O imperialismo está dividido

O choque da política bolsonarista com a realidade interna e externa resultou em grandes derrotas. A atual reorientação de Trump aumenta a confusão dos aloprados no governo. O acordo do Mercosul com a União Européia, mais um passo na desindustrialização do país, é adesão ao globalismo -nesse caso- europeu, execrado por Trump. Também em Osaka, Bolsonaro abandonou a ladainha golpista contra a Venezuela e reafirmou a participação no Acordo de Paris [2015]. Deixou no Brasil o chanceler amalucado Ernesto Araújo e levou na mala o vice-chanceler, Otávio Brandelli, o queridinho do general Mourão. O conflito inter-imperialista influencia a política e a sociedade brasileiras, sem apresentar, por ele só, contribuição à solução da crise catastrófica que golpeia o país. Não há contradição entre a política Trump-protecionista, republicana, e a globalizadora, democrática. Leia o artigo completo, debata, compartilhe.

Ler mais

USA: ganhar no Quintal o que perde no mundo

Há décadas os USA são incapazes de grandes empreendimentos internacionais, capazes de oferecer, mesmo para retirar ainda mais, como o plano Marshall que enquadrou a sociedade européia aos desígnios estadunidense. Exerce a diplomacia do bastão sem a cenoura, para enquadrar aliados e tributários na operação de desorganização das economias e sociedades chinesas e russas. Ofensiva que se serve de choques militares localizados terceirizados e, se necessário, diretos. O que pode levar a confronto mundial. A crise se instala no governo e enfraquece o próprio golpe. Generais, empresários, banqueiros apenas esperam que seja aprovado o arrasamento do sistema público e privado de pensões. O movimento social voltou às ruas, com vontade, revelando decisão de luta. Não deixe de ler mais uma análise de Maestri no Duplo Expresso.

Ler mais

Traíras no PT boladões com o D.E. (rs) – D.E. 11/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase nos recibos passados pelos traíras no PT após a exposição da traição de Dilma a Lula. Que fazer se a verdade, que chegou primeiro no D.E., é confirmada por novos elementos? Mas tem muuuito mais…
(ii) O veterano jornalista Beto Almeida mexe no vespeiro: “o 11 de setembro, que se prolonga e se repete”.
(iii) o advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. conclui hoje o comentário, direto da Argentina, sobre o sucesso de mobilização e ação do peronismo (que nos mata de inveja).

Ler mais

A “teoria” que era prática da conspiração – D.E. 10/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na “teoria da conspiração” que era, na verdade, a sua prática: grana de George Soros coloca Jean Wyllys para “dar aula em Harvard”. Já de olho para estarem bem situados na nova “volta dos exilados”…
(ii) PhD em economia e Presidente do IELA/ UFSC, Nildo Ouriques comenta a situação na Colômbia, em que as FARC voltam a pegar em armas. Mais: Brasil!
(iii) o advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta, direto da Argentina, o sucesso de mobilização e ação do peronismo (que nos mata de inveja).

Ler mais

Gringos (do Intercept) atacam nacionalismo – D.E. 9/set/2019

Romulus Maya e Felipe Quintas fazem a análise da conjuntura política, hoje com ênfase (i) na atualidade de Miguel Arraes; e (ii) nas falácias publicadas no Intercept, de Glenn Greenwald, tributando ao “homem branco civilizador” (como Greenwald?) os grandes avanços humanitários do Brasil — esquecendo-se, convenientemente, do ônus do Imperialismo e das conquistas do nacionalismo. Ah! o “civilizador” Greenwald avisa: “Como eu disse há meses – com base na minha experiência em relatar o arquivo Snowden – algumas das revelações mais importantes com grandes vazamentos ocorrem no quarto, quinto e sexto meses (!). Tem muitas outras”. Ou seja, quer continuar com o “limited hangout” fazendo diversionismo. Você vai se deixar enredar pelo gringo?

Ler mais

“Esquerda”: os cachorrinhos de Bolsonaro (e Pavlov) – D.E. 6/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com destaque para dois novos exemplos de como Bolsonaro consegue, via abordagem indireta (guerra híbrida), extrair da esquerda a reação exata que lhe favorece. Triste mas não há diferença alguma entre um parlamentar da oposição e um cachorro de Pavlov…
(ii) O antropólogo João de Athayde comenta: “O telecatch entre Bolsonaro e Macron continua!”
(iii) O jornalista Beto Almeida resgata a Cadeia da Legalidade, a operação de guerra comunicacional tocada por Leonel Brizola que evitou que o Golpe de 1964 se desse em 1961. Lições para hoje?
(iv) O especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” e as últimas da guerra comunicacional de hoje, nas redes sociais.

Ler mais

Paulo Pimenta enfia faca nas costas de Lula (e Gleisi). Avisamos, não?

Confirmação de algo que o D.E. antecipou mais de 4 meses atrás: um dos principais cooptados pelo Golpe dentro do PT, o criminoso Paulo Pimenta (segundo relato do seu próprio primo, seu ex-“laranja”) tenta ser o “tertius” entre Gleisi Hoffmann, a candidata de Lula, e Paulo Teixeira, o candidato — i.e., o candidato nominal (mais para corta-luz) — do PT Jurídico, na disputa pela Presidência do partido. Caro petista, é Gleisi ou sai vazado!

Ler mais

Alerta: Golpe prestes a dar o bote no PT – D.E. 5/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com destaque para a confirmação de algo que o D.E. antecipou mais de 4 meses atrás: um dos principais cooptados pelo Golpe dentro do PT, o criminoso Paulo Pimenta (segundo relato do seu próprio primo, seu ex-“laranja”) tenta ser o “tertius” entre Gleisi Hoffmann, a candidata de Lula, e Paulo Teixeira, o candidato — i.e., o candidato nominal (mais para corta-luz) — do PT Jurídico, na disputa pela Presidência do partido. Caro petista, é Gleisi ou sai vazado!
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “1822: a independência dos escravistas”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Nacionalismo de esquerda e emancipação política”.
(iv) O jornalista Juremir Machado, da Rádio Guaíba, comenta o exercício do seu ofício na atual conjuntura política brasileira. O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. participa da entrevista.

Ler mais

Brasil 2019: um desafio amazônico (com Aldo Rebelo) – D.E. 4/set/2019

Destaques:
(i) Urgente: jornalista Adécio Piran, responsável pelo furo sobre a combinação por parte de fazendeiros bolsonaristas do “Dia do Fogo”, relata as ameaças de morte de que é alvo. É preciso denunciar!
(ii) Luiz Ferreira Júnior, advogado, mestre em comunicação pela UNESP e mestre em Direitos Humanos pela Universidad de San Martín (Argentina), comenta a “tribalização” brasileira no cenário de crise amazônica: as instituições diante de lobbies e disputas internacionais, na era das redes sociais.
(iii) O ex-Ministro Aldo Rebelo, rara voz no campo progressista com interlocução nas Forças Armadas, volta a discutir Amazônia, imperialismo, Golpe, Lula e saídas. Participação do cientista político Felipe Quintas, doutorando pela UFF.

Ler mais

Pepe Escobar – sem censura: Lula, Amazônia e guerra híbrida

Romulus Maya e Piero Leirner recebem Pepe Escobar, digerindo o saldo da sua recente visita ao Brasil: Lula, Amazônia… é guerra híbrida, minha gente!
Imperdível.

Ler mais

Pepe Escobar sem censura: Lula, Amazônia, guerra híbrida – D.E. 3/set/2019

Destaques:
(i) Polêmica: Nildo Ouriques promete desconstruir uma quase unanimidade: Jessé… Souza?!
(ii) Romulus Maya e Piero Leirner recebem Pepe Escobar, digerindo o saldo da sua recente visita ao Brasil: Lula, Amazônia… é guerra híbrida, minha gente!
Imperdível.

Ler mais

Preparando o Estado para soberania – uma perspectiva histórica

O desmonte que os aparatos estatais nacional-desenvolvimentistas e sociais sofrem hoje reflete o projeto político de desnacionalização dos centros decisórios do país e de aviltamento das condições de vida da população, em favor da financeirização subordinada aos eixos mundiais de acumulação.
Resgatar o Estado das oligarquias colonizadas e colocá-lo a serviço da Nação brasileira, em favor da sociedade como um todo, foi a tarefa que a Revolução de 1930 e a Era Vargas empreenderam e que cumpre retomar para que o Brasil possa realizar a sua vocação de se tornar a Roma Tropical.

Ler mais

Esfinge fardada: Aldo Rebelo ajuda a decifrar – D.E. 30/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje recebendo o ex-Ministro Aldo Rebelo, rara voz no campo progressista com interlocução nas Forças Armadas. Amazônia, imperialismo, Golpe, Lula, saídas… imperdível!
(ii) Direto da França, o antropólogo João de Athayde comenta: “O que fazer diante do Telecatch Macron-Bolsonaro?”.
(iii) O analista e militante político Claudio Pacheco passa a semana em revista.

Ler mais

ONGs: começa o expurgo. D.E. avisou – D.E. 29/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na confirmação do verdadeiro plano de Bolsonaro para o tema “Amazônia”, revelado ontem pelo D.E.. Trata-se de uma bomba de fragmentação. Avisamos que viria aí a “Lava Jato das ONGs”. Ontem, no Senado, foi requerida a instalação do quê? Da “CPI das ONGs”! Primeira assinatura? Flavio Bolsonaro!
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta o pedido de moratória da Argentina ao FMI e o impacto regional e geopolítico da questão Amazônica.
(iii) Mario Maestri: “A Amazônia jamais foi nossa! Foi sempre deles! E vai ser ainda mais!”.
(iv) Beto Almeida comenta a conjuntura política, com ênfase história do conflito “ambiental” do Brasil com o centro do capitalismo.

Ler mais

Bomba de fragmentação: o verdadeiro plano “Amazônia” – D.E. 28/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na revelação do verdadeiro plano de Bolsonaro para o tema “Amazônia”. Trata-se de uma bomba de fragmentação. Estamos a testemunhar apenas a PRIMEIRA das explosões. O quem vem por aí é muuuito pior… confira.
(ii) A auditora e coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, comenta a vitória obtida ontem, com a retirada da Pauta da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei da “securitização” – aquele que frauda todas as disciplinas de controle de gastos orçamentários transferindo, diretamente para os bancos, o caixa de arrecadação do Estado. Agora, já sem intermediários!
(iii) Fernando Leite Siqueira, ex-Presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (AEPET), relata a saga do Brasil na luta pelo SEU petróleo.

Ler mais

“Bolsonaro respira por aparelhos” (?) – Duplo Expresso 27/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na “flauta mágica” da vez: a 527a vez, desde janeiro, em que o “PIGuinho vermelho” “crava” mais uma contagem regressiva para a “queda de Bolsonaro”. A quem isso serve?
(ii) Os economistas Daniel Correa e Mauricio Mulinari, do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA), da UFSC, comentam o atual estágio da crise econômica, que aponta para um novo choque global. Você está preparado?
(iii) Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida: agora de lança-chamas!

Ler mais

Guerra híbrida: saia do papel escrito para você! – D.E. de Domingo 25/ago/2019

Duplo Expresso de Domingo, com o penalista Fernando Nogueira e o especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano”. Na semana em que o teatro de operações da guerra híbrida literalmente se estendeu de Norte (Amazônia) a “Sul” (Rio-Niterói) do Brasil, como sair do script?

Ler mais

Suicídio de Vargas: 65 anos. Foi-se ele. Inimigos estão aqui! – Live especial 24/ago/2019

Destaques:
Romulus Maya recebe o jornalista Beto Almeida, que comenta o aniversário, hoje (24 de agosto), do suicídio de Getúlio Vargas: 65 anos. Com depoimento de José Augusto Ribeiro, autor da biografia definitiva do maior estadista que o Brasil já teve.
Sim, História… mas mais atual do que nunca no Brasil de 2019.
Naquele dia 24 de agosto de 1954 foi-se Getúlio. Seus inimigos, contudo, então repelidos por uma década com aquele gesto dramático, ficaram.
Pior: estão, hoje, no poder!

Ler mais

Manual “secreto”: como a internet levou – e mantém – Bolsonaro no poder

A palavra chave aqui é desorientação e sobrecarga cognitiva. A sobrecarga se deve às característica da moderna sociedade da informação e seus múltiplos estímulos comunicacionais. A cesura se dá não propriamente pela ocultação definitiva de conteúdos relevantes mas por um bombardeio de saturação à atenção do indivíduo com conteúdos irrelevantes/ manipuladores. Some a isso um Bolsonaro “mitando” em contraponto a uma esquerda “lacrando” nas redes sociais em temas morais, a coleta, o processamento e o uso de big data para sequestrar — e moldar — o “debate” político e você tem parte da receita de bolo que explica o Brasil atual. E que nos possibilita pensar uma reação.

Ler mais

Internet elegeu Bolsonaro e “Amazônia” vai mante-lo lá – Duplo Expresso 23/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase nos últimos desdobramentos da semana em que a “guerra híbrida” bombou no Brasil (e além), com o abate do sequestrador no Rio e “Amazônia em chamas”, com Bolsonaro e Emmanuel Macron um levantando a bola para o outro cortar, num falso duelo. Os dois contra você, brasileiro!
(ii) O jornalista Beto Almeida faz reflexão sobre o aniversário do suicídio de Vargas.
(iii) O especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” comenta o seu artigo “Manual “secreto”: como a internet levou – e mantém – Bolsonaro no poder”, publicado nesta manhã no D.E..
(iv) O analista e ativista político Claudio Pacheco passa a semana em revista.

Ler mais

Lava Jato rompe “pactos secretos” e prepara grande armação. Para cima de quem?

Em suma: vem aí uma grande armação em Curitiba.
Palavras-chave: “Braskem”, “pastas secretas” – retroativas (!) – com nomes de “recebedores de propina” (sic), Guido Mantega – alguém ao mesmo tempo “do PT” mas também “ex-Ministro da Fazenda” (bancos/ compra de informação privilegiada).
Há, portanto, dois alvos potenciais bastante óbvios: PT (Lula?) e bancos.
Haverá outros?
Quais nomes entrarão, retroativamente!, nas tais “pastas secretas” (sic)?
Armação da grossa, minha gente!

Ler mais

Lava Jato rompe acordo oculto com o PT. Por quê? – Duplo Expresso 22/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase nos últimos desdobramentos em Curitiba, onde a Lava Jato rompe velhos acordos, ocultos, com a Odebrecht e com o PT, indo agora atrás de Mauricio Ferro (cunhado de Marcelo e genro de Emilio Odebrecht) e de Guido Mantega, respectivamente. Por quê?
(ii) Thais Moya e o olhar holístico que ajuda a decifrar o subtexto do noticiário político.
(iii) Mario Maestri: “A carta de Lula, a versão do 247, a correção do PCO e os vinte e três porquinhos”.
(iv) Rubem Gonzalez chega entrando de sola.

Ler mais

Alerta: como a esquerda vai perpetuar a direita no poder – Duplo Expresso 21/ago/2019

(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje perguntando se a esquerda brasileira pode, de fato, chamar a si mesma de “força popular”. No dia seguinte ao incidente na Ponte Rio-Niterói, o abismo entre certas lideranças de esquerda e o povo mostra a armadilha política do (ultra) vanguardismo. Assim, não vai nem com eleição mas tampouco com revolução: milícia popular, “revolucionária”, de… meia dúzia?
(ii) Nildo Ouriques: “Esquerda latinoamericana: entre o passado heroico e o presente miserável”.
(iii) Piero Leirner e os últimos disparos na guerra híbrida: coisa de sniper!

Ler mais