Você deve entender por que Kadhafi era odiado pelo Ocidente

O continente africano sempre teve seu desenvolvimento impedido pelos sucessivos danos causados pelas potências colonizadoras. O ex-líder líbio Muammar Kadhafi ousou desafiar a ordem colocada como “natural”, propondo a criação de um banco africano e uma moeda própria que valeria para os “ESTADOS UNIDOS DE ÁFRICA”.

Ler mais

Duplo Expresso 24/abr/2018

Destaques:
– O advogado Rubens Francisco comenta a hipótese de julgamento de recuso de “Reclamação” de Lula pela Segunda Turma do STF, supostamente favorável.
– Reda Soueid, militante progressista árabe fala sobre: “Quem orienta o ‘terrorismo’ de Ana Amélia?”
– O doutor em Economia Gustavo Galvão comenta: “Medidas que devem ser tomadas pelo próximo presidente para tirar o Brasil da crise econômica”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 17/abr/2018

Destaques:
– O professor universitário e comentarista de política internacional na imprensa angolana, Paulo Gamba comenta: “A Síria no debate geopolítico”.
– O doutor em Economia Gustavo Galvão fala sobre: “Por que o petróleo ainda é importante para as economias”.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 3/abr/2018

Destaques:
– O professor universitário e comentarista de política internacional na imprensa angolana, Paulo Gamba, comenta: “A ‘Presunção da Inocência’ no Direito Internacional”.
– O advogado Rubens Rodrigues Francisco fala sobre: “A peça Amicus Curiae do Pró-Vítimas/Duplo Expresso pela liberdade de Lula e do Brasil”.
– O doutor em Economia Gustavo Galvão fala sobre: “Geopolítica da mobilidade e energia”.

Ler mais

O “gênero frágil” que fez o capitalista conhecer o terror

As primeiras notícias das mulheres soldadas em Daomé datam de cerca de 1830. Daomé lutava em muitas guerras, o que levou ao declínio da população masculina. Isso é outro fator que pode explicar o uso de mulheres como militares. A última vez que elas entraram num campo de batalha foi em 1894, quando a França venceu a 2º Guerra Franco-Daomeana e subjugou o reino africano. “O colonialismo fez com que as mulheres africanas se encolhessem, perdessem a força, passassem a se casar para ser sustentadas pelos maridos”.

Ler mais

Duplo Expresso 13/mar/2018

Destaques:
– O professor universitário e comentarista de política internacional na imprensa angolana e no Duplo Expresso, Paulo Gamba, comenta: “Cooptar a justiça dos países: nova arma dos inimigos externos?”
– O Secretário para Relações Internacionais do MLSTP, Nelson Mendes, fala sobre a crise política em São Tomé e Príncipe.

Ler mais