É a China, estúpido! Bloqueio do milho brasileiro ao Irã confirma nosso novo papel geopolítico: “alavanca da fome” eurasiana

Eis a chave para compreender o bloqueio — de fato — do navio carregado de milho destinado ao Irã no Porto de Paranaguá, na costa brasileira.
Mais um C.Q.D. para este Duplo Expresso. Dos mais relevantes, diria eu na qualidade de editor do site.
Claramente, o alvo da ação no Brasil, para além do imediato, o Irã, é também a própria China, devidamente “avisada”.
É jogo de cachorro grande. O Brasil — “país”-continente que teria de criar sustento para 210 milhões de almas — tornou-se não mais que a “alavanca da fome”, do Deep State americano, mirando a Eurasia.
Bom, também alavanca da própria fome: 210 milhões de bocas, afinal…

Ler mais

Exclusivo: “Greenwald preso”, Moro na CIA e Mourão sincerão — chega o “golpe no golpe”?

E a viagem de Moro aos EUA (há muito agendada!)? Como entra nisso tudo?
“Moro foi lá pegar as informações da inteligência americana (CIA, NSA) a respeito, para que pudesse chegar às digitais de cada membro da “quadrilha”. Em voltando, prenderia Glenn Greenwald e apreenderia os computadores. Onde, aliás, haveria novas digitais ‘russas'”.
Chega o “Golpe no Golpe”: imaginemos, diante disso, que os tais “hackers russos” façam, “em retaliação”, um ataque massivo à infraestrutura brasileira (energia e comunicações), com apoio entusiasmado (adesão?) da “esquerda” brasileira, revoltada com a “prisão” de Greenwald. Ou seja, Estado e população “atacados de fora e de dentro” ao mesmo tempo, no mais completo “caos” (devidamente fabricado).
Chega, diante disso, a “solução de ordem”: o Executivo recebe poderes de emergência delegados, especialmente no tocante a comunicações e combate a “ameaças cibernéticas”. Sai um…

Ler mais

Imprensa russa repercute suspeitas sobre Dilma levantadas pelo Duplo Expresso

“É curioso que, além das fotos oficiais que constam do site da Duma, o (site de extrema-direita) “O Antagonista” tenha também publicado outra foto, adicional, de Dilma e Gleisi, passeando perto do Kremlin, foto essa alegadamente tirada por um “turista brasileiro” que casualmente estaria passando pela Praça Vermelha naquela hora. Tal fato despertou a suspeita razoável no site Duplo Expresso de que toda a viagem pode ter sido uma grande armação, e que Dilma teria ido a Moscou para que, depois da publicação do The Intercept, o Partido dos Trabalhadores pudesse ser acusado de conspirar com o Governo russo e de solicitar ataques de hackers desse país contra o Governo brasileiro”.

Ler mais

Explosivo: a viagem – secreta – de Dilma à Rússia, em meio à “#VazaJato”!

Este é, sem sombra de dúvida, o momento mais grave em que eu, Romulus Maya, me dirijo a você, leitor, na qualidade de editor do Duplo Expresso.
Tivemos acesso, no meio desta semana, à informação — de alto potencial explosivo — de que Dilma Rousseff acaba de fazer uma visita — secreta! — à Rússia, há cerca de dez dias.
Sim, é isso mesmo: a ex-Presidente da República — pelo PT… — esteve secretamente em Moscou entre os dias 4 e 5 de junho. Ou seja, “casualmente” 5 dias antes de Glenn Greenwald publicar a bomba semiótica “#VazaJato”. E, com ela, sequestrar o noticiário político — à esquerda e à direita — no Brasil, com repercussões para além de nossas fronteiras.
Prepare-se para grandes surpresas. E circunstâncias muito suspeitas.

Ler mais

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol

Exclusivo: a manipulação do Intercept para proteger Moro & Dallagnol
Prefácio por Romulus Maya:

Exclusivo: batom na cueca! O malabarismo “editorial” do Intercept para induzir leitores a erro na tentativa de proteger Moro & Dallagnol, principais suspeitos de serem os vazadores dos diálogos, tirando-os do foco. Editores Glenn Greenwald e Leandro Demori devem explicações.
Se foi Dallagnol, ou Moro, esses não passam de peões sem efetiva relevância; “serviçais” do imperialismo. Mas o que “Rei e Rainha do vazamento” (a saber, Deep State norte-americano) querem operar no tabuleiro politico brasileiro, e, ainda mais importante, mundial?
Quando experientes e calejadas lideranças esquerdistas fazem coro à narrativa que serve, na prática, aos interesses do Deep State (“ataque russo ao governo e às instituições brasileiras”), significa que são ingênuas e despreparadas ou que estariam convenientemente fazendo jogo-duplo para emplacar um roteiro acordado e ensaiado?
E nós? Seremos apenas telespectadores boçais desse grande “Big Brother Brasil”? Ou, na verdade, de um “Big Brother… America”? Bem, Glenn Greenwald — e seu “mecenas”, o “polêmico” multi-bilionário Pierre Omidyar –, certamente, sabem a resposta para essa pergunta.

Ler mais

Duplo Expresso 11/jun/2019

O analista internacional Pepe Escobar, o antropólogo Piero Leirner e o economista Nildo Ouriques comentam a pauta “#VazaJato”, que vem sendo administrada por Glenn Greenwald, do Intercept.
Cui bono?
A quem beneficia?
Quem estará por trás?
Quais os desdobramentos, para o Brasil e para o mundo?
Imperdível!

Ler mais

Duplo Expresso 10/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 10/06, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “Colônia Grande”
– O veterano do petróleo e analista político Rubem Gonzalez fala sobre: “Segurança pública e a esquerda batendo cabeça”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Geopolítica Mundial com Lejeune Mirhan #5 – Jerusalém: A história de uma cidade sagrada

A cidade de Jerusalém está entre as 11 cidades mais antigas de vida continuada existente hoje na terra. Ela vem de pelo menos seis mil anos antes de nossa era atual (ou quatro mil anos antes de Cristo). Ela viveu em todos esse anos diversas conquistas, foi destruída e reconstruída diversas vezes, sempre na mesma localidade.
Neste comentário fazemos uma história de todos esses episódios até os dias atuais.
Assista ao vídeo:

Ler mais

Duplo Expresso 04/jun/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 04/06, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya segue “Decodificando a atualidade política brasileira”
– O professor livre-docente de Relações Internacionais na PUC-SP, Reginaldo Nasser fala sobre: “As grandes potências e a disputa pela periferia do sistema”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Aprender com exemplos de outros países é um caminho seguro

Quando falo que o Brasil caminha para um processo de “Congolização”, não falo isso com o orgulho de quem vai ter o direito de levantar a plaquinha: “eu já sabia”. Tento gritar para que todos percebam que o momento vivido hoje no Brasil – de certo modo – já aconteceu em outros lugares.

Ler mais

Duplo Expresso 30/mai/2019

O Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 30/05, conta com os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “As eleições europeias e uma nova política externa para a Argentina”
– A professora do Dpto. de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP Angélica Lovatto questiona: “Os Cadernos do Povo Brasileiro continuam atuais?”
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 28/mai/2019

O Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 28/05, conta com os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos Nildo Ouriques comenta: “Para onde vai a esquerda latinoamericana?”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “O que falta para os pobres irem às ruas?”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos na guerra híbrida”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

As manifestações pró-Bolsonaro foram do tamanho da nossa “resistência”

É preciso encarar a dura realidade de que as manifestações pró-Bolsonaro foram do tamanho da nossa “resistência”. Somos tão pequenos quanto o apoio dado ao energúmeno na presidência. Somos um meme da nossa própria limitação.

Ler mais

Guiné-Bissau: povo avisa que vai nomear governo eleito em quatro dias

A situação pode ganhar contornos inimagináveis na Guiné-Bissau e a responsabilidade, ou falta dela, será inteiramente do atual presidente e, em grande parte, da omissão da CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, totalmente omissa diante da crise.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 26/mai/2019

Romulus Maya & Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política no Brasil e no mundo.
– Com destaque para:
(1) a farsa das eleições para o Parlamento Europeu;
(2) a confirmação, nesta semana, da fraude nas “investigações” da Lava Jato (e também da traição a Lula); e
(3) o arranjo – de todas as forças políticas – para manter a falsa dicotomia “Bolsonaro/ Mourão” e enterrar, de vez, o “Fora, Bolsonaro!”

Ler mais

Duplo Expresso 24/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 24/05, os seguintes destaques:

– O antropólogo João de Athayde comenta: “Venezuela e Argélia: elementos para a compreensão”

– O servidor público federal e ativista político Cláudio Pacheco fala sobre: “Desilusão com a esquerda brasileira”

– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 23/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 23/05, os seguintes destaques:

– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “O processo político argentino e o futuro do Mercosul”

– O historiador Mário Maestri fala sobre: “A rendição histórica dos generais brasileiros”

– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Militares derrubarão Bolsonaro? Matando a charada

Mais ilustrações da dinâmica good cop/ bad cop (“bom policial/ mau policial”) encenada por situação e “oposição” – dentro do mesmo governo! – nesta semana.
O bobo da corte entretém as massas enquanto o rei – o real – passa incógnito e acerta-se com o carrasco no patíbulo.
Essa tática seria até brilhante…
– … se não dependesse, para o seu sucesso, da indigência intelectual de 9 entre 10.

Ler mais

A ocupação militar e o entreguismo fardado

Com a experiência de quem nasceu e conviveu com e na guerra e tem conhecimento profundo sobre questões militares, o nosso comentarista de política internacional, Professor Paulo Gamba, levanta mais um importante debate aqui no Duplo Expresso. Desta vez com o também angolano, Professor Hélder Cafala, especialista em Defesa Nacional e Segurança.

Ler mais

Urgente: EUA planejam derrubar avião brasileiro e culpar Venezuela?

Trata-se de um possível (falso) estopim para uma guerra – desgraçada – entre Brasil e Venezuela, cujo impacto iria muito além das fronteiras de ambos os países e da América do Sul, sacudindo a balança na delicada – e tensa – “paz armada” entre o Império Anglo-Sionista, decadente (e por isso mais agressivo) mas ainda hegemônico, e as potências eurasianas emergentes – Rússia e China à frente.
Ou seja, não são “apenas” vidas brasileiras colocadas em risco, mas o próprio planeta.

Ler mais

Duplo Expresso 17/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 17/05, os seguintes destaques:
– O professor de Processo e Direito Penal Fernando Nogueira Martins Jr. fala sobre: “A esquerda bate cabeça enquanto a violência aumenta. Ou não?”
– O artista visual e ativista político Sama discute: “As crises infinitas”
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Países com um projeto holístico de pesquisa, teoria, interpretação e conhecimento”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 16/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 16/05, os seguintes destaques:
– O jornalista e blogueiro António Aly Silva debate com o jornalista Wellington Callasans: “Onde foram parar as regras do regime democrático em Guiné-Bissau”
– Wellington Calasans, Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política, com ênfase nos desdobramentos pós-manifestação em defesa da Universidade Pública.

Ler mais

Índia, história, tradições e eleições parlamentares de abril de 2019 – Parte Final

Neste comentário eu exponho a história da Índia, as suas principais religiões, a presença inglesa no país, sua independência e chego aos dias atuais com as eleições. Eu menciono os seis principais partidos – e sabemos que existem centenas por lá – e registro que a oposição, do Partido do Congresso, da família Gandhi, tenta voltar ao poder e destronar Narendra Modi, do Partido Janata (do Povo da Índia), de linha conservadora e que recentemente filiou-se à União Internacional Democrata, de linha conservadora.

Ler mais

O equivocado editorial da Folha de São Paulo intitulado “Gás para Crescer”

O editorial do Jornal Folha de São Paulo de 3 de maio de 2019, intitulado “Gás para crescer”, destaca que “É meritório romper o monopólio da Petrobras”. Essa manchete conduz à equivocada interpretação de que a estatal é a grande responsável pelos graves problemas do setor de gás natural no Brasil. Este texto tem como objetivo prestar os devidos esclarecimentos técnicos sobre o assunto.

Ler mais

Duplo Expresso 14/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 14/05, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e presidente do Instituto de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “A chapa esquenta na Argentina”
– O jornalista e analista internacional Pepe Escobar debate com o doutor em Antropologia Piero Leirner “EUA vs China/Rússia – O Brasil no Fogo Cruzado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

💣 Geopolítica da droga, os EUA e os golpes na América Latina

Quando dissemos tempos atrás que o Brasil caminhava para se transformar no NARCO-EVANGELISTÃO, faltou dizer que era um plano para toda a região. Todos sob a égide da DEA americana (Drug Enforcement “Administration”): a agência, na realidade, REGULADORA do tráfico de drogas internacional.

Ler mais

Entre a “Fujimorização” e a “Congolização” as únicas certezas são: o Brasil apodrece e a Argentina é logo ali

Se fizermos as necessárias adaptações de nomes e atores, veremos que o Brasil caminha para um cenário semelhante ou muito próximo daquele país africano. O Congo Democrático, assim como o Brasil, foi historicamente explorado como Colônia e até os dias de hoje é apenas um “terreno de exploração” controlado por grupos internacionais que usam os “mercenários comissionados” para o controle do caos interno e exportação das riquezas para os verdadeiros donos do país que vivem bem longe do país.

Ler mais

Duplo Expresso 10/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 10/05, os seguintes destaques:
– O antropólogo João de Athayde comenta: “Países desenvolvidos vs. países em desenvolvimento: uma perspectiva histórica”
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “Europa, Brasil e o esgotamento da democracia representativa nas periferias do capitalismo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

A Venezuela no contexto geopolítico global

Neste novo vídeo eu tento mostrar a relação do conflito lá existente, criado de fora para dentro e que tem em alguns “venezuelano” o total apoio, inclusive para pedir que uma potência estrangeira bombardeie seu próprio país (vimos isso na Síria), guarda uma relação direta com o que vem ocorrendo no Oriente Médio.

Ler mais

Duplo Expresso 09/mai/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 09/05, os seguintes destaques:
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior comenta: “A guerra comercial entre EUA e a China e a necessidade de controlar as nossas moedas”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais