Guerras Híbridas : Brasil, China e Irã

Os acontecimentos políticos que ocorrerão no Brasil no próximo dia 26 de maio, quando o presidente da República, usando o cargo que ocupa e seus espaços na mídia e seus seguidores em redes sociais – chamada militância digital – convocou a população que o apoia a ir para às ruas não são fatos isolados de uma situação internacional.

Ler mais

Índia, história, tradições e eleições parlamentares de abril de 2019 – Parte Final

Neste comentário eu exponho a história da Índia, as suas principais religiões, a presença inglesa no país, sua independência e chego aos dias atuais com as eleições. Eu menciono os seis principais partidos – e sabemos que existem centenas por lá – e registro que a oposição, do Partido do Congresso, da família Gandhi, tenta voltar ao poder e destronar Narendra Modi, do Partido Janata (do Povo da Índia), de linha conservadora e que recentemente filiou-se à União Internacional Democrata, de linha conservadora.

Ler mais

A Venezuela no contexto geopolítico global

Neste novo vídeo eu tento mostrar a relação do conflito lá existente, criado de fora para dentro e que tem em alguns “venezuelano” o total apoio, inclusive para pedir que uma potência estrangeira bombardeie seu próprio país (vimos isso na Síria), guarda uma relação direta com o que vem ocorrendo no Oriente Médio.

Ler mais

A luta em defesa dos cursos de ciências sociais e de filosofia nas universidades brasileiras

O professor Lejeune, que esteve à frente da luta pela obrigatoriedade e autor de quatro livros que tratam do tema do ensino e profissionalização dos sociólogos no país, conta também a sua experiência nos 11 anos de luta entre 1997 e 2008, que redundaram na aprovação da lei 11.684/08 que passou a obrigar que nossas escolas de nível médio tenham nas suas três séries ambas as disciplinas. Lejeune indica ainda, e finalmente, qual o arco de alianças e com quais entidades deve-se formar uma frente ampla para combater esse governo e essas propostas obscurantistas.

Ler mais