“Vazamento Seletivo” e todos salvos, menos o Brasil e o povo

O Duplo Expresso sabe que enquanto as piranhas atacam o boi doente, a boiada passa pelo outro lado do rio. Por isso, esse “vazamento seletivo” é o novo “estupro de Neymar” ou a “cadeirinha de bebê de Bolsonaro”. Novo desvio de foco para a entrega das riquezas do Brasil. Lula Livre é o “prêmio de consolação” e, de quebra, Dilma, Zé Cardozo e Aragão seguirão “intactos”.
Além disso, EUA não aparecem e – para todos os efeitos – não tem nenhuma responsabilidade sobre “tudo isso que está aí”.
E a “Globosfera” terá assunto até 2020, quando voltará a falar sobre política como “guerra de torcidas” em mais uma eleição.
DUPLOEXPRESSO.COM – A verdade chega primeiro!
Assista ao vídeo e compartilhe.

Ler mais

Aprender com exemplos de outros países é um caminho seguro

Quando falo que o Brasil caminha para um processo de “Congolização”, não falo isso com o orgulho de quem vai ter o direito de levantar a plaquinha: “eu já sabia”. Tento gritar para que todos percebam que o momento vivido hoje no Brasil – de certo modo – já aconteceu em outros lugares.

Ler mais

As manifestações pró-Bolsonaro foram do tamanho da nossa “resistência”

É preciso encarar a dura realidade de que as manifestações pró-Bolsonaro foram do tamanho da nossa “resistência”. Somos tão pequenos quanto o apoio dado ao energúmeno na presidência. Somos um meme da nossa própria limitação.

Ler mais

Guiné-Bissau: povo avisa que vai nomear governo eleito em quatro dias

A situação pode ganhar contornos inimagináveis na Guiné-Bissau e a responsabilidade, ou falta dela, será inteiramente do atual presidente e, em grande parte, da omissão da CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, totalmente omissa diante da crise.

Ler mais

Duplo Expresso 16/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 16/05, os seguintes destaques:
– O jornalista e blogueiro António Aly Silva debate com o jornalista Wellington Callasans: “Onde foram parar as regras do regime democrático em Guiné-Bissau”
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política, com ênfase nos desdobramentos pós-manifestação em defesa da Universidade Pública.

Ler mais

O filme de terror nas ruas das cidades

Pessoas em situação de rua são um atestado da nossa culpa. São uma faca que roda na nossa carne para lembrarmos que somos omissos. São os frutos do nosso descaso e da nossa transferência de responsabilidades para terceiros.

Ler mais

Video #5 – Wellington Calasans conversa com o comentarista político chileno Victor Musa

O recente episódio, tentativa de golpe, com direito a bando de traidores fardados foi levado a sério por alguns. Seria realmente cômico se tudo isso não fosse uma tragédia construída a cada passo ridículo como este. A Venezuela tem petróleo e ouro demais para que os piratas do planeta permitam que aquele país exista como uma democracia.

Ler mais

Aprenda tudo sobre “macrocriminalidade”. Palestrantes com experiência prática

Sabemos todos que palestras e seminários têm sido usados para a lavagem de dinheiro. Eu gostaria muito que apenas pela via da ironia fosse possível fazer o povo brasileiro despertar sobre os riscos que essas figuras nefastas causam ao nosso país e ao povo brasileiro. A Lava Jato e alguns tentáculos do Ministério Público e da Polícia Federal formam hoje o maior esquema de corrupção do mundo.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 28/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 28/04, o seguinte destaque:
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Patrícia Vauquier comentam: “O que Lula disse, não disse ou deixou de dizer”

Ler mais

Bolsonaro e Guedes enganam caminhoneiros e tentam o desmonte sem freio com todos os brasileiros na boleia

Os caminhoneiros que tanto reclamaram (com razão) da postura pelega de sindicatos e centrais sindicais, agora são enganados pelos “representantes” (seja lá o que isso possa ser) que vendem como “excelente negociação” uma armadilha para enganar trouxa: tabela do frete vinculada ao preço do óleo diesel.

Ler mais

Debate: Desconstruir Bolsonaro é politizar o cidadão enganado

Dentro da minha proposta de promover o debate, fiz as devidas provocações numa entrevista que considero útil para este propósito, respeitando o contraditório, para que possamos ampliar este debate tão necessário sobre a política do nosso país. A filósofa Marcia Cavalcante fala neste vídeo sobre o dicionário “Desbolsonário de bolso”. São 50 páginas que tentam desconstruir os verbetes recentes que ocupam o tempo das pessoas com insanidades que ganharam força inicialmente nas redes sociais, mas depois ocuparam todos os espaços de debate.

Ler mais

Nacionalismo é o caminho da unidade nacional e reconstrução pós-guerra híbrida

O elo para acabar com a estratégia do entretenimento da “direita” e da “esquerda”, aquela bobagem da “civilização contra a barbárie”, é o nacionalismo. O eleitor arrependido de Bolsonaro ou o militante de esquerda que está cansado das micaretas e cirandas precisam dialogar sem intermediários. Precisamos construir um autêntico movimento nacionalista (sem xenofobia), capaz de colocar o Brasil dos (e para os) Brasileiros acima de todos os outros interesses. Temos um país rico e estamos a testemunhar uma rendição que inclui as Forças Armadas na condição vergonhosa de “porteiro de puteiro”. Precisamos resgatar o Brasil e construir uma sociedade consciente das suas responsabilidades em relação ao próprio futuro e ao futuro do nosso país.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 07/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 07/04, o seguinte destaque:
– Wellington Calasans, Romulus Maya e a arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier falam sobre: “1 ano da prisão de Lula”

Ler mais

Exclusivo! Primeiro-ministro da Guiné-Bissau no Duplo Expresso

Domingos Simões Pereira que já foi secretário-executivo da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Primeiro-ministro da Guiné-Bissau (2014), destituído por um golpe (13 meses depois), é o atual presidente do PAIGC – Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, vencedor das eleições legislativas realizadas no dia 10 de março deste ano. Volta ao poder pela via democrática.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 31/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 31/04, o seguinte destaque:
– O Presidente do PAIGC e Primeiro-ministro eleito na Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira comenta: “Os desafios do próximo governo na Guiné-Bissau”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política

Ler mais

O futuro sem dor

O projeto musical do Duplo Expresso segue com mais uma composição de Wellington Calasans musicada por Leonardo Lobo. A maneira inconsequente como os conteúdos produzidos pela Rede Globo têm sido compartilhados por tantas pessoas, inclusive aquelas que são simpáticas ao campo progressista da política, motivou esta reflexão. Desta vez um pop/rock com elementos árabes e também nordestinos fazem a base dos arranjos musicais. Aumente o volume e compartilhe.

Ler mais

Duplo Expresso 13/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 13/02, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier comenta: “Como a financeirização da economia degrada a organização do trabalho”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “As elevadas margens de distribuição e revenda de combustíveis no Brasil”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 12/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 12/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “El Salvador – Da guerrilha à luta democrática”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 2: Apontamentos e reflexões sobre a história da esquerda brasileira”
– A ativista política, blogueira e escritora Cibele Laura Oliveira e a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida Maria Lúcia Fattorelli comentam: “A agenda do Banco Mundial e do FMI. A origem da debitocracia, da perda de direitos e das reformas neoliberais”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 11/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 11/02, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “Social-democracia e desenvolvimento nacional: uma sintonia possível”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 10/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 10/02, o seguinte destaque:

– O Delegado de Polícia Civil, cientista político e autor Orlando Zaccone comenta: “A militarização da segurança pública”
– O jurista Luiz Moreira fala sobre: “Receita Federal e STF”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Partido da Lava Jato quer a cabeça de Gilmar Mendes

Como o seu projeto já foi rechaçado por diversos renomados juristas e é também alvo de críticas de ministros do STF, como Marco Aurélio Melo e Gilmar Mendes, Moro agora quer degolar os opositores no STF. O primeiro juiz afirmou “o ‘Projeto Anticrime’ de Moro não irá melhorar os índices de criminalidade”, enquanto Moro também viu o seu projeto reprovado pelo segundo ministro que considerou como “coisa de cretino” a proposta defendida por Moro.

Ler mais

Duplo Expresso 08/fev/2019

Destaques:
– O artista visual e ativista Sama e os cineastas e documentaristas William Alves e Zefel Cof comentam: “Eles vivem (e nós já não vamos muito bem)…”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 06/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 06/02, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier e o especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima debatem: “O papel do Estado em assuntos estratégicos para o desenvolvimento nacional”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 05/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 05/02, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “Argentina – Uma história de luta que nunca acaba”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda? – Parte 2: Apontamentos e reflexões sobre a história da esquerda brasileira”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Revolução democrática para vencermos a guerra híbrida

Os primeiros efeitos visíveis da guerra híbrida contra o Brasil, com maior intensidade dos ataques nos últimos quinze anos, nos permitem refletir sobre os caminhos a seguir. Como os objetivos maiores dos piratas das nossas riquezas ainda não estão consumados na sua totalidade, mas já sabemos quem são eles e o que querem, chega o momento de convocarmos os brasileiros (dentro e fora do país) e também cidadãos com empatia com o nosso povo e preocupados com os rumos da nação para que possamos vencer esta guerra.

Ler mais

Duplo Expresso 04/fev/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 04/02, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “Venezuela: uma questão latino-americana”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 31/jan/2019

Destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “O papel do Clube Bilderberg hoje no mundo”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “Consequências econômicas e geopolíticas regionais do conflito venezuelano”
– Carlos Krebs e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 30/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 30/01, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier comenta: “O que é estratégico deve ser público”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César R. Lima fala sobre: “O rompimento da barragem de rejeitos da Vale”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 29/jan/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 29/01, os seguintes destaques:
– O presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC Nildo Ouriques comenta: “Desafios da Revolução Democrática Bolivariana”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Como será a nova esquerda?”

– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais