comenta: “Previdência: o impacto do que foi votado e os próximos passos na luta”.

Ler mais

“Brasil: Narco-Evangelistão” – Duplo Expresso 27/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya e Rubem Gonzalez comentam: “Brasil: o Narco-Evangelistão”.
– Eduardo Jorge Vior: “O narcotráfico guia a política de Washington na América Latina; G20 e o (miserável) papel da Argentina e do Brasil nele”.
– Mario Maestri: “EUA: ganhar no quintal o que perde no mundo”.

Ler mais

Duplo Expresso 30/mai/2019

O Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 30/05, conta com os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “As eleições europeias e uma nova política externa para a Argentina”
– A professora do Dpto. de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP Angélica Lovatto questiona: “Os Cadernos do Povo Brasileiro continuam atuais?”
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 23/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 23/05, os seguintes destaques:

– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “O processo político argentino e o futuro do Mercosul”

– O historiador Mário Maestri fala sobre: “A rendição histórica dos generais brasileiros”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

💣 Geopolítica da droga, os EUA e os golpes na América Latina

Quando dissemos tempos atrás que o Brasil caminhava para se transformar no NARCO-EVANGELISTÃO, faltou dizer que era um plano para toda a região. Todos sob a égide da DEA americana (Drug Enforcement “Administration”): a agência, na realidade, REGULADORA do tráfico de drogas internacional.

Ler mais

Duplo Expresso 09/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 09/05, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “A guerra comercial entre EUA e a China e a necessidade de controlar as nossas moedas”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 02/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 02/05, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “Venezuela e o Império maluco (Asterix)”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 11/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 11/04, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “As eleições em Israel: Netanyahú formará seu quinto governo?”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “Nova comissão do Peronismo pode trazer novo fôlego à resistência anti-imperialista na região?”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 04/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 04/04, os seguintes destaques:
– O sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan debate: “A desastrosa visita de Bolsonaro à Palestina”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre “A viagem de Bolsonaro a Israel”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 28/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 28/03, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre: “Atualidade do pensamento filosófico de Ibn Khaldun”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: ”O aumento das hostilidades de EUA e Israel contra o Irã alivia a pressão da Venezuela e permite que se respire um pouco”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 21/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 21/03, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre: “Quando as elites dividiram o mundo – Parte final: Os tratados de Versailles, San Remo, Sévres e Lausanne”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “O que aconteceria com o Brasil se Macri não chegar à eleição de outubro?”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O narcotráfico guia a política continental de Washington

“As denúncias contra os governos da Argentina, Brasil e Colômbia mostram que o crime organizado é o verdadeiro motor da estratégia estadunidense.” Com esta frase, Eduardo Jorge Vior mostra como há uma espinha dorsal erigindo o andar das intervenções imperialistas estadunidenses na América Latina. Muito além de questões políticas com ideologias distintas, o que se evidencia é a retroalimentação capital-poder baseado no modelo expansionista da política de drogadição administrada. Sem partidos, sem bandeiras, sem fim.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 14/03, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan continua seu comentário sobre “a divisão do mundo pelas potências imperialistas  |  Parte III de III – Os Grandes Tratados do Pós-Guerra”.
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “O comparecimento do juiz Ramos Padilla na Comissão de Liberdade de Expressão da Câmara dos Deputados da Argentina para denunciar as ações ilegais da DEA no país“.
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães analisa “a atualidade política do Brasil e do mundo”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 28/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 28/02, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre “a divisão do mundo pelas potências imperialistas  |  Parte II de III – Conferência de Viena em 1814”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela, Grupo de Lima, Conselho de Segurança da ONU e a atitude do Brasil“
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães analisa “a atualidade política do Brasil e do mundo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 22/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 22/02, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela: as implicações internacionais da crise e a luta pelo poder nos EUA“.
– O PhD em Antropologia João de Athayde e a PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier analisam “Coletes Amarelos: a luta pelo domínio do discurso na França – o que ocorre entre governo, mídia e população”.
– O artista visual e ativista político Sama fala sobre “o regresso ao complexo Planeta dos Ex-Macacos”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

ASOFIL – Declaração pela Venezuela

Quem se preocupa e estuda as questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana, com o conhecimento e a verdade, sabe melhor como se posicionar no universo em sua totalidade. Com a questão venezuelana, não poderia ser diferente.

Ler mais

Duplo Expresso 14/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 14/02, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “O Islã hoje no contexto geopolítico mundial”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre: “O teatro da ‘ajuda humanitária’ e a crise na Venezuela”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 07/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 07/02, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “Os árabes e muçulmanos no Norte da África (Magrebe)”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre: “Venezuela, Trump e o Grupo de Lima”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 31/jan/2019

Destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “O papel do Clube Bilderberg hoje no mundo”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “Consequências econômicas e geopolíticas regionais do conflito venezuelano”
– Carlos Krebs e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A crise brasileira se aprofunda

Em sua coluna em Tiempo Argentino, Eduardo Jorge Vior apresenta uma opinião bem clara sobre os primeiros passos de Jair Bolsonaro como presidente brasileiro: apesar de acenar com um país mais moderno e liberal, conduz a população na direção do nosso primeiro período pós Império – a República Oligárquica. Esprimido entre tecnocratas ultra-liberais, pastores evangélicos pró-Israel e militares conservadores, há um conflito expresso entre o discurso que pretende e o realismo possível.

Ler mais

Duplo Expresso 13/dez/2018

Destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre: “O atual estágio da correlação de forças no mundo e a luta anti-imperialista de resistência – Parte II”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre: “Brasil e a Argentina no contexto mundial”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais