“Quem oculta (a verdade sobre) Marielle? E por quê?” – D.E. 6/nov/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O jornalista Beto Almeida comenta a conjuntura, hoje com ênfase na entrega do filé mignon do Pré-sal, marcada para hoje: a tal “cessão onerosa”.
(iii) A socióloga Angélica Lovatto — do PSOL — comenta as revelações do artigo ““Cui Bono” (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?”. E responde se, depois das rajadas de metralhadora de ontem no D.E., sobrou alguém na “oposição” de pé.

Ler mais

“Porteiro”: a pegadinha, os otários (e os malandros) – D.E. 31/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Salvini, Lega, Fratelli d´Italia: avança o perigo neo-fascista real na Itália”.
(iii) A socióloga Angélica Lovatto faz uma homenagem ao cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, que morreu na madrugada do último sábado. E conclui a crítica ao quarteto hegemônico paulista com: “Teoria do autoritarismo: superação político-teórica necessária”.

Ler mais

Confirmado: o preço dos deputados vendidos – D.E. 17/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “Hong Kong & Taiwan: A Direção Chinesa Choca o Ovo da Serpente Imperialista”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “FHC e a teoria da dependência associada: um engodo teórico-político a ser superado”.

Ler mais

Áudio do caixa 2 de Bolsonaro: D.E. estava certo! – D.E. 10/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “A China, Hong Kong e a esquerda como a direita gosta”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Colapso do populismo ou revolução brasileira? Para uma crítica das teorias hegemônicas paulistas”.

Ler mais

(Des)caminhos da crítica autonomista ao marxismo

Neste artigo, a autora analisa a corrente autonomista, que existiu no Brasil, ao longo da década de 1980, e tinha o objetivo de revisar o marxismo, especialmente na revista Desvios. Esta revisão crítica se deu a propósito do que, à época, ficou conhecido como a emergência de “novos” movimentos sociais. Dentre os principais participantes desta corrente, destacavam-se o sociólogo Eder Sader e a filósofa Marilena Chauí, cujas formulações, no período, serão privilegiadas aqui.
(Des)caminhos da crítica autonomista ao marxismo é a segunda parte do artigo, aqui publicado pelo Duplo Expresso. Não deixe de ler para entender as limitações atuais da esquerda partidária.

Ler mais

A década de “novos” movimentos sociais no Brasil

Neste artigo, a autora analisa a corrente autonomista, que existiu no Brasil, ao longo da década de 1980, e tinha o objetivo de revisar o marxismo, especialmente na revista Desvios. Esta revisão crítica se deu a propósito do que, à época, ficou conhecido como a emergência de “novos” movimentos sociais. Dentre os principais participantes desta corrente, destacavam-se o sociólogo Eder Sader e a filósofa Marilena Chauí, cujas formulações, no período, serão privilegiadas aqui (primeira parte).
Leia, debata, compartilhe em todas suas redes pessoais.

Ler mais

Lava Jato no STF: a sacanagem (e o CQD) – D.E. 3/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) Alejandro Acosta, editor do jornal Gazeta Revolucionária, explica por que não testemunhamos até aqui as mais que necessárias greves.
(iii) O historiador Mario Maestri comenta: “Trump: O impeachment faz de conta e a briga de foice no coração do Império”.
(iv) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Crítica à teoria do autonomismo de Eder Sader: qual a alternativa para a classe trabalhadora?”.

Ler mais

Prepare-se – D.E. 26/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) Direto de Buenos Aires, o analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “a politica externa do futuro governo argentino, o Grupo de Lima, o TIAR, a crise venezuelano-colombiana, e o possível ‘impeachment’ a Trump”.
(iii) O historiador Mario Maestri lança a sua navalha, afiadíssima, sobre a política brasileira.
(iv) A socióloga Angélica Lovatto comenta: “Introdução crítica ao quarteto teórico da hegemonia paulista: é possível superá-lo?”.

Ler mais

Brasil salvo! Turma de Paulo Pimenta ganha na Mega-sena! – D.E. 19/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “O Bolsonarismo é um balão inchado?”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Consciência ingênua ou consciência crítica? Como transformar o Brasil, segundo o filósofo Álvaro Vieira Pinto”.
(iv) O cientista político Felipe Quintas comenta: “Mathusianismo renitente”.

Ler mais

Lava Jato sai em socorro da mamãe: Dilma! – D.E. 12/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase no álibi plantado pela Lava Jato para Dilma Rousseff (a sua orgulhosa mamãe), depois de o Duplo Expresso detalhar na segunda-feira a sua traição a Lula. Ontem foi dia de vez um “cozidão” requentado — ubíquo — no PIG e no “PIGuinho vermelho” (olha a pinça!), com um tal “Investigações da Lava Jato miram campanhas e núcleo de confiança de Dilma”. Nada de novo. Quer dizer, para além do recibo passado: sim, incomodamos!
(ii) O analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta, direto de Buenos Aires: “A viagem de Alberto Fernández, o candidato de Cristina Kirchner, à Espanha e a política externa do peronismo”.
(iii) O historiador Mário Maestri comenta: “Brasil, um Chile Silencioso”.
(iv) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Política, nacionalismo de esquerda e primeira transição”.
(v) O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. prossegue no comentário, direto da Argentina, sobre o sucesso de mobilização e ação do peronismo (que nos mata de inveja).

Ler mais

Alerta: Golpe prestes a dar o bote no PT – D.E. 5/set/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com destaque para a confirmação de algo que o D.E. antecipou mais de 4 meses atrás: um dos principais cooptados pelo Golpe dentro do PT, o criminoso Paulo Pimenta (segundo relato do seu próprio primo, seu ex-“laranja”) tenta ser o “tertius” entre Gleisi Hoffmann, a candidata de Lula, e Paulo Teixeira, o candidato — i.e., o candidato nominal (mais para corta-luz) — do PT Jurídico, na disputa pela Presidência do partido. Caro petista, é Gleisi ou sai vazado!
(ii) O historiador Mario Maestri comenta: “1822: a independência dos escravistas”.
(iii) A socióloga Angelica Lovatto comenta: “Nacionalismo de esquerda e emancipação política”.
(iv) O jornalista Juremir Machado, da Rádio Guaíba, comenta o exercício do seu ofício na atual conjuntura política brasileira. O advogado e comunicólogo Luiz Ferreira Jr. participa da entrevista.

Ler mais

Glauber Braga – e D.E.! – provarão que Moro é ladrão – Duplo Expresso 4/jul/2019

Destaques:
– Romulus Maya, mais que hipotecar solidariedade, avisa: Duplo Expresso está pronto para trabalhar com o (grande) deputado Glauber Braga para provar que Sergio Moro é, sim, “juiz ladrão”. Representação no Conselho de Ética contra Glauber, patética tentativa de intimidação por parte de bolsonaristas, é chance de ouro há muito aguardada para colocar na roda: #Banestado, “doleiro dos doleiros” #DarioMesser (imagina ele convocado como testemunha!), Tacla Duran (idem!), fonte do TI da Odebrecht (revelando a farsa da “investigação” combinada Lava Jato/ Odebrecht), documento do D.E. que prova crime de Moro (fraude processual), falsa prisão de Eduardo Cunha em Brasília (outra testemunha!), seu banqueiro na Suíça, David Muino (que deputados recebiam dele?), e, finalmente, pegar os…
– … documentos – originais – da Odebrecht na Suíça! E aí? Vão encarar?
– Mario Maestri: “O imperialismo também está dividido. O que é sempre bom, mas não melhora a nossa triste sorte”.
– Angelica Lovatto: “Atualidade do nacionalismo de esquerda”.

Ler mais