Quem vigia os vigilantes?

São cinco anos de Lava-jato. Como comemorar? A melhor coisa seria fazer como pretende Sama: sair por aí colando em cada poste deste Brasil um cartaz de “Procura-se”. Nele, a foto dos traidores lesa-pátria com carimbos de seus crimes – sim, bem sabemos que teríamos tantas carimbadas que nem daria para ver os rostos… Quanto tempo mais a sociedade do espetáculo hardcore vai levar para entender que quem está sendo punido neste teatro de horrores não são os atores no palco, mas o público que lhes paga ingresso?

Ler mais

Duplo Expresso 15/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 15/03, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama fala sobre “A Sociedade do Espetáculo Hardcore”
– O PhD em Antropologia João de Athayde comenta “Fora Bolsonaro, fora Mourão | Fora Yankees da minha nação”
– O jurista Luiz Moreira participa e comenta sobre “O fundo priva(tiza)do da Lava-jato”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Amadorismo, Ingenuidade ou Cumplicidade?

A mídia corporativa passou as últimas décadas demonizando a Esquerda, o PT e Lula. E com êxito completo. E de que forma Lula e Dilma reagiram aos ataques? Irrigar com recursos federais esse jornalismo que lhes apunhalavam serviu para estarmos no beco de hoje: o governo Bolsonaro. “cría cuervos y te sacaran los ojos!”

Ler mais

Duplo Expresso 12/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 12/03, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Bolívia e Socialismo Andino”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Derrota ao quadrado: Esquerda abraça o capeta ao defender jornalismo golpista”
– O antropólogo Piero Leirner acrescenta: “Derrota ao cubo: Esquerda perdida entre a Guerra Híbrida e a Lava-Jato”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 8/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 8/03, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta sobre “Chove ouro no Brasil! Mas só para muito poucos…”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 7/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 07/03, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre “a divisão do mundo pelas potências imperialistas  |  Parte II| de III – Os Grandes Tratados do Pós-Guerra”.
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela-Argentina-Brasil: Un ratito más entre los espinos (“Um pouco mais entre os espinhos)“.
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães analisa “a atualidade política do Brasil e do mundo”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Um Poema para o Anjo Arthur

Uma homenagem do escritor angolano Orlando Victor Muhongo ao menino Arthur Araújo Lula da Silva, ao maior líder brasileiro de todos os tempos – Luís Inácio Lula da Silva – e a todos que estão do seu lado. Ele afirma: “Impossível ficar indiferente diante do que estão a fazer com o Brasil. Estamos juntos nessa luta!”

Ler mais

O Sistema Hollywoodiano de Entretenimento e Hegemonia

A partir da observação, constatação e consciência deste sistema, não é que João de Athayde pregue que não devêssemos mais assistir as produções ou consumir produtos estadunidenses, mas selecionar o quê e o quanto assistimos. Sobretudo, ele acredita que devemos reforçar nossa grade de leitura e interpretação, tornando-nos capazes de lançar mão de um olhar crítico e de precauções quando se fizer necessário. Visando o equilíbrio da balança de nosso olhar e de nossa mente, poderemos procurar e habituar-nos com produções artísticas, músicas, programas, entrevistas e documentários vindos de outros circuitos, origens, países, regiões, culturas e línguas diferentes.

Ler mais

Duplo Expresso 1º/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 1º/03, os seguintes destaques:
– O PhD em Antropologia João de Athayde conversa sobre “O sistema hollywoodiano de entretenimento e hegemonia”.
– O artista visual e ativista político Sama discorre sobre a epígrafe “Foda-se, é Carnaval!”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

PRECISA-SE OPOSIÇÃO | Nação sob o Poder de um Sistema e Conclusão

Pedro Pinho conclui a trilogia de artigos onde explora a questão-chave a quem espera um contraponto ao modelo anunciado de governo: Quem é oposição no Brasil hoje? Esta parte final desenvolve a visão de que o Estado brasileiro deixou de ser manipulado por outros Estados Nacionais e foi tomado de assalto. Usando como armas a dívida e a corrupção, agora quem dá as cartas é o sistema financeiro internacional. Prometendo o sol da “liberdade”, a Banca esconde as trevas da escravidão dentro de nossa sociedade de classes. Onde encontrar um farol de Oposição para guia-nos à luz do dia?

Ler mais

Duplo Expresso 28/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 28/02, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre “a divisão do mundo pelas potências imperialistas  |  Parte II de III – Conferência de Viena em 1814”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela, Grupo de Lima, Conselho de Segurança da ONU e a atitude do Brasil“
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães analisa “a atualidade política do Brasil e do mundo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 27/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 27/02, os seguintes destaques:
– A arquiteta e PhD em administração de empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “A farsa do sistema tarifário de energia como ‘motor’ do investimento para as empresas (privadas) do setor elétrico”
– O especialista na área de Minas e Energia, e PhD na área de Engenharia de Petróleo Paulo César Lima, comentando: “Segue o desinvestimento: A criminosa venda de 90% da participação na TAG – Transportadora Associada de Gás”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 26/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no programa Duplo Expresso desta terça-feira, 26/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Breve histórico das intervenções gringas na América Latina”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 3: A relação histórica entre militares e a agenda socialista”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

PRECISA-SE OPOSIÇÃO | Nação sob Poderes Nacionais Estrangeiros

Pedro Pinho dá sequência à trilogia de artigos que explora a questão-chave aberta com a posse do governo Bolsonaro: Quem é oposição no Brasil hoje? Após a introdução tratando do período colonial, neste artigo o autor apresenta os vínculos do Brasil-Império, passa pela Velha República e alcança a Era Vargas mostrando o movimento pendular brasileiro desde a esfera de influência britânica até a aproximação com o império estadunidense. Novamente, o foco está na compreensão entre o controle (Poder) e o executor deste (Governo), e a apresentação dos tópicos nacionalistas capazes de oferecer um contraponto à dominacão externa: soberania, cidadania, segurança e justiça.

Ler mais

Duplo Expresso 22/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 22/02, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta sobre “Venezuela: as implicações internacionais da crise e a luta pelo poder nos EUA“.
– O PhD em Antropologia João de Athayde e a PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier analisam “Coletes Amarelos: a luta pelo domínio do discurso na França – o que ocorre entre governo, mídia e população”.
– O artista visual e ativista político Sama fala sobre “o regresso ao complexo Planeta dos Ex-Macacos”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 20/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 20/02, os seguintes destaques:
– O especialista na área de Minas e Energia, e PhD na área de Engenharia de Petróleo Paulo César Ribeiro Lima, comentando: “As novidades sobre o prometido leilão de quatro áreas da Cessão Onerosa”.
– A arquiteta e PhD em administração de empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “Uma reflexão sobre o uso da energia como política pública dentro da estratégia de desenvolvimento nacional”.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 19/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 19/02, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Instituto de Nildo Ouriques comenta: “Crise e eleições no Equador”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Criminalização da LGBTfobia pelo STF: Uma mordida doce em fruto envenenado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

PRECISA-SE OPOSIÇÃO | Introdução e a Nação sob o Império Português

Pedro Pinho inicia aqui outra trilogia de artigos, agora explorando a grande questão aberta após a deflagração do governo Bolsonaro: Quem é oposição no Brasil hoje? Assumindo que não tem intenção de oferecer nenhuma resposta fácil ou imediata, o autor posiciona-se sobre os aspectos históricos para indicar-nos quem é/está Governo e quem é/tem o Poder. Entendendo isso, poderemos deixar a armadilha do ideário “prafrentex” e seguir para a implementação de um modelo real de luta social. Quem sabe assim as transformações nacionais e políticas finalmente ocorram, não?

Ler mais

Um Novo Começo

Tive uma relação bem próxima com seres de outra dimensão, ao longo de minha existência, esses seres vibram em outra frequência. Assim como nós vibramos na frequência deste paradigma, desta dimensão, eles vibram na frequência da deles. A vibração deles está numa frequência maior que a nossa. São extremamente mais adiantados em conhecimentos. Mas, a partir do nosso conhecimento, conceituamo-los como espíritos.

Ler mais

Duplo Expresso 15/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 15/02, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista Sama fala sobre: “Um país que não produz ficção científica, é capaz de imaginar seu futuro?”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Falso dilema ambiental – Uma luz sobre essa questão central (atualização)

Apresentamos uma atualização com mapas que amplificam o teor do debate aqui apresentado. Está colocado ao final. • • •

Ler mais

Bolsonaro, Um Governo Altamente Ideológico

O discurso de negação, de aniquilamento do oponente, e de sua criminalização, é a homilia altamente ideológica que acompanha o senso comum disperso e despolitizado, fruto da decepção e de um ambiente de desesperança. Antítese do Estado Nacional assistimos ao pacto da herança de subalternidade e subserviência aos interesses internacionais, que objetiva o desmonte do patrimônio público, com a concepção do Estado micro, seguindo a pauta econômica do ultraliberalismo.

Ler mais

Os novos escravos de ganho: A servidão financeira que assola o país

No Brasil, a escravidão acabou oficialmente em 13 de maio de 1888, com a promulgação da Lei Áurea. Porém, 115 anos depois, em 29 de maio de 2003, com a exclusão de um único parágrafo da Constituição, criaram-se as condições para a volta legalizada da servidão. Os lucros bilionários dos bancos, que batem recordes trimestre atrás de trimestre, ano após ano, são obtidos às custas da desgraça de milhões de brasileiros. Somos nós, tal como os escravos de ganho do passado, que nos vemos obrigados a trabalhar para saciar o apetite incessante e cada vez mais voraz desses senhores desumanos e inflexíveis.

Ler mais

Duplo Expresso 08/fev/2019

Destaques:
– O artista visual e ativista Sama e os cineastas e documentaristas William Alves e Zefel Cof comentam: “Eles vivem (e nós já não vamos muito bem)…”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Direita ou Esquerda – Para a banca tanto faz…

São tempos de par ou ímpar, segundo Pedro Pinho. Herege ou religioso. Romano ou bárbaro. Católico ou protestante. Comunista ou capitalista. Por todos os tempos, o Poder sempre procurou simplificar as diversidades de qualquer natureza, em especial as ideológicas ou as que o pudessem enfrentar (ou apenas assumir) suas diferenciações. Uma carga com as polaridades do tipo: nós ou eles.

Ler mais

A Farsa da Previdência e Outras Fraudes da Banca

A partir dos anos 1970 entrou na pauta das academias e das instruções, inclusive militares, a ideologia neoliberal. As comunicações de massa passaram a divulgar, de modo sempre favorável, o denominado “mercado”. As notícias restringiam-se apenas ao “mercado financeiro”, e aos indicadores que favorecessem as demandas vinculadas a este, como se fossem as principais referências para a avaliação do Brasil. O Estado, por outro lado, era ineficiente e corrupto. Jamais associou o corruptor – a Banca – aos corrompidos. Os corruptores ficaram restritos a alguns poucos empresários que atuavam na industrialização do País. Todos sabemos que a Banca se opõe à industrialização.

Ler mais

Duplo Expresso 01/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 01/02, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista Sama comenta: “Quem chuta Macumba não vai longe”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

E essa Estrela Solitária, Hein?

Quando queremos conquistar algo, primeiro vendemos a nossa imagem de bem-sucedidos. Depois do feito atingido, rebaixamos o outro para que, na sua suposta insignificância, perceba o outro, o nosso valor. Assim, mostramos apenas as nossas qualidades, principalmente o poder, mesmo que esse seja limitado. Mas o importante é que só a gente saiba disso. Impedimos que os outros também possam encontrar meios para encontrar a sua autovalorização, o seu autoconhecimento.

Ler mais

Falso dilema ambiental – Uma luz sobre essa questão central

Este artigo é a abertura de um debate. A partir de um comentário/texto publicado pelo Duplo Expresso há alguns dias, a doutora em Biogeografia (USP) e pesquisadora do Instituto de Botânica de São Paulo – Katia Mazzei – sentiu-se compelida a propor uma réplica. Com isso, iniciou-se uma discussão sobre a questão apresentada pelo cientista político Felipe Quintas do “falso dilema ambiental e infigenista”. Qual a melhor resposta para a sustentabilidade dos ricos biomas nacionais? Como transformar a abundante riqueza em fonte de desenvolvimento para o nosso país?

Ler mais