Como o neoliberalismo destruiu a economia norte-americana

O “sonho americano” ainda habita a mente de inúmeros brasileiros, principalmente jovens e adolescentes. Ir para outro país, e em suas falas principalmente para os Estados Unidos da América após ter adquirido sucesso na carreira. O desfrute de uma vida melhor, moradia, emprego e melhores salários, no imaginário ainda mora na USA. 
Caos Soberano adverte: ENTENDA A CRISE ENQUANTO É TEMPO!

Ler mais

Os gols (contra?) da rodada – D.E. de Domingo 29/set/2019

Destaques:
Duplo Expresso de Domingo, com Romulus Maya, o penalista Fernando Nogueira, o especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” e o advogado e comunicólogo Luiz Ferreira. Em time que está perdendo se mexe!

Ler mais

“Esquerda”: os cachorrinhos de Bolsonaro (e Pavlov) – D.E. 6/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com destaque para dois novos exemplos de como Bolsonaro consegue, via abordagem indireta (guerra híbrida), extrair da esquerda a reação exata que lhe favorece. Triste mas não há diferença alguma entre um parlamentar da oposição e um cachorro de Pavlov…
(ii) O antropólogo João de Athayde comenta: “O telecatch entre Bolsonaro e Macron continua!”
(iii) O jornalista Beto Almeida resgata a Cadeia da Legalidade, a operação de guerra comunicacional tocada por Leonel Brizola que evitou que o Golpe de 1964 se desse em 1961. Lições para hoje?
(iv) O especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” e as últimas da guerra comunicacional de hoje, nas redes sociais.

Ler mais

Guerra híbrida: saia do papel escrito para você! – D.E. de Domingo 25/ago/2019

Duplo Expresso de Domingo, com o penalista Fernando Nogueira e o especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano”. Na semana em que o teatro de operações da guerra híbrida literalmente se estendeu de Norte (Amazônia) a “Sul” (Rio-Niterói) do Brasil, como sair do script?

Ler mais

Manual “secreto”: como a internet levou – e mantém – Bolsonaro no poder

A palavra chave aqui é desorientação e sobrecarga cognitiva. A sobrecarga se deve às característica da moderna sociedade da informação e seus múltiplos estímulos comunicacionais. A cesura se dá não propriamente pela ocultação definitiva de conteúdos relevantes mas por um bombardeio de saturação à atenção do indivíduo com conteúdos irrelevantes/ manipuladores. Some a isso um Bolsonaro “mitando” em contraponto a uma esquerda “lacrando” nas redes sociais em temas morais, a coleta, o processamento e o uso de big data para sequestrar — e moldar — o “debate” político e você tem parte da receita de bolo que explica o Brasil atual. E que nos possibilita pensar uma reação.

Ler mais

Internet elegeu Bolsonaro e “Amazônia” vai mante-lo lá – Duplo Expresso 23/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase nos últimos desdobramentos da semana em que a “guerra híbrida” bombou no Brasil (e além), com o abate do sequestrador no Rio e “Amazônia em chamas”, com Bolsonaro e Emmanuel Macron um levantando a bola para o outro cortar, num falso duelo. Os dois contra você, brasileiro!
(ii) O jornalista Beto Almeida faz reflexão sobre o aniversário do suicídio de Vargas.
(iii) O especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” comenta o seu artigo “Manual “secreto”: como a internet levou – e mantém – Bolsonaro no poder”, publicado nesta manhã no D.E..
(iv) O analista e ativista político Claudio Pacheco passa a semana em revista.

Ler mais

Lava Jato rompe “pactos secretos” e prepara grande armação. Para cima de quem?

Em suma: vem aí uma grande armação em Curitiba.
Palavras-chave: “Braskem”, “pastas secretas” – retroativas (!) – com nomes de “recebedores de propina” (sic), Guido Mantega – alguém ao mesmo tempo “do PT” mas também “ex-Ministro da Fazenda” (bancos/ compra de informação privilegiada).
Há, portanto, dois alvos potenciais bastante óbvios: PT (Lula?) e bancos.
Haverá outros?
Quais nomes entrarão, retroativamente!, nas tais “pastas secretas” (sic)?
Armação da grossa, minha gente!

Ler mais

“Lei Cancellier” (de Taubaté!), a guerra híbrida e as fake news – Duplo Expresso 15/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase em: (a) a fake news da “aprovação da Lei Cancellier”, quando o projeto votado ontem na Câmara é outro! Sem dentes! Pior: guerra híbrida na veia!; e (b) mais um CQD do DE: começa a entrega das reservas internacionais à Finança transnacional, para que essa possa depois estourar o Real e a Bovespa.
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta a sabotagem ao Kirchnerismo até a eleição geral, em dois meses.
(iii) Mario Maestri comenta: “Janaína, Freixo e o Copacabana Palace”.
(iv) Beto Almeida comenta as consequências da vitória do Kirchnerismo no último domingo.
(v) “Caos Soberano”, analista de segurança e tecnologia, comenta os novos furos do Golpe no rumo do fechamento do Regime.

Ler mais

General Heleno, o “vovô voyeur”? Como ele te desnuda na rede – Duplo Expresso 7/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase em mais um CQD do D.E.: avisamos — ainda na semana passada — que o “barbarismo” de Bolsonaro na Amazônia podia visar justamente a motivar manifestações de fora no sentido de “internacionalizar” essa parcela que representa 60% do território brasileiro, não? D.E.: a verdade continua chegando primeiro!
(ii) O jornalista Beto Almeida comenta: “Bolsonaro: o anti-Vargas”.
(iii) O especialista em segurança e tecnologia “Caos Soberano” volta ao programa para nos contar como estamos nus, nas redes, diante do General Heleno, o “vovô voyeur”. O penalista Fernando Nogueira Martins Jr. chega para completar o painel, trazendo a perspectiva jurídica — teórica e prática — destes tempos de regime de exceção mascarado sob “instituições” que seguem “funcionando normalmente” (sic).

Ler mais

Como você está sendo hackeado (agora) pelos militares – Duplo Expresso 31/jul/2019

Romulus Maya recebe “Caos Soberano”, o veterano analista de segurança que , resguardado por pseudônimo, desmontou a farsa do “arara-hacker” em dois artigos publicados pelo Duplo Expresso, ontem e anteontem. Ele explicará como você está sendo hackeado (agora) pelos militares. E o que virá pela frente: o “Patriot Act” Tabajara, PL 2.418/2019 (da Câmara), que LEGALIZA tal arapongagem, que os militares já fazem.
Como debatedores, dois estudiosos dos temas da guerra híbrida e o mecanismo de promulgação de leis de exceção em “Estados (nominalmente) democráticos de direito”: os Professores Piero Leirner e Fernando Nogueira Martins Jr., antropólogo e penalista, respectivamente.
Mais: Globo, Folha e Estadão reagem ao D.E. (6h depois) para tentar salvar Moro. Tarde demais.

Ler mais