“Hacker de Taubaté”: vem golpe aí? – Duplo Expresso 16/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya aponta a possibilidade de novos C.Q.D.s do Duplo Expresso nesta semana, quando a “operação em pinça” do PIG junto ao “PIGuinho vermelho” é mais uma vez acionada para fazer um esquenta para a possível prisão de um “hacker de Taubaté” — e mesmo uma investida “contra” Glenn Greenwald.
— Nildo Ouriques: “a dialética da crise brasileira”.
— Thais Moya e o olhar que decifra o subtexto por trás do noticiário político.
— Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida.

Ler mais

Golpe tira férias? – Duplo Expresso 15/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya pergunta, diante do início do recesso parlamentar: “Golpe tira férias?”. O que fazer para impedir surpresas desagradáveis na volta para casa, em agosto.
— Felipe Quintas: “A urgência da Questão Nacional”.
— Rubem Gonzalez chega entrando de sola.

Ler mais

PHA: primeira vítima dos novos tempos? – Duplo Expresso 12/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya reitera: diante da representação do partido de Bolsonaro contra Glauber Braga, para cassar o seu mandato, o Duplo Expresso ajudará a provar que Moro é, sim, “juiz ladrão” —  #DarioMesser #Banestado #CadeCunha #TaclaDuran#JucaBala #DavidMuino #MensalinhoFigueiredoBasto #AdvocaciaDaConge#DocsDaSuíça #PauloSergioDaRochaSoares.
— Na semana em que perdemos PHA, João de Athayde e Claudio Pacheco comentam: “Do luto à luta: uma breve história do envenenamento através dos séculos”.

Ler mais

Previdência: o que está por trás – Duplo Expresso 11/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya sai do óbvio e comenta o que estará por trás do novo massacre tocado pelo Golpe no Plenário da Câmara (379 votos!): “malas” à la Geddel? Finança transnacional preparando o estouro do Real e da Bolsa no segundo tempo? Seja o que for, tivemos a exposição cristalina tanto do “Telecatch” como da inutilidade do (pseudo!) “cretinismo” parlamentar e judicial da “esquerda”.
— O cientista político e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires, o revelador depoimento ao Senado Americano do Almirante Graig Feller, Comandante do South Com., ou seja, o responsável pelo “quintal” latino. E comenta, ainda, as conexões internacionais de #DarioMesser, o doleiro dos doleiros, a kryptonita do “Super-Moro”.
— O historiador Mario Maestri comenta: “Não avançaremos com falsos amigos na trincheira”. Dá para ficar mais em linha com o D.E.? Difícil… rs
— Mauricio Mulinari, economista do DIEESE, comenta: “Previdência: o impacto do que foi votado e os próximos passos na luta”.

Ler mais

O mistério Moro: vem chumbo aí? – Duplo Expresso 10/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya comenta: (i) a conjunção de sinais envolvendo Sergio Moro nos últimos dias que levam a crer que vem chumbo grosso por aí; e (ii) a muito reveladora meta-análise do pauta “Dario Messer”, a kryptonita de Sergio Moro, no dia de ontem, expondo a operação em pinça PIG vs. “PIGuinho vermelho”, mais uma vez constituindo o tal “espectro total” da “guerra híbrida”.
— Cibele Laura analisa a emergência do “terceiro setor” desde os anos 1970, com o qual o capital logrou colonizar ideologicamente a esquerda, levando-a a um neoliberalismo “onguizado”, passando a advogar — tal qual a direita — a privatização de políticas (antes) “públicas” voltadas às questões sociais.
— O economista e especialista em relações internacionais Daniel Corrêa da Silva faz um balanço dos seis meses da política externa “brasileira” (aspas necessárias) sob Bolsonaro, contextualizando-a no atual cenário geopolítico.

Ler mais

Marcelo Bretas: o outro “juiz ladrão” – Duplo Expresso 9/jul/2019

Destaques:
– Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, com mais alguns C.Q.D.s e a constatação de que Marcelo Bretas, o subprojeto de Moro do RJ, também é… “juiz ladrão”. E quem chega para a festa, hoje? #DarioMesser! Ah, essa Lava Jato…
– Nildo Ouriques conta como anda o Uruguai, à beira da eleição que tudo pode mudar.
– Piero Leirner comenta os últimos disparos na “guerra híbrida”.

Ler mais

Glauber Braga – e D.E.! – provarão que Moro é ladrão – Duplo Expresso 4/jul/2019

Destaques:
– Romulus Maya, mais que hipotecar solidariedade, avisa: Duplo Expresso está pronto para trabalhar com o (grande) deputado Glauber Braga para provar que Sergio Moro é, sim, “juiz ladrão”. Representação no Conselho de Ética contra Glauber, patética tentativa de intimidação por parte de bolsonaristas, é chance de ouro há muito aguardada para colocar na roda: #Banestado, “doleiro dos doleiros” #DarioMesser (imagina ele convocado como testemunha!), Tacla Duran (idem!), fonte do TI da Odebrecht (revelando a farsa da “investigação” combinada Lava Jato/ Odebrecht), documento do D.E. que prova crime de Moro (fraude processual), falsa prisão de Eduardo Cunha em Brasília (outra testemunha!), seu banqueiro na Suíça, David Muino (que deputados recebiam dele?), e, finalmente, pegar os…
– … documentos – originais – da Odebrecht na Suíça! E aí? Vão encarar?
– Mario Maestri: “O imperialismo também está dividido. O que é sempre bom, mas não melhora a nossa triste sorte”.
– Angelica Lovatto: “Atualidade do nacionalismo de esquerda”.

Ler mais

Telecatch “esquenta”: Glenn exfiltrado? – Duplo Expresso 3/jul/2019

Destaques:
– Romulus Maya decifra o subtexto da interação Moro/ oposição na Câmara e colhe mais um possível CQD do Duplo Expresso, quando a “exfiltração” de Glenn Greenwald segue sendo articulada;
– Cibele Laura comenta a Geopolítica dos recursos naturais, hoje com ênfase no “pai de todos”, o petróleo;
– O Professor titular de Direito Econômico da USP Gilberto Bercovici analisa o tratado União Europeia-Mercosul: pacto colonial do Séc. XXI?

Ler mais

A luta é hoje! (UE x Mercosul) – Duplo Expresso 2/jul/2019

Destaques:
– Romulus Maya esclarece: enquanto você está devidamente distraído falando de “Moro na Câmara”, Bolsonaro e os europeus amarram as mãos de TODOS os próximos governos, impedindo – para sempre – a industrialização do Brasil;
– Nildo Ouriques comenta essa patifaria, contextualizando-a na história econômica; e ainda “Colômbia: a paz e o terrorismo de estado”;
– Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida, com ênfase nos militares e #VazaJato.

Ler mais

Previdência + #VazaJato – Duplo Expresso de Domingo 30/jun/2019

Destaques:
– Maria Lucia Fattorelli e a nuvem de fumaça — azul e (pseudo!) “vermelha” — encobrindo o fim da Previdência.
– Luiz Moreira comenta a atualidade política e jurídica do Brasil golpeado, com ênfase no desenrolar do “#VazaJato”, na sucessão na PGR e na perspectiva jurídica de Lula.
Apresentação: Romulus Maya.

Ler mais

“Brasil: Narco-Evangelistão” – Duplo Expresso 27/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya e Rubem Gonzalez comentam: “Brasil: o Narco-Evangelistão”.
– Eduardo Jorge Vior: “O narcotráfico guia a política de Washington na América Latina; G20 e o (miserável) papel da Argentina e do Brasil nele”.
– Mario Maestri: “EUA: ganhar no quintal o que perde no mundo”.

Ler mais

Duplo Expresso 26/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya e mais um CQD: outro dia de “telecatch” no STF entre “garantistas” (de ocasião) e “malvadões da capa preta” — O D.E. avisou! O dia de ontem foi positivo e não negativo: desmascarou de vez o “PT Jurídico”.
– Cibele Laura: “soberania, recursos naturais e o Golpe no Brasil”.
– Fernando Nogueira e a farsa no STF.

Ler mais

Exclusivo – como Dilma e os militares ultrapassaram a linha (no pré – e pós! – Golpe)

Não basta dizer que há antipetismo nas Forças Armadas, é preciso entender como esse viés ganhou “materialidade” e galvanizou o apoio dos militares ao projeto do Golpe.
Há, aí, uma boa pista para que se entenda por que, do ponto de vista militar, não se trata necessariamente de “entreguismo” o que ora está acontecendo (sob Temer e Bolsonaro) — mesmo que se discorde, frontalmente, dessa sua “interpretação” da realidade.

Ler mais

Duplo Expresso 25/jun/2019

Destaques:
– Nildo Ouriques: a polêmica do Intercept/ Duplo Expresso; mais “Honduras arde”.
– Thais Moya decifra o subtexto do atual cenário político, com ênfase no esvaziamento do balão Glenn Greenwald.
– Piero Leirner e os últimos disparos na guerra híbrida. Ênfase na leitura dos impactos das últimas rodadas da perspectiva militar.

Ler mais

Pepe Escobar: “VazaJato” se transforma no Russiagate 2.0

“Como tenho discutido com alguns de meus principais interlocutores brasileiros, como o antropólogo craque Piero Leirner, que sabe em detalhes como os militares pensam, e o advogado internacionalista baseado na Suíça e consultor da ONU, Romulus Maya, o Deep State americano assume a posição de articulador da ascensão direta das Forças Armadas brasileiras ao poder, assim como os seus fiadores. Assim sendo, caso essas não sigam o roteiro ao pé da letra – ou seja, relações comerciais limitadas com a China; e isolamento da Rússia – o Deep State pode trazer o pêndulo de volta a qualquer momento”.

Ler mais

Duplo Expresso 21/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya: urgente – Revista Istoé dá a senha para o fechamento do regime com “off” da “Polícia Federal” (sic)! Sim, exatamente como o Duplo Expresso avisou: vão usar o fake “ataque dos russos”. E a História registrará exatamente quem, na “esquerda”, se omitiu ou, pior ainda, ajudou-os com esse patético “incêndio do Reichstag” tabajara.
– João de Athayde: “breve dicionário de noções úteis”.
– Claudio Pacheco comenta a atualidade política.

Ler mais

Duplo Expresso 18/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya comenta as reações ao artigo-bomba “Explosivo: a viagem – secreta – de Dilma à Rússia, em meio à “#VazaJato”!” (link: https://duploexpresso.com/?p=105834): recibos passados à sua viralização ontem; e confirmação – espetacular – no fim do dia.
– Nildo Ouriques: «Mexico: as opções de Lopes Obrador diante do Império».
– Thais Moya decifra o subtexto da “VazaJato”.
– Piero Leirner e os últimos disparos na “guerra híbrida”.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 16/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso de Domingo, 16/jun/2019, os seguintes destaques:
O constitucionalista Luiz Moreira, ex conselheiro do CNMP, e o Professor de Direito Econômico da USP Gilberto Bercovici debatem a atualidade política e jurídica do Brasil.
Apresentação: Romulus Maya, especialista em direito internacional econômico.

Ler mais

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol
Prefácio por Romulus Maya:

Exclusivo: batom na cueca! O malabarismo “editorial” do Intercept para induzir leitores a erro na tentativa de proteger Moro & Dallagnol, principais suspeitos de serem os vazadores dos diálogos, tirando-os do foco. Editores Glenn Greenwald e Leandro Demori devem explicações.
Se foi Dallagnol, ou Moro, esses não passam de peões sem efetiva relevância; “serviçais” do imperialismo. Mas o que “Rei e Rainha do vazamento” (a saber, Deep State norte-americano) querem operar no tabuleiro politico brasileiro, e, ainda mais importante, mundial?
Quando experientes e calejadas lideranças esquerdistas fazem coro à narrativa que serve, na prática, aos interesses do Deep State (“ataque russo ao governo e às instituições brasileiras”), significa que são ingênuas e despreparadas ou que estariam convenientemente fazendo jogo-duplo para emplacar um roteiro acordado e ensaiado?
E nós? Seremos apenas telespectadores boçais desse grande “Big Brother Brasil”? Ou, na verdade, de um “Big Brother… America”? Bem, Glenn Greenwald — e seu “mecenas”, o “polêmico” multi-bilionário Pierre Omidyar –, certamente, sabem a resposta para essa pergunta.

Ler mais

Existirá o “Sagrado” para o Neoliberalismo?

Se pudesse, João de Athayde enfiaria um toco na ponta do canhão de um destes fake tanks defensores do neoliberalismo. E, no engasgo, aproveitaria para perguntar: “Conhecerão o sentido do sagrado? Respeitarão algo como sendo sagrado? Ou profanarão com sua sede até o último ligame de compaixão e solidariedade dos grupamentos humanos?”

Ler mais

Exclusivo: militares usarão #VazaJato, Greenwald e “russos” para dar golpe?

Os militares usarão #VazaJato, Glenn Greenwald e os “russos” para dar o golpe no Brasil?
Com apoio dos EUA?
É por isso que estão usando Greenwald para queimar Sergio Moro?
Que papel os partidos de esquerda – e os veículos ligados aos mesmos – desempenham nessa farsa?
O de “idiotas úteis”?
Ou algo mais sinistro?
Aliás, para além do principal, o timing sincrônico dos ubíquos “agentes russos”, qual seria o evento detonador do “reboot”? Algo com a Venezuela? Uma nova “fake-ada”? Em Moro desta feita, talvez? Ou, um ataque em larga escala à infra-estrutura brasileira (e.g., derrubar Itaipu)? “Casualmente”, por exemplo, amanhã, no dia da “greve geral” – convocada pela esquerda? “Provando”, “em definitivo”, que a esquerda brasileira é, “sim”, a “cabeça de ponte” da “invasão russa ao Brasil”? Justificando o seu expurgo? Ou o catalisador seria um HC concedido a Lula pelo “corrupto” STF, causando “grave comoção social” de “cidadãos de bem” – devidamente plantados – Brasil afora? Enfim, os milicos têm um leque de opções à sua disposição.
Americanos, chineses e russos: para o bem e para o mal, o Brasil, sem sair do lugar, foi para o centro do mundo desde o último domingo. Briga de cachorro grande. Infelizmente, com prognóstico nada positivo.

Ler mais

Duplo Expresso 13/jun/2019

O antropólogo Piero Leirner, a doutora em Sociologia Thais Moya e o advogado internacionalista Romulus Maya comentam sobre: “Hackeamento, vazamento, Telegram, Omidyar, falcões, pombos, Vaza-jato, Lula, o PT, Greenwald, Moro, Deltan e outros quetais”. Auxílio, remoto (?), de Pepe Escobar.

Ler mais

Duplo Expresso 12/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 12/06, os seguintes destaques:
– A doutora em Sociologia Thais Moya comenta: “Vaza-jato ‘para inglês ver’: considerações sobre o uso político dos vazamentos”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez questiona: “Vaza-jato: O que não vai sair do CU-rador do Glenn?”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Para entender o rolo – viral – do dia: Telegram/ Moro/ Intercept (& Duplo Expresso)

Diante dessa armação latente, ainda antes de Globo e Sergio Moro saírem a campo nesta manhã, o Duplo Expresso mostrou o que os demais jornalistas brasileiros deveriam estar fazendo: apuração. Em vez de ficarmos girando nossos pescoços para (apenas) acompanhar – e repercutir (passivamente) – a “bola de tênis” ser passada de um lado para o outro da quadra, ora da raquete de Glenn Greenwald, ora da de Sergio Moro, num grande espetáculo, fomos diretamente ao Telegram.
O resultado?
O furo que hoje viralizou no Brasil.

Ler mais