Geisel e o Golpe da Banca | Parte 1 de 3

Do ponto de vista econômico-desenvolvimentista, Pedro Pinho abre uma nova série de artigos onde descreve o que seria primeiro grande golpe do sistema financista internacional contra o nacionalismo brasileiro: a sucessão de Geisel. Foi ali que a Banca conseguiu conduzir-nos em uma direção oposta aquela que poderia alçar-nos a uma condição de potência internacional. A precarização induzida do Estado Nacional – nunca magro o suficiente para a estética neoliberal – continua a impor um quadro de anorexia social aos brasileiros.

Ler mais

A ocupação militar e o entreguismo fardado

Com a experiência de quem nasceu e conviveu com e na guerra e tem conhecimento profundo sobre questões militares, o nosso comentarista de política internacional, Professor Paulo Gamba, levanta mais um importante debate aqui no Duplo Expresso. Desta vez com o também angolano, Professor Hélder Cafala, especialista em Defesa Nacional e Segurança.

Ler mais

Duplo Expresso 17/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 17/05, os seguintes destaques:
– O professor de Processo e Direito Penal Fernando Nogueira Martins Jr. fala sobre: “A esquerda bate cabeça enquanto a violência aumenta. Ou não?”
– O artista visual e ativista político Sama discute: “As crises infinitas”
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Países com um projeto holístico de pesquisa, teoria, interpretação e conhecimento”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 16/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 16/05, os seguintes destaques:
– O jornalista e blogueiro António Aly Silva debate com o jornalista Wellington Callasans: “Onde foram parar as regras do regime democrático em Guiné-Bissau”
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política, com ênfase nos desdobramentos pós-manifestação em defesa da Universidade Pública.

Ler mais

Um pouco de Sociologia evitaria a falta de educação do governo Bolsonaro

Mesmo confessando não ter uma predileção pelo filósofo francês Pierre Felix Bordieu, Thais Moya faz uso do que depreendeu de seu discurso: a população trabalhadora não entra em convulsão social porque é induzida diariamente a crer que, se estudar, terá acesso ao elevador que ruma ao paraíso. Mas no Brasil, além de emperrarem o motor da máquina, querem que ela funcione com cada vez menos engrenagens e parafusos do que o mínimo necessário para admitir seu uso. E agora, há uma promessa que se ainda assim funcionar, este elevador só despencará na direção do inferno de nossas almas.

Ler mais

Entre a “Fujimorização” e a “Congolização” as únicas certezas são: o Brasil apodrece e a Argentina é logo ali

Se fizermos as necessárias adaptações de nomes e atores, veremos que o Brasil caminha para um cenário semelhante ou muito próximo daquele país africano. O Congo Democrático, assim como o Brasil, foi historicamente explorado como Colônia e até os dias de hoje é apenas um “terreno de exploração” controlado por grupos internacionais que usam os “mercenários comissionados” para o controle do caos interno e exportação das riquezas para os verdadeiros donos do país que vivem bem longe do país.

Ler mais

O filme de terror nas ruas das cidades

Pessoas em situação de rua são um atestado da nossa culpa. São uma faca que roda na nossa carne para lembrarmos que somos omissos. São os frutos do nosso descaso e da nossa transferência de responsabilidades para terceiros.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 05/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 05/05, o seguinte destaque:
– Romulus Maya, Thais Moya e o jurista Luiz Moreira falam sobre: “A guerra a Zanin e o exaurimento da burocracia do PT”

Ler mais

Não há hipótese de crescimento com a reforma da Previdência

Já disse que não existe a mais remota possibilidade de que a reforma da Previdência pretendida por Paulo Guedes venha a ajudar na retomada da economia e na criação de empregos. A reforma, como se diz em economia, é de natureza absolutamente contracionista. Manteria, em seus fundamentos, a situação de hoje, de queda do PIB. A queda da produção arrastaria para baixo o investimento, o emprego e o consumo, aprofundando a depressão.

Ler mais

Bolsonaro nos Manuais da Escola Superior de Guerra

A Paz Social é um dos objetivos fundamentais para qualquer nação. Significa a justiça e a garantia das necessidades mínimas para cada um dos cidadãos e para vida em comum. A Democracia é para ESG um objetivo em contínuo aprimoramento. Mas com a participação da sociedade, com a garantia dos Direitos Fundamentais do Homem, e com a responsabilidade de governantes e governados.

Ler mais

Liberdade e soberania na visão de dois angolanos

O professor universitário de Direito Internacional e Comentarista do Duplo Expresso, Paulo Gamba, entrevista o pesquisador em Políticas Internacionais e escritor Orlando Victor Muhongo, autor – entre outras obras – do livro “O IMPACTO DAS TELENOVELAS BRASILEIRAS NOS LUANDENSES”.

Ler mais

Duplo Expresso 03/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 03/05, os seguintes destaques:
– O militante popular Vina Guerrero debate com Patrícia Vauquier sobre política habitacional.
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “M••• o Presidente”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “A República de Vai Mar… vai de mar a pior!”
– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 02/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 02/05, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “Venezuela e o Império maluco (Asterix)”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Utopia Brasileira

O Brasil não fez revolução alguma, jamais. Não se revoltou para conquistar a independência política. Nem para tirar da escravidão cerca de metade da sua população. Nem para implantar a industrialização burguesa. É incrível que alguém tenha medo da revolução socialista. É irônico, mas constitui uma das tragédias brasileiras: inimigos inexistentes.

Ler mais

Duplo Expresso 29/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 29/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “Legislação trabalhista, cidadania e construção da Nação”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez fala sobre: “Esquerda cai na real na Segurança Pública”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Somente as refinarias da Petrobras podem garantir diesel a preços justos para os caminhoneiros

Não é verdade o que informou a administração da Petrobras com relação à “rigorosa” observância da paridade internacional. O diesel no Brasil só é 13% menor que a média global por causa da reduzida carga tributária. Se a carga tributária fosse a mesma, o País do Pré-sal e do extraordinário parque de refino cobraria pelo diesel muito mais que a média global, onde quase todos os países são dependentes de petróleo ou derivados importados. Já o Brasil, é grande exportador de petróleo.
Óleo diesel e frete caros não atendem aos interesses do País. A Petrobras estatal e gerenciada com espírito público é a garantia de diesel e frete baratos, o que contribui para a competitividade da agricultura brasileira.

Ler mais

Dança das Cadeiras

O pau está comendo solto no Planalto. Aliás, o pau está comendo solto em todo Brasil. Muita gente está achando que somos um país que vai para frente, mas na verdade, vamos além. Vamos para todos os lados. Geralmente correndo da polícia. Aproveitando o Sábado de Aleluia, Sama mostra que há um plano em curso para unir as esquerdo(patias), as direita(tardias) e os isentões em volta de um mesmo Judas: as instituições. Jogar pedras nelas enquanto se dança em torno das cadeiras não permite que se veja o óbvio: todas as que restam tem apenas três pernas. E avião monomotor, veículo sobre duas rodas e cadeiras com três pernas não são confiáveis…

Ler mais

99%, UNÍ-VOS! É o Filho Pródigo

José Carlos de Assis saúda o ingresso de André Lara Resende no rol dos economistas progressistas. Ou será que ALR fica com um pé no desenvolvimentismo e outro amarrado ao contracionismo? Ou seja, na conveniente posição de independência-em-cima-do-muro? A longa tradição de economistas fiscal-monetaristas servindo de vassalos aos interesses de banqueiros estaria sendo quebrada? Teria ALR percebido agora aquilo que o autor já preconizava há vinte anos? Leiam e entendam um pouco mais sobre as vantagens da aplicação das “finanças funcionais”, ao invés de uma política austera e contracionista subserviente apenas aos rentistas da dívida pública.

Ler mais

Teatro e cortina de fumaça: tem até falso “fogo amigo” para esconder a entrega do pré-sal

Enquanto liberais fingem debater Reforma da Previdência e até a Lava Jato volta ao centro do desvio de foco, o petróleo segue como a verdade escondida do verdadeiro debate.
Em mais um texto, Piero Leirner desnuda o conjunto de farsas que ocupa os noticiários e impedem que os brasileiros saibam o que realmente acontece contra o próprio país

Ler mais

A importância da regulação do preço do óleo diesel

É fundamental que haja uma regulação de preços de derivados básicos no País. Não faz sentido que, no caso dos derivados produzidos com óleo extraído no Brasil, a Petrobras pratique ou receba com base em preços de paridade de importação, como ocorre no caso do óleo diesel.

Ler mais

O Eterno Carnaval – Os Poderes Comandando as Farsas

Além do habitual diversionismo, esta Operação, que muito corretamente deverá ficar para a história como “Nos braços do Tio Sam”, também está expondo uma briga de quadrilhas por dinheiro e poder (ou também correrá sexo, para a trinca mágica das motivações?). Como escrevi recentemente, estamos procurando a oposição.E a contrarreforma da previdência, de interesse unicamente bancário, talvez tenha um aumento de custo no Congresso renovado.

Ler mais

Análise da informação sobre a privatização da TAG

A Petrobras afronta decisão cautelar do Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ADI 5624 MC/DF, com a informação, em 5 de abril de 2019, que, no âmbito do processo competitivo de desinvestimento de 90% da participação na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), o grupo ENGIE, conjuntamente com o fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), apresentou a melhor proposta, representando um Valor da Empresa de R$ 35,1 bilhões para 100% da TAG, na data base de dezembro de 2017.

Ler mais

Alcântara, o ministro astronauta e o crime de responsabilidade

A interpretação sistemática do artigo 5⁰ da Constituição Federal conduz à conclusão de que ministro mentir (prestar informação falsa) perante uma Comissão do Senado Federal (no caso, perante duas Comissões em reunião conjunta) é crime de responsabilidade.
Para tanto, convido os brasileiros que amam o Brasil a resistir a mais um ato de clara violação dos interesses nacionais, de violação da soberania popular e violação das prerrogativas do Congresso Nacional. Não devemos, nesta hora, fazer cara de paisagem. Que a cidadania se levante, que a Nação se ponha de pé!

Ler mais

A importância da extensão da plataforma continental na exploração do Pré-Sal

A necessidade de se criar uma verificação independente por um grupo de especialistas na delimitação do espaço estatal da plataforma continental além das 200 milhas marítimas – ao contrário de um simples ato unilateral do Estado – deve-se a dois fatores: (i) a complexidade dos critérios científicos e tecnológicos contidos no artigo 76; e (ii) o leito do mar, os fundos marinhos e o subsolo além dos limites da jurisdição nacional que foram declarados pela CNUDM como “patrimônio comum da humanidade”.

Ler mais

A mentira e a escravidão, os males do Brasil são

A enorme dificuldade em defender o consórcio dos interesses, reunidos para conquistar o Governo do Brasil, e a absoluta ausência de planos, projetos, programas que possibilitem solucionar os verdadeiros problemas nacionais, obrigam esta diversificada aglomeração, o “Governo Bolsonaro”, a se apegar nos discursos eleitoreiros e a construir fantasmas, perseguir inimigos que nem existem. Vamos tratar de  verdadeiros e grandes problemas nacionais.

Ler mais

O Tempo e a Mecânica Quântica em Mim

(…)Na internet, ficava procurando algum site que pudesse me passar alguma informação que não fosse falsa, sem encontrar… As caravanas do Lula ainda eram um alento, e nunca deixei de procurar por algo que fosse jornalístico de fato. Do outro lado (e literalmente do outro lado), Romulus Maia e Wellington Calasans tentavam passar essa informação que eu precisava. Um mandando artigos para o GGN e o outro para o Cafezinho, segundo informação deles mesmos, a priori.Então eles tentavam se colocar na imprensa alternativa e eu buscava essa informação elaborada por eles, até que em 2018, os conheci já com a criação do Duplo Expresso, li um dos artigos do Romulus e gostei muito da forma como foi escrito. Parecia um filme, muito bem elaborado e com vários flashbacks.

Ler mais

A Atualidade do Pensamento de Ibn Khaldun

Lejeune Mirhan faz uma síntese histórica do polímata Ibn Khaldun. Os elementos publicados neste texto reúnem dados, informações e opiniões de vários autores, enciclopédias e dicionários especializados, sobre a vida, a obra e o pensamento do eminente cientista árabe. Com séculos de antecedência, ele foi precursor de várias disciplinas científicas sociais, como a Demografia, a História Cultural, a Historiografia, a Filosofia da História, e a Sociologia. Também é considerado um dos precursores da moderna economia, antecipando conceitos utilizados por Karl Marx e Adam Smith.

Ler mais

Duplo Expresso 04/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 04/04, os seguintes destaques:
– O sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan debate: “A desastrosa visita de Bolsonaro à Palestina”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre “A viagem de Bolsonaro a Israel”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Pior Diplomata do Mundo

Andre Pagliarini oferece um excelente artigo destacando como as narrativas apresentadas pelo presidente do Brasil em seus primeiros momentos no cargo são uma extensão da campanha eleitoral farsesca. Bolsonaro tomou várias decisões controversas, para, pouco depois, cancelá-las; seu vice-presidente várias vezes o desmentiu publicamente; e a primeira aparição internacional no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, foi rematado fracasso. Apesar de a mídia local dar a impressão de destacar os escândalos do regime, o projeto político mais amplo do clã Bolsonaro permanece intocado. A agenda entreguista e de atraso econômico é encoberta por diversionismos internos com grande cobertura e por um componente externo que, normalmente, pouca atenção receberia. Ele está personificado no clown catalisador da persona presidencial – Ernesto Araújo –, praticante de uma política de relações exteriores “impertinente e imprudente”.

Ler mais