Exclusivo: tudo sobre a armação na embaixada da Venezuela – D.E. 14/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Lula sai da prisão e, em liberdade, grita forte … ‘Fica Bolsonaro'”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Hereges e renegados no pensamento brasileiro: a iracúndia de Darcy Ribeiro”.

Ler mais

Energia: ponto cego nas Ciências Sociais

Contudo, a energia, fundamento do trabalho, permaneceu, por algum motivo, distante das preocupações do pensamento social, econômico e político. Enquanto as “ciências duras”, em particular a Física, detiveram-se meticulosamente no estudo desse fenômeno, obviamente sem realçar suas consequências sociais e políticas devido ao seu campo de especialização, as Ciências Sociais (incluindo a Ciência Econômica) a ignoraram solenemente, mesmo que boa parte delas tenha erigido o trabalho como fator explicativo de primeira ordem.
Leia, compartilhe, debata.

Ler mais

Conseguimos: “Patriot Act” Tabajara em pauta. Chega a Lula? – D.E. 13/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na vitória da rodada: não conseguem mais esconder o “Patriot Act” Tabajara/ Novo AI-5. Bolha PIG-PIGuinho vermelho foi furada. Parabéns, expressonauta! Agora precisa chegar a Lula!
(ii) O jornalista Beto Almeida, o homem por trás do projeto da Telesur, com as últimas sobre o golpe na Bolívia e o levante no Chile.
(iii) O engenheiro João Ribeiro, especialista em engenharia aeroespacial e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Engenharia Militar, comenta a lesividade do acordo com os EUA para a entrega da Base de Alcântara, aprovado ontem pelo Senado “da República” (?).
(iv) O economista Mauricio Mulinari, do IELA/ UFSC, comenta: “Direitos trabalhistas, sindicatos e o Estado social: constituição e destruição”.

Ler mais

Bolívia: tudo sobre o golpe. Mais: repercussão para o Brasil (e Lula) – D.E. 11/nov/2019

Destaques:
Romulus Maya, o cientista político Felipe Quintas e Alejandro Acosta, editor da “Gazeta Revolucionária”, comentam o golpe de Estado na Bolívia, bem como as suas consequências para o Brasil, em que Lula está solto mas não “livre”.

Ler mais

Preparando o Estado para Soberania – A crítica sociológica

Sociedade centrada no mercado, assim o mestre Guerreiro Ramos qualifica aquela surgida na Era Moderna, que perdura ainda hoje.
Sociedade regulada por princípios formais e abstratos, como mercado, competição e indivíduo, alheios aos aspectos substantivos da vida comum, como a subsistência e a comunhão. Tais princípios são derivados da auto-representação das classes mercantis e especulativas e institucionalizados através das suas dominações políticas, portanto incapazes de assegurar a consistência dos vínculos de solidariedade sem os quais nenhuma sociedade se mantém e perdura.

Ler mais

“Lula livre”: quem o libertou? Está (mesmo) livre? Se não, como liberta-lo? (junto com o Brasil)

A gente sabe duas coisas: 1) o STF alavancou TUDO o que se passou de 2014 até aqui. Ele é tutelado por quem manda de fato, os militares; 2) não houve nenhum tipo mudança estrutural na correlação de forças até agora: a) o projeto de entrega do Brasil segue adiante, sem enfrentar maiores problemas; b) o projeto de fechamento do regime também segue adiante, e a assim chamada oposição ainda colabora, silenciando; c) os alinhamentos internacionais que o Brasil fez continuam os mesmos; d) nada mudou no plano ideológico, tudo está onde sempre esteve. Se está tudo assim, então cabe também notar que Lula saiu por vontade das forças constituídas. Que fazer?

Ler mais

O que, realmente, faz o STF? Qual o golpe? – D.E. 8/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, numa semana em que o telecatch foi para a literalidade, com Glenn Greenwald e Augusto Nunes, mas permaneceu também no sentido figurado, com o “6 a 5” no STF. O que, realmente, significa a decisão de ontem? “Lula livre”?
(ii) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta “Lula, uma ideia.Lula, livre”.
(iii) O analista político popular Claudio Pacheco passa a semana em revista.
(iv) O antropólogo João de Athayde comenta: “Futuro Próximo: Uma Distopia Policialesca?”.

Ler mais

AI 5: Gritam “Olha o Lobo” enquanto ele já papa as ovelhinhas!

A ameaça de Eduardo Bolsonaro de um novo AI 5 contra eventual avanço da resistência popular no Brasil motivou protestos indignados mesmo de segmentos prá lá de suspeitos, como o STF, generais, Rede Globo, a Joice do PSL e por aí vai. Como é praxe, a oposição parlamentar avançou a proposta faz-de-conta da cassação do deputado federal golpista.
Leia, critique, compartilhe.

Ler mais

Heleno pego ontem! Mais: verdade sobre leilão do Pré-sal – D.E. 7/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com (i) General Heleno pego de calça curta e ainda (ii) a verdade sobre o “fracasso” do leilão do Pré-sal.
(ii) O cientista político Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires: “O continente na hora do ‘progressismo'”.
(iii) O historiador Mario Maestri comenta: “AI 5: Gritam ‘Olha o Lobo’ enquanto ele já papa as ovelhas”.
(iv) “Caos Soberano”, especialista em tecnologia e cibersegurança, comenta o artigo — seminal — que acaba de publicar no D.E.: Como o neoliberalismo destruiu a economia norte-americana (parte 2)

Ler mais

“Quem oculta (a verdade sobre) Marielle? E por quê?” – D.E. 6/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O jornalista Beto Almeida comenta a conjuntura, hoje com ênfase na entrega do filé mignon do Pré-sal, marcada para hoje: a tal “cessão onerosa”.
(iii) A socióloga Angélica Lovatto — do PSOL — comenta as revelações do artigo ““Cui Bono” (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?”. E responde se, depois das rajadas de metralhadora de ontem no D.E., sobrou alguém na “oposição” de pé.

Ler mais

Atenção: pegando fogo! Sobra algum?? – D.E. 5/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com a metralhadora afiadíssima! Sobrará algum de pé?
(ii) Alejandro Acosta, editor da “Gazeta Revolucionária”, traz informações atualizadas sobre o “acidente” que os gringos prepararam para Evo Morales. Mais: Chile já conta com atuação de CIA e Mossad — verificada — no terreno para a “contra-insurgência”.
(iii) “Caos Soberano”, especialista em tecnologia e cibersegurança, comenta o artigo — seminal — que acaba de publicar no D.E.: Como o neoliberalismo destruiu a economia norte-americana (parte 2)

Ler mais

“Cui Bono” (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?

– Sim, os Bolsonaro são parte da trama. Mas de forma ainda mais sinistra do que vem especulando o senso comum na atualidade.
– Dossiê completo, no estilo D.E. (relatos de fontes, devidamente checados, links e prints. Muitos prints…)
– Atualizado 3/nov/ 2019 — 13:45 — EXCLUSIVO: as “esquisitices” apontadas pelos laudos da perícia criminal do local do assassinato, contradizendo a narrativa oficial em diversos pontos. Sim, temos os laudos! E também a análise dos mesmos, feita por perito veterano, amigo do blog.

Ler mais

Como o neoliberalismo destruiu a economia norte-americana (parte 2)

Quer entender de forma didática e pra valer porque a economia americana tende a uma quebra monstruosa, leia o texto de Caos Soberano.

Ler mais

O plano “Evangelistão do Pó” (fardado!) – D.E. 4/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O cientista político Felipe Quintas comenta “”Em Busca da História Perdida” – o esquecimento e avacalhação da história do Brasil”.
(iii) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta o plano “Evangelistão do Pó”, tocado pelos Generais do GSI, Ministério da Justiça e seus novos associados: PCC e Comando Vermelho (!), conforme revelado pelo D.E. no artigo: ““Cui Bono” (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?”.

Ler mais

Quem matou Marielle: a live – D.E. de Domingo 3/nov/2019

Destaques:
A equipe reune-se para esmiuçar e debater as graves revelações da última bomba do D.E., o artigo ““Cui Bono” (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?”. Duplo Expresso de Domingo, com Romulus Maya, o penalista Fernando Nogueira e o especialista em ciber-segurança e tecnologia “Caos Soberano”. Imperdível!

Ler mais

Os “porteiros” da… guerra híbrida! Com Pepe Escobar e Piero Leirner – D.E. 1/nov/2019

Destaques:
Painel com Romulus Maya, Luiz Ferreira Jr., Pepe Escobar e Piero Leirner analisa a implosão — controlada — do clã Bolsonaro, no marco da guerra híbrida tocada no Brasil. Especial ênfase para o significado dos sinais dos últimos dias e horas. E também para as consequências dos furos do Duplo Expresso: (i) o condomínio de Bolsonaro tem, sim, interfone; (ii) o tal do porteiro… “SUMIU”! Imperdível.

Ler mais

“Porteiro”: a pegadinha, os otários (e os malandros) – D.E. 31/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Salvini, Lega, Fratelli d´Italia: avança o perigo neo-fascista real na Itália”.
(iii) A socióloga Angélica Lovatto faz uma homenagem ao cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, que morreu na madrugada do último sábado. E conclui a crítica ao quarteto hegemônico paulista com: “Teoria do autoritarismo: superação político-teórica necessária”.

Ler mais

Perspectivas do levante popular no Chile

O governo de direita de Sebastián Piñera tentou romper os enormes protestos por meio da força brutal, com o exército pinochetista nas ruas. Há mais de 25 mortos oficialmente reconhecidos, 60 pessoas que perderam os olhos, 12 mulheres estupradas pelas forças armadas, 125 desaparecidos, 6.460 presos, invasões de residências ilegais.
Leia, compartilhe, debata.

Ler mais

Argentina: o caminho? – D.E. 28/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O cientista político Felipe Quintas comenta eleições em Argentina e Uruguai e o contexto sul-americano.
(iii) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta, direto da Argentina, a volta por cima do kirchnerismo, nacional e popular.

Ler mais

Alcântara: Wikileaks revela sabotagem dos EUA contra o Brasil

Os telegramas da diplomacia dos EUA revelados pelo Wikileaks revelaram que a Casa Branca toma ações concretas para impedir, dificultar e sabotar o desenvolvimento tecnológico brasileiro em duas áreas estratégicas: energia nuclear e tecnologia espacial. Em ambos os casos, observa-se o papel anti-nacional da grande mídia brasileira, bem como escancara-se, também sem surpresa, a função desempenhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Artigo elucidativo de Beto Almeida.

Ler mais

América Latina Insurrecta Encurrala o Brasil Liberal

É um exagero dizer que a América Latina insurrecta encurrale o Brasil liberal. Mas é forte, sim, a pressão das atuais lutas populares no continente sobre o golpismo brasileiro.  Já nos últimos tempos, havia indícios de viragem dos ventos que começava a alimentar a rebeldia popular ao sul do rio Grande. A primeira lufada forte antiliberal foi a vitória, em junho de 2018, do oposicionista moderado López Obrador, nas eleições presidenciais do México.
Mais um texto de Mário Maestri, não deixe de ler.

Ler mais

BC não esconde mais: dólares fogem do Brasil! – D.E. 25/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. comenta o processo de balcanização do Brasil.
(iii) O analista político popular Claudio Pacheco passa a semana em revista.
(iv) O antropólogo João de Athayde comenta: “Rede Independência de comunicação, lutanálise e enfrentamento”.

Ler mais

Nova dinâmica institucional e política da esquerda do Brasil 

Avança na esquerda cada vez mais uma forma moral (anticorrupção e de comportamento correto –  em um momento que estruturas morais são utilizadas para destruir o Estado Nacional) que deixa na mão do controle policial, na mão da direita: o fator moral determinante e se confunde cada vez mais com a mesma direita por sua desmoralização  e com fins de manter seus espaços dentro do Estado. Alternativa, resgatar uma cultura política nacional e popular pela esquerda, mais horizontal.

Ler mais