Geisel e o Golpe da Banca | Parte 2 de 3

Neste segundo artigo da série, Pedro Pinho relaciona ações promovidas pelo governo de Ernesto Geisel com ênfase na política externa e cultural, bem como no desenvolvimento econômico e tecnológico. Ao questionar sobre a realidade de nossa democracia, o autor aponta questões para que possamos refletir o quanto as causas identitárias (fechadas em si) favorecem o jogo neoliberal, bem como a singularidade com a qual o espectro dito mais progressista de nossa sociedade simplifica os governos militares.

Ler mais

Geisel e o Golpe da Banca | Parte 1 de 3

Do ponto de vista econômico-desenvolvimentista, Pedro Pinho abre uma nova série de artigos onde descreve o que seria primeiro grande golpe do sistema financista internacional contra o nacionalismo brasileiro: a sucessão de Geisel. Foi ali que a Banca conseguiu conduzir-nos em uma direção oposta aquela que poderia alçar-nos a uma condição de potência internacional. A precarização induzida do Estado Nacional – nunca magro o suficiente para a estética neoliberal – continua a impor um quadro de anorexia social aos brasileiros.

Ler mais

Duplo Expresso 17/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 17/05, os seguintes destaques:
– O professor de Processo e Direito Penal Fernando Nogueira Martins Jr. fala sobre: “A esquerda bate cabeça enquanto a violência aumenta. Ou não?”
– O artista visual e ativista político Sama discute: “As crises infinitas”
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Países com um projeto holístico de pesquisa, teoria, interpretação e conhecimento”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 16/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 16/05, os seguintes destaques:
– O jornalista e blogueiro António Aly Silva debate com o jornalista Wellington Callasans: “Onde foram parar as regras do regime democrático em Guiné-Bissau”
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política, com ênfase nos desdobramentos pós-manifestação em defesa da Universidade Pública.

Ler mais

Índia, história, tradições e eleições parlamentares de abril de 2019 – Parte Final

Neste comentário eu exponho a história da Índia, as suas principais religiões, a presença inglesa no país, sua independência e chego aos dias atuais com as eleições. Eu menciono os seis principais partidos – e sabemos que existem centenas por lá – e registro que a oposição, do Partido do Congresso, da família Gandhi, tenta voltar ao poder e destronar Narendra Modi, do Partido Janata (do Povo da Índia), de linha conservadora e que recentemente filiou-se à União Internacional Democrata, de linha conservadora.

Ler mais

Um pouco de Sociologia evitaria a falta de educação do governo Bolsonaro

Mesmo confessando não ter uma predileção pelo filósofo francês Pierre Felix Bordieu, Thais Moya faz uso do que depreendeu de seu discurso: a população trabalhadora não entra em convulsão social porque é induzida diariamente a crer que, se estudar, terá acesso ao elevador que ruma ao paraíso. Mas no Brasil, além de emperrarem o motor da máquina, querem que ela funcione com cada vez menos engrenagens e parafusos do que o mínimo necessário para admitir seu uso. E agora, há uma promessa que se ainda assim funcionar, este elevador só despencará na direção do inferno de nossas almas.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 14/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “A chapa esquenta na Argentina”
– O jornalista e analista internacional Pepe Escobar debate com o doutor em Antropologia Piero Leirner “EUA vs China/Rússia – O Brasil no Fogo Cruzado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O filme de terror nas ruas das cidades

Pessoas em situação de rua são um atestado da nossa culpa. São uma faca que roda na nossa carne para lembrarmos que somos omissos. São os frutos do nosso descaso e da nossa transferência de responsabilidades para terceiros.

Ler mais

Duplo Expresso 03/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 03/05, os seguintes destaques:
– O militante popular Vina Guerrero debate com Patrícia Vauquier sobre política habitacional.
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “M••• o Presidente”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “A República de Vai Mar… vai de mar a pior!”
– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A luta em defesa dos cursos de ciências sociais e de filosofia nas universidades brasileiras

O professor Lejeune, que esteve à frente da luta pela obrigatoriedade e autor de quatro livros que tratam do tema do ensino e profissionalização dos sociólogos no país, conta também a sua experiência nos 11 anos de luta entre 1997 e 2008, que redundaram na aprovação da lei 11.684/08 que passou a obrigar que nossas escolas de nível médio tenham nas suas três séries ambas as disciplinas. Lejeune indica ainda, e finalmente, qual o arco de alianças e com quais entidades deve-se formar uma frente ampla para combater esse governo e essas propostas obscurantistas.

Ler mais

Duplo Expresso 30/abr/2019

O Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 30/04, conta com os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques apresenta: “Costa Rica: paraíso centroamericano?”
– A doutora em Sociologia Thais Moya fala sobre: “Os ’não ditos’ de Lula”
– O doutor em Antropologia Piero Lairner comenta “os últimos disparos na guerra híbrida”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Utopia Brasileira

O Brasil não fez revolução alguma, jamais. Não se revoltou para conquistar a independência política. Nem para tirar da escravidão cerca de metade da sua população. Nem para implantar a industrialização burguesa. É incrível que alguém tenha medo da revolução socialista. É irônico, mas constitui uma das tragédias brasileiras: inimigos inexistentes.

Ler mais

Duplo Expresso 26/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 26/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama e o cartunista Geuvar Oliveira comentam: “Política nos Quadrinhos”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “A Dopagem Social”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

“Estou muito surpreso, estupefato…”

Benjamin Mouton, ex-arquiteto-chefe da Catedral de Notre Dame, discutiu a questão do fogo e da segurança no incêndio da última semana no ícone neogótico de Paris. A entrevista, conduzida por David Pujadas, foi transmitida ao vivo em 16 de abril de 2019 na rede de TV francesa LCI . Essa transcrição foi disponibilizada pelo coletivo Vila Mandinga, bem como a análise sobre o vídeo apresentado.

Ler mais

Dança das Cadeiras

O pau está comendo solto no Planalto. Aliás, o pau está comendo solto em todo Brasil. Muita gente está achando que somos um país que vai para frente, mas na verdade, vamos além. Vamos para todos os lados. Geralmente correndo da polícia. Aproveitando o Sábado de Aleluia, Sama mostra que há um plano em curso para unir as esquerdo(patias), as direita(tardias) e os isentões em volta de um mesmo Judas: as instituições. Jogar pedras nelas enquanto se dança em torno das cadeiras não permite que se veja o óbvio: todas as que restam tem apenas três pernas. E avião monomotor, veículo sobre duas rodas e cadeiras com três pernas não são confiáveis…

Ler mais

Debate: Desconstruir Bolsonaro é politizar o cidadão enganado

Dentro da minha proposta de promover o debate, fiz as devidas provocações numa entrevista que considero útil para este propósito, respeitando o contraditório, para que possamos ampliar este debate tão necessário sobre a política do nosso país. A filósofa Marcia Cavalcante fala neste vídeo sobre o dicionário “Desbolsonário de bolso”. São 50 páginas que tentam desconstruir os verbetes recentes que ocupam o tempo das pessoas com insanidades que ganharam força inicialmente nas redes sociais, mas depois ocuparam todos os espaços de debate.

Ler mais

Duplo Expresso 12/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 12/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “Nosso ódio será vossa herança!”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Panepistemio: a universidade é a reunião de todas os conhecimentos – e o ministro está reprovado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Tempo e a Mecânica Quântica em Mim

(…)Na internet, ficava procurando algum site que pudesse me passar alguma informação que não fosse falsa, sem encontrar… As caravanas do Lula ainda eram um alento, e nunca deixei de procurar por algo que fosse jornalístico de fato. Do outro lado (e literalmente do outro lado), Romulus Maia e Wellington Calasans tentavam passar essa informação que eu precisava. Um mandando artigos para o GGN e o outro para o Cafezinho, segundo informação deles mesmos, a priori.Então eles tentavam se colocar na imprensa alternativa e eu buscava essa informação elaborada por eles, até que em 2018, os conheci já com a criação do Duplo Expresso, li um dos artigos do Romulus e gostei muito da forma como foi escrito. Parecia um filme, muito bem elaborado e com vários flashbacks.

Ler mais

Duplo Expresso 05/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 05/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “A antropofagia que devorou a todos nós”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Aspectos de uma ilha-Brasil: escapando da distopia 64”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Aspectos de uma ilha-Brasil: eis o BraZZZil que dorme…

Em mais uma oportuna reflexão, o antropólogo João de Athayde denuncia um Brazil com Muitos “zês”. Característica gráfica que revela o estado de sonolência do nosso povo, mas também como consequência de uma maneira pusilânime como tem sido desmotivado – por forças nefastas – a construir o próprio destino e a própria nação.
É um texto de leitura obrigatória para quem deseja refletir sobre os rumos que devemos tomar. Boa leitura!

Ler mais

Duplo Expresso 29/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 29/03, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “Brasil, um país do Futuro do Pretérito”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “A esquerda do BraZZZil que dorme enquanto as direitas comandam as narrativas midiáticas”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O futuro sem dor

O projeto musical do Duplo Expresso segue com mais uma composição de Wellington Calasans musicada por Leonardo Lobo. A maneira inconsequente como os conteúdos produzidos pela Rede Globo têm sido compartilhados por tantas pessoas, inclusive aquelas que são simpáticas ao campo progressista da política, motivou esta reflexão. Desta vez um pop/rock com elementos árabes e também nordestinos fazem a base dos arranjos musicais. Aumente o volume e compartilhe.

Ler mais

O Fantasma da Marielle Franco

Para não responderem a pergunta que lhes atormenta os corações (de pedra) e as mentes (de vento), os prestidigitadores da Farsa-jato encerram a semana oferecendo a cabeça de mais um daqueles golpistas que lhes prestava reverências. Tudo incrivelmente previsível. O que seria apenas mais um “cala-boca”, pode tornar-se um grito de “bota-fora”. Cabe a nós ecoá-lo. Afinal, quem matou Marielle?

Ler mais

Duplo Expresso 22/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 22/03, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “Ou a Arte é Revolucionária, ou não é Nada!”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “LutAnálise: faça você também a sua!”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Quem vigia os vigilantes?

São cinco anos de Lava-jato. Como comemorar? A melhor coisa seria fazer como pretende Sama: sair por aí colando em cada poste deste Brasil um cartaz de “Procura-se”. Nele, a foto dos traidores lesa-pátria com carimbos de seus crimes – sim, bem sabemos que teríamos tantas carimbadas que nem daria para ver os rostos… Quanto tempo mais a sociedade do espetáculo hardcore vai levar para entender que quem está sendo punido neste teatro de horrores não são os atores no palco, mas o público que lhes paga ingresso?

Ler mais

Duplo Expresso 15/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 15/03, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama fala sobre “A Sociedade do Espetáculo Hardcore”
– O PhD em Antropologia João de Athayde comenta “Fora Bolsonaro, fora Mourão | Fora Yankees da minha nação”
– O jurista Luiz Moreira participa e comenta sobre “O fundo priva(tiza)do da Lava-jato”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Amadorismo, Ingenuidade ou Cumplicidade?

A mídia corporativa passou as últimas décadas demonizando a Esquerda, o PT e Lula. E com êxito completo. E de que forma Lula e Dilma reagiram aos ataques? Irrigar com recursos federais esse jornalismo que lhes apunhalavam serviu para estarmos no beco de hoje: o governo Bolsonaro. “cría cuervos y te sacaran los ojos!”

Ler mais

Duplo Expresso 12/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 12/03, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Bolívia e Socialismo Andino”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Derrota ao quadrado: Esquerda abraça o capeta ao defender jornalismo golpista”
– O antropólogo Piero Leirner acrescenta: “Derrota ao cubo: Esquerda perdida entre a Guerra Híbrida e a Lava-Jato”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais