Guerras Híbridas : Brasil, China e Irã

Os acontecimentos políticos que ocorrerão no Brasil no próximo dia 26 de maio, quando o presidente da República, usando o cargo que ocupa e seus espaços na mídia e seus seguidores em redes sociais – chamada militância digital – convocou a população que o apoia a ir para às ruas não são fatos isolados de uma situação internacional.

Ler mais

Duplo Expresso 23/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 23/05, os seguintes destaques:

– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “O processo político argentino e o futuro do Mercosul”

– O historiador Mário Maestri fala sobre: “A rendição histórica dos generais brasileiros”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Militares derrubarão Bolsonaro? Matando a charada

Mais ilustrações da dinâmica good cop/ bad cop (“bom policial/ mau policial”) encenada por situação e “oposição” – dentro do mesmo governo! – nesta semana.
O bobo da corte entretém as massas enquanto o rei – o real – passa incógnito e acerta-se com o carrasco no patíbulo.
Essa tática seria até brilhante…
– … se não dependesse, para o seu sucesso, da indigência intelectual de 9 entre 10.

Ler mais

Duplo Expresso 21/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 21/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos Nildo Ouriques comenta: “A Revolução Brasileira”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “O que fazer? – Haddad e PT-Jurídico sequestraram ‘Lula Livre’”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na guerra híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 20/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 20/05, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A Atualidade do Desenvolvimentismo Clássico – continuação”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez fala sobre: “Segurança Pública e a esquerda batendo cabeça (parte 3)”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A ocupação militar e o entreguismo fardado

Com a experiência de quem nasceu e conviveu com e na guerra e tem conhecimento profundo sobre questões militares, o nosso comentarista de política internacional, Professor Paulo Gamba, levanta mais um importante debate aqui no Duplo Expresso. Desta vez com o também angolano, Professor Hélder Cafala, especialista em Defesa Nacional e Segurança.

Ler mais

Urgente: EUA planejam derrubar avião brasileiro e culpar Venezuela?

Trata-se de um possível (falso) estopim para uma guerra – desgraçada – entre Brasil e Venezuela, cujo impacto iria muito além das fronteiras de ambos os países e da América do Sul, sacudindo a balança na delicada – e tensa – “paz armada” entre o Império Anglo-Sionista, decadente (e por isso mais agressivo) mas ainda hegemônico, e as potências eurasianas emergentes – Rússia e China à frente.
Ou seja, não são “apenas” vidas brasileiras colocadas em risco, mas o próprio planeta.

Ler mais

Índia, história, tradições e eleições parlamentares de abril de 2019 – Parte Final

Neste comentário eu exponho a história da Índia, as suas principais religiões, a presença inglesa no país, sua independência e chego aos dias atuais com as eleições. Eu menciono os seis principais partidos – e sabemos que existem centenas por lá – e registro que a oposição, do Partido do Congresso, da família Gandhi, tenta voltar ao poder e destronar Narendra Modi, do Partido Janata (do Povo da Índia), de linha conservadora e que recentemente filiou-se à União Internacional Democrata, de linha conservadora.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 14/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “A chapa esquenta na Argentina”
– O jornalista e analista internacional Pepe Escobar debate com o doutor em Antropologia Piero Leirner “EUA vs China/Rússia – O Brasil no Fogo Cruzado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

💣 Geopolítica da droga, os EUA e os golpes na América Latina

Quando dissemos tempos atrás que o Brasil caminhava para se transformar no NARCO-EVANGELISTÃO, faltou dizer que era um plano para toda a região. Todos sob a égide da DEA americana (Drug Enforcement “Administration”): a agência, na realidade, REGULADORA do tráfico de drogas internacional.

Ler mais

Entre a “Fujimorização” e a “Congolização” as únicas certezas são: o Brasil apodrece e a Argentina é logo ali

Se fizermos as necessárias adaptações de nomes e atores, veremos que o Brasil caminha para um cenário semelhante ou muito próximo daquele país africano. O Congo Democrático, assim como o Brasil, foi historicamente explorado como Colônia e até os dias de hoje é apenas um “terreno de exploração” controlado por grupos internacionais que usam os “mercenários comissionados” para o controle do caos interno e exportação das riquezas para os verdadeiros donos do país que vivem bem longe do país.

Ler mais

A Venezuela no contexto geopolítico global

Neste novo vídeo eu tento mostrar a relação do conflito lá existente, criado de fora para dentro e que tem em alguns “venezuelano” o total apoio, inclusive para pedir que uma potência estrangeira bombardeie seu próprio país (vimos isso na Síria), guarda uma relação direta com o que vem ocorrendo no Oriente Médio.

Ler mais

Duplo Expresso 09/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 09/05, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “A guerra comercial entre EUA e a China e a necessidade de controlar as nossas moedas”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 07/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 07/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Panamá: a social democracia vence a direita”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “A importância da defesa da Seguridade Social na luta contra o Golpe”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na Guerra Híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Video #5 – Wellington Calasans conversa com o comentarista político chileno Victor Musa

O recente episódio, tentativa de golpe, com direito a bando de traidores fardados foi levado a sério por alguns. Seria realmente cômico se tudo isso não fosse uma tragédia construída a cada passo ridículo como este. A Venezuela tem petróleo e ouro demais para que os piratas do planeta permitam que aquele país exista como uma democracia.

Ler mais

Liberdade e soberania na visão de dois angolanos

O professor universitário de Direito Internacional e Comentarista do Duplo Expresso, Paulo Gamba, entrevista o pesquisador em Políticas Internacionais e escritor Orlando Victor Muhongo, autor – entre outras obras – do livro “O IMPACTO DAS TELENOVELAS BRASILEIRAS NOS LUANDENSES”.

Ler mais

Aprenda tudo sobre “macrocriminalidade”. Palestrantes com experiência prática

Sabemos todos que palestras e seminários têm sido usados para a lavagem de dinheiro. Eu gostaria muito que apenas pela via da ironia fosse possível fazer o povo brasileiro despertar sobre os riscos que essas figuras nefastas causam ao nosso país e ao povo brasileiro. A Lava Jato e alguns tentáculos do Ministério Público e da Polícia Federal formam hoje o maior esquema de corrupção do mundo.

Ler mais

A luta em defesa dos cursos de ciências sociais e de filosofia nas universidades brasileiras

O professor Lejeune, que esteve à frente da luta pela obrigatoriedade e autor de quatro livros que tratam do tema do ensino e profissionalização dos sociólogos no país, conta também a sua experiência nos 11 anos de luta entre 1997 e 2008, que redundaram na aprovação da lei 11.684/08 que passou a obrigar que nossas escolas de nível médio tenham nas suas três séries ambas as disciplinas. Lejeune indica ainda, e finalmente, qual o arco de alianças e com quais entidades deve-se formar uma frente ampla para combater esse governo e essas propostas obscurantistas.

Ler mais