O onírico “2022”: europeus acabam com Brasil muito antes disso

Não é à toa que os países em desenvolvimento há muito dizem em negociações comerciais que, enquanto os americanos são a “águia careca”, os europeus são os “hipopótamos”: fofinhos de olhar, mas na verdade mais fatais ainda.

Ler mais

Exclusivo: “Greenwald preso”, Moro na CIA e Mourão sincerão — chega o “golpe no golpe”?

E a viagem de Moro aos EUA (há muito agendada!)? Como entra nisso tudo?
“Moro foi lá pegar as informações da inteligência americana (CIA, NSA) a respeito, para que pudesse chegar às digitais de cada membro da “quadrilha”. Em voltando, prenderia Glenn Greenwald e apreenderia os computadores. Onde, aliás, haveria novas digitais ‘russas'”.
Chega o “Golpe no Golpe”: imaginemos, diante disso, que os tais “hackers russos” façam, “em retaliação”, um ataque massivo à infraestrutura brasileira (energia e comunicações), com apoio entusiasmado (adesão?) da “esquerda” brasileira, revoltada com a “prisão” de Greenwald. Ou seja, Estado e população “atacados de fora e de dentro” ao mesmo tempo, no mais completo “caos” (devidamente fabricado).
Chega, diante disso, a “solução de ordem”: o Executivo recebe poderes de emergência delegados, especialmente no tocante a comunicações e combate a “ameaças cibernéticas”. Sai um…

Ler mais

Imprensa russa repercute suspeitas sobre Dilma levantadas pelo Duplo Expresso

“É curioso que, além das fotos oficiais que constam do site da Duma, o (site de extrema-direita) “O Antagonista” tenha também publicado outra foto, adicional, de Dilma e Gleisi, passeando perto do Kremlin, foto essa alegadamente tirada por um “turista brasileiro” que casualmente estaria passando pela Praça Vermelha naquela hora. Tal fato despertou a suspeita razoável no site Duplo Expresso de que toda a viagem pode ter sido uma grande armação, e que Dilma teria ido a Moscou para que, depois da publicação do The Intercept, o Partido dos Trabalhadores pudesse ser acusado de conspirar com o Governo russo e de solicitar ataques de hackers desse país contra o Governo brasileiro”.

Ler mais

Exclusivo – como Dilma e os militares ultrapassaram a linha (no pré – e pós! – Golpe)

Não basta dizer que há antipetismo nas Forças Armadas, é preciso entender como esse viés ganhou “materialidade” e galvanizou o apoio dos militares ao projeto do Golpe.
Há, aí, uma boa pista para que se entenda por que, do ponto de vista militar, não se trata necessariamente de “entreguismo” o que ora está acontecendo (sob Temer e Bolsonaro) — mesmo que se discorde, frontalmente, dessa sua “interpretação” da realidade.

Ler mais

Pepe Escobar: “VazaJato” se transforma no Russiagate 2.0

“Como tenho discutido com alguns de meus principais interlocutores brasileiros, como o antropólogo craque Piero Leirner, que sabe em detalhes como os militares pensam, e o advogado internacionalista baseado na Suíça e consultor da ONU, Romulus Maya, o Deep State americano assume a posição de articulador da ascensão direta das Forças Armadas brasileiras ao poder, assim como os seus fiadores. Assim sendo, caso essas não sigam o roteiro ao pé da letra – ou seja, relações comerciais limitadas com a China; e isolamento da Rússia – o Deep State pode trazer o pêndulo de volta a qualquer momento”.

Ler mais

Explosivo: a viagem – secreta – de Dilma à Rússia, em meio à “#VazaJato”!

Este é, sem sombra de dúvida, o momento mais grave em que eu, Romulus Maya, me dirijo a você, leitor, na qualidade de editor do Duplo Expresso.
Tivemos acesso, no meio desta semana, à informação — de alto potencial explosivo — de que Dilma Rousseff acaba de fazer uma visita — secreta! — à Rússia, há cerca de dez dias.
Sim, é isso mesmo: a ex-Presidente da República — pelo PT… — esteve secretamente em Moscou entre os dias 4 e 5 de junho. Ou seja, “casualmente” 5 dias antes de Glenn Greenwald publicar a bomba semiótica “#VazaJato”. E, com ela, sequestrar o noticiário político — à esquerda e à direita — no Brasil, com repercussões para além de nossas fronteiras.
Prepare-se para grandes surpresas. E circunstâncias muito suspeitas.

Ler mais

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol
Prefácio por Romulus Maya:

Exclusivo: batom na cueca! O malabarismo “editorial” do Intercept para induzir leitores a erro na tentativa de proteger Moro & Dallagnol, principais suspeitos de serem os vazadores dos diálogos, tirando-os do foco. Editores Glenn Greenwald e Leandro Demori devem explicações.
Se foi Dallagnol, ou Moro, esses não passam de peões sem efetiva relevância; “serviçais” do imperialismo. Mas o que “Rei e Rainha do vazamento” (a saber, Deep State norte-americano) querem operar no tabuleiro politico brasileiro, e, ainda mais importante, mundial?
Quando experientes e calejadas lideranças esquerdistas fazem coro à narrativa que serve, na prática, aos interesses do Deep State (“ataque russo ao governo e às instituições brasileiras”), significa que são ingênuas e despreparadas ou que estariam convenientemente fazendo jogo-duplo para emplacar um roteiro acordado e ensaiado?
E nós? Seremos apenas telespectadores boçais desse grande “Big Brother Brasil”? Ou, na verdade, de um “Big Brother… America”? Bem, Glenn Greenwald — e seu “mecenas”, o “polêmico” multi-bilionário Pierre Omidyar –, certamente, sabem a resposta para essa pergunta.

Ler mais

Exclusivo: militares usarão #VazaJato, Greenwald e “russos” para dar golpe?

Os militares usarão #VazaJato, Glenn Greenwald e os “russos” para dar o golpe no Brasil?
Com apoio dos EUA?
É por isso que estão usando Greenwald para queimar Sergio Moro?
Que papel os partidos de esquerda – e os veículos ligados aos mesmos – desempenham nessa farsa?
O de “idiotas úteis”?
Ou algo mais sinistro?
Aliás, para além do principal, o timing sincrônico dos ubíquos “agentes russos”, qual seria o evento detonador do “reboot”? Algo com a Venezuela? Uma nova “fake-ada”? Em Moro desta feita, talvez? Ou, um ataque em larga escala à infra-estrutura brasileira (e.g., derrubar Itaipu)? “Casualmente”, por exemplo, amanhã, no dia da “greve geral” – convocada pela esquerda? “Provando”, “em definitivo”, que a esquerda brasileira é, “sim”, a “cabeça de ponte” da “invasão russa ao Brasil”? Justificando o seu expurgo? Ou o catalisador seria um HC concedido a Lula pelo “corrupto” STF, causando “grave comoção social” de “cidadãos de bem” – devidamente plantados – Brasil afora? Enfim, os milicos têm um leque de opções à sua disposição.
Americanos, chineses e russos: para o bem e para o mal, o Brasil, sem sair do lugar, foi para o centro do mundo desde o último domingo. Briga de cachorro grande. Infelizmente, com prognóstico nada positivo.

Ler mais

Para entender o rolo – viral – do dia: Telegram/ Moro/ Intercept (& Duplo Expresso)

Diante dessa armação latente, ainda antes de Globo e Sergio Moro saírem a campo nesta manhã, o Duplo Expresso mostrou o que os demais jornalistas brasileiros deveriam estar fazendo: apuração. Em vez de ficarmos girando nossos pescoços para (apenas) acompanhar – e repercutir (passivamente) – a “bola de tênis” ser passada de um lado para o outro da quadra, ora da raquete de Glenn Greenwald, ora da de Sergio Moro, num grande espetáculo, fomos diretamente ao Telegram.
O resultado?
O furo que hoje viralizou no Brasil.

Ler mais

Duplo Expresso 11/jun/2019

O analista internacional Pepe Escobar, o antropólogo Piero Leirner e o economista Nildo Ouriques comentam a pauta “#VazaJato”, que vem sendo administrada por Glenn Greenwald, do Intercept.
Cui bono?
A quem beneficia?
Quem estará por trás?
Quais os desdobramentos, para o Brasil e para o mundo?
Imperdível!

Ler mais

Investimento público em pesquisa e soberania nacional

Este artigo discute a necessidade de se desenvolver conhecimento autônomo no campo das ciências exatas, biológicas e humanas é de suma relevância para a consecução de independência científica, independência econômica, independência política e soberania nacional. O investimento público em pesquisa e tecnologia é essencial para o desenvolvimento de um país soberano.

Ler mais

Duplo Expresso 06/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 06/06, os seguintes destaques:
– A doutora em Sociologia Thais Moya e o professsor de Processo Penal e de Direito Penal Fernando Nogueira Martins Jr. debatem: “O recurso para progressão de regime do presidente Lula”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez comenta: “A esquina entre a segurança pública e a guerra híbrida”
Romulus Maya e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Geopolítica Mundial com Lejeune Mirhan #5 – Jerusalém: A história de uma cidade sagrada

A cidade de Jerusalém está entre as 11 cidades mais antigas de vida continuada existente hoje na terra. Ela vem de pelo menos seis mil anos antes de nossa era atual (ou quatro mil anos antes de Cristo). Ela viveu em todos esse anos diversas conquistas, foi destruída e reconstruída diversas vezes, sempre na mesma localidade.
Neste comentário fazemos uma história de todos esses episódios até os dias atuais.
Assista ao vídeo:

Ler mais

Duplo Expresso 04/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 04/06, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya segue “Decodificando a atualidade política brasileira”
– O professor livre-docente de Relações Internacionais na PUC-SP, Reginaldo Nasser fala sobre: “As grandes potências e a disputa pela periferia do sistema”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Discutindo a “Mídia OTAN” (a partir das ideias de Roberto Lucena)

“Mídia Otan” é um termo praticamente autoexplicativo – uma das razões de sua contundência. Dada sua originalidade – não apenas em termos nacionais, mas até mesmo na projeção internacional –, João de Athayde acredita na necessidade de que se afine o debate em torno desta noção. Para isso, traz ao público trechos de mensagens (escolhidos, revistos e editados) que trocou com o conterrâneo Roberto Lucena em posts e chats.

Ler mais

Aprender com exemplos de outros países é um caminho seguro

Quando falo que o Brasil caminha para um processo de “Congolização”, não falo isso com o orgulho de quem vai ter o direito de levantar a plaquinha: “eu já sabia”. Tento gritar para que todos percebam que o momento vivido hoje no Brasil – de certo modo – já aconteceu em outros lugares.

Ler mais

Duplo Expresso 30/mai/2019

O Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 30/05, conta com os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “As eleições europeias e uma nova política externa para a Argentina”
– A professora do Dpto. de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP Angélica Lovatto questiona: “Os Cadernos do Povo Brasileiro continuam atuais?”
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 28/mai/2019

O Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 28/05, conta com os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos Nildo Ouriques comenta: “Para onde vai a esquerda latinoamericana?”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “O que falta para os pobres irem às ruas?”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na guerra híbrida”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

As manifestações pró-Bolsonaro foram do tamanho da nossa “resistência”

É preciso encarar a dura realidade de que as manifestações pró-Bolsonaro foram do tamanho da nossa “resistência”. Somos tão pequenos quanto o apoio dado ao energúmeno na presidência. Somos um meme da nossa própria limitação.

Ler mais

Guiné-Bissau: povo avisa que vai nomear governo eleito em quatro dias

A situação pode ganhar contornos inimagináveis na Guiné-Bissau e a responsabilidade, ou falta dela, será inteiramente do atual presidente e, em grande parte, da omissão da CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, totalmente omissa diante da crise.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 26/mai/2019

Romulus Maya & Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política no Brasil e no mundo.
– Com destaque para:
(1) a farsa das eleições para o Parlamento Europeu;
(2) a confirmação, nesta semana, da fraude nas “investigações” da Lava Jato (e também da traição a Lula); e
(3) o arranjo – de todas as forças políticas – para manter a falsa dicotomia “Bolsonaro/ Mourão” e enterrar, de vez, o “Fora, Bolsonaro!”

Ler mais

Guerras Híbridas : Brasil, China e Irã

Os acontecimentos políticos que ocorrerão no Brasil no próximo dia 26 de maio, quando o presidente da República, usando o cargo que ocupa e seus espaços na mídia e seus seguidores em redes sociais – chamada militância digital – convocou a população que o apoia a ir para às ruas não são fatos isolados de uma situação internacional.

Ler mais

Duplo Expresso 23/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 23/05, os seguintes destaques:

– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “O processo político argentino e o futuro do Mercosul”

– O historiador Mário Maestri fala sobre: “A rendição histórica dos generais brasileiros”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Militares derrubarão Bolsonaro? Matando a charada

Mais ilustrações da dinâmica good cop/ bad cop (“bom policial/ mau policial”) encenada por situação e “oposição” – dentro do mesmo governo! – nesta semana.
O bobo da corte entretém as massas enquanto o rei – o real – passa incógnito e acerta-se com o carrasco no patíbulo.
Essa tática seria até brilhante…
– … se não dependesse, para o seu sucesso, da indigência intelectual de 9 entre 10.

Ler mais

Duplo Expresso 21/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 21/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos Nildo Ouriques comenta: “A Revolução Brasileira”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “O que fazer? – Haddad e PT-Jurídico sequestraram ‘Lula Livre’”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na guerra híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 20/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 20/05, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A Atualidade do Desenvolvimentismo Clássico – continuação”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez fala sobre: “Segurança Pública e a esquerda batendo cabeça (parte 3)”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A ocupação militar e o entreguismo fardado

Com a experiência de quem nasceu e conviveu com e na guerra e tem conhecimento profundo sobre questões militares, o nosso comentarista de política internacional, Professor Paulo Gamba, levanta mais um importante debate aqui no Duplo Expresso. Desta vez com o também angolano, Professor Hélder Cafala, especialista em Defesa Nacional e Segurança.

Ler mais

Urgente: EUA planejam derrubar avião brasileiro e culpar Venezuela?

Trata-se de um possível (falso) estopim para uma guerra – desgraçada – entre Brasil e Venezuela, cujo impacto iria muito além das fronteiras de ambos os países e da América do Sul, sacudindo a balança na delicada – e tensa – “paz armada” entre o Império Anglo-Sionista, decadente (e por isso mais agressivo) mas ainda hegemônico, e as potências eurasianas emergentes – Rússia e China à frente.
Ou seja, não são “apenas” vidas brasileiras colocadas em risco, mas o próprio planeta.

Ler mais