99%, UNÍ-VOS! É o Filho Pródigo

José Carlos de Assis saúda o ingresso de André Lara Resende no rol dos economistas progressistas. Ou será que ALR fica com um pé no desenvolvimentismo e outro amarrado ao contracionismo? Ou seja, na conveniente posição de independência-em-cima-do-muro? A longa tradição de economistas fiscal-monetaristas servindo de vassalos aos interesses de banqueiros estaria sendo quebrada? Teria ALR percebido agora aquilo que o autor já preconizava há vinte anos? Leiam e entendam um pouco mais sobre as vantagens da aplicação das “finanças funcionais”, ao invés de uma política austera e contracionista subserviente apenas aos rentistas da dívida pública.

Ler mais

Teatro e cortina de fumaça: tem até falso “fogo amigo” para esconder a entrega do pré-sal

Enquanto liberais fingem debater Reforma da Previdência e até a Lava Jato volta ao centro do desvio de foco, o petróleo segue como a verdade escondida do verdadeiro debate.
Em mais um texto, Piero Leirner desnuda o conjunto de farsas que ocupa os noticiários e impedem que os brasileiros saibam o que realmente acontece contra o próprio país

Ler mais

Debate: Desconstruir Bolsonaro é politizar o cidadão enganado

Dentro da minha proposta de promover o debate, fiz as devidas provocações numa entrevista que considero útil para este propósito, respeitando o contraditório, para que possamos ampliar este debate tão necessário sobre a política do nosso país. A filósofa Marcia Cavalcante fala neste vídeo sobre o dicionário “Desbolsonário de bolso”. São 50 páginas que tentam desconstruir os verbetes recentes que ocupam o tempo das pessoas com insanidades que ganharam força inicialmente nas redes sociais, mas depois ocuparam todos os espaços de debate.

Ler mais

Duplo Expresso 17/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 17/04, os seguintes destaques:
– O antropólogo Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A importância da regulação do preço do diesel”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 16/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 16/04, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Honduras: Os condenados da terra na América Central”
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier fala sobre o incêndio na Catedral de Notre Dame
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 15/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 15/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A necessidade das estatais estratégicas para o bem-estar social no Brasil”
– O militante popular Vina Guerrero fala sobre: “O incêndio na Favela do Cimento e a relação das militâncias”
– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 14/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 14/04, o seguinte destaque:
– Romulus Maya, Patrícia Vauquier o jurista Luiz Moreira fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Nacionalismo é o caminho da unidade nacional e reconstrução pós-guerra híbrida

O elo para acabar com a estratégia do entretenimento da “direita” e da “esquerda”, aquela bobagem da “civilização contra a barbárie”, é o nacionalismo. O eleitor arrependido de Bolsonaro ou o militante de esquerda que está cansado das micaretas e cirandas precisam dialogar sem intermediários. Precisamos construir um autêntico movimento nacionalista (sem xenofobia), capaz de colocar o Brasil dos (e para os) Brasileiros acima de todos os outros interesses. Temos um país rico e estamos a testemunhar uma rendição que inclui as Forças Armadas na condição vergonhosa de “porteiro de puteiro”. Precisamos resgatar o Brasil e construir uma sociedade consciente das suas responsabilidades em relação ao próprio futuro e ao futuro do nosso país.

Ler mais

Duplo Expresso 12/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 12/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “Nosso ódio será vossa herança!”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Panepistemio: a universidade é a reunião de todas os conhecimentos – e o ministro está reprovado”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 11/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 11/04, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “As eleições em Israel: Netanyahú formará seu quinto governo?”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “Nova comissão do Peronismo pode trazer novo fôlego à resistência anti-imperialista na região?”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 10/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 10/04, os seguintes destaques:
– O professor, advogado e mestre em Filosofia do Direito Samuel Gomes comenta: “Alcântara, o ministro cosmonauta e o crime de responsabilidade”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A ilegal venda da TAG”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 09/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 09/04, os seguintes destaques:
– O PhD em Economia e Presidente do Centro de Estudos Latino Americanos Nildo Ouriques comenta: “Os caminhos para a América Latina”
– A socióloga Thais Moya fala sobre: “Avaliação da Jornada Lula Livre e Pesquisa Datafolha: “um museu de grandes novidades”
– O antropólogo Piero Leirner comenta: “Os últimos disparos da Guerra Híbrida”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 08/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 08/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “O papel adequado da política social em um país subdesenvolvido como o Brasil”
– O militante popular Vinicius Guerrero fala sobre: “O incêndio na Favela do Cimento e a relação das militâncias”
– Romulus Maya, Carlos Krebs e Patrícia Vauquier fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso Domingo 07/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 07/04, o seguinte destaque:
– Wellington Calasans, Romulus Maya e a arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier falam sobre: “1 ano da prisão de Lula”

Ler mais

Duplo Expresso 05/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 05/04, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “A antropofagia que devorou a todos nós”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “Aspectos de uma ilha-Brasil: escapando da distopia 64”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 04/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 04/04, os seguintes destaques:
– O sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan debate: “A desastrosa visita de Bolsonaro à Palestina”
– O politólogo e analista internacional Eduardo Jorge Vior fala sobre “A viagem de Bolsonaro a Israel”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta “a atualidade política do Brasil e do mundo”
Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 03/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 03/04, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier fala sobre: “Paralelo entre o governo Macron e o Bolsonaro”
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Ribeiro Lima comenta: “A importância da extensão da plataforma continental do Brasil e sua relação com o Pré-Sal”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

O Pior Diplomata do Mundo

Andre Pagliarini oferece um excelente artigo destacando como as narrativas apresentadas pelo presidente do Brasil em seus primeiros momentos no cargo são uma extensão da campanha eleitoral farsesca. Bolsonaro tomou várias decisões controversas, para, pouco depois, cancelá-las; seu vice-presidente várias vezes o desmentiu publicamente; e a primeira aparição internacional no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, foi rematado fracasso. Apesar de a mídia local dar a impressão de destacar os escândalos do regime, o projeto político mais amplo do clã Bolsonaro permanece intocado. A agenda entreguista e de atraso econômico é encoberta por diversionismos internos com grande cobertura e por um componente externo que, normalmente, pouca atenção receberia. Ele está personificado no clown catalisador da persona presidencial – Ernesto Araújo –, praticante de uma política de relações exteriores “impertinente e imprudente”.

Ler mais

Duplo Expresso 02/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 02/04, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya comenta: “1964: Para além dos militares, o golpe também foi planejado pela elite empresarial”
– O antropólogo Piero Leirner fala sobre: “Alguns pontos sobre a leitura militar da história”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 01/abr/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 01/04, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “A Assessoria Econômica de Getúlio Vargas e a decolagem brasileira”
– A psiquiatra, professora aposentada da Universidade Federal de Pelotas Dorotea Kremer fala sobre: “Personalidades autoritárias: o solo fértil para o fascismo”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso de Domingo 31/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso deste domingo, 31/04, o seguinte destaque:
– O Presidente do PAIGC e Primeiro-ministro eleito na Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira comenta: “Os desafios do próximo governo na Guiné-Bissau”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política

Ler mais

Exclusivo: Governo age – ocultamente – pela demissão de Paulo Guedes (olho na “Guerra Híbrida”!)

– Muitos festejaram a acachapante “derrota” do governo com a aprovação da PEC que estabelece o orçamento impositivo na Câmara dos Deputados – sob Rodrigo Maia. Nunca se ouviu falar de tamanha “derrota” de um governo. Ainda mais com menos de três meses de ascensão ao poder. Até mesmo Dilma, no vale da impopularidade, na votação do impeachment teve lá por volta de 100 deputados. Pois Bolsonaro tem hoje apenas 3 (depois dobrados para 6)? 49 deputados do seu partido, o PSL, que votaram a favor da PEC – incluindo o “Bolso-filho 03”! -, estariam na oposição? Ou há algo mais aí?
– O fato – e aqui a informação exclusiva que sustenta este texto – é que o governo não mexeu uma palha para impedir a aprovação do orçamento impositivo – “pauta bomba” – na Câmara. Da mesma forma, nada está a fazer para impedir uma nova “derrota”, desta vez no Senado.

Ler mais

Duplo Expresso 29/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta sexta-feira, 29/03, os seguintes destaques:
– O artista visual e ativista político Sama comenta: “Brasil, um país do Futuro do Pretérito”
– O antropólogo João de Athayde fala sobre: “A esquerda do BraZZZil que dorme enquanto as direitas comandam as narrativas midiáticas”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 28/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 28/03, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre: “Atualidade do pensamento filosófico de Ibn Khaldun”
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: ”O aumento das hostilidades de EUA e Israel contra o Irã alivia a pressão da Venezuela e permite que se respire um pouco”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 27/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quarta-feira, 27/03, os seguintes destaques:
– A arquiteta PhD em Administração de Empresas Patrícia Vauquier e o antropólogo João de Athayde debatem sobre a educação no ensino superior do Brasil e da França.
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo Paulo César Lima fala sobre: “Ilegalidade na distribuição de royalties pela ANP”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 26/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta terça-feira, 26/03, os seguintes destaques:
– A socióloga Thais Moya comenta: “Bolsonaro despenca e Haddad cai em desgraça: Discurso bolsonarista não convence maioria mas Esquerda finge que sim”
– O antropólogo Piero Leirner fala sobre: “Por Que Devemos Suspeitar do Dualismo Bolsonaro-Militares”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 25/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta segunda-feira, 25/03, os seguintes destaques:
– O cientista político Felipe Quintas comenta: “Os positivistas brasileiros e as origens do Estado desenvolvimentista e de bem-estar social no Brasil”
– Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.

Ler mais

Análise: “paz armada” entre STF e Lava Jato à vista? – Temer, Moreira Franco, Eduardo Cunha e Paulo Preto

É possível que o principal desdobramento na política brasileira das últimas semanas – o enfrentamento da Lava Jato pelo Supremo – venha a ser descontinuado a partir de um dado momento. Conversando, todos se entendem, não é mesmo? Vejamos se o preço chega a 2.5 bi ou se rola um desconto…

Ler mais

Duplo Expresso 21/mar/2019

Para assistir, curtir as páginas e compartilhar, temos no Programa Duplo Expresso desta quinta-feira, 21/03, os seguintes destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan fala sobre: “Quando as elites dividiram o mundo – Parte final: Os tratados de Versailles, San Remo, Sévres e Lausanne”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– O politólogo e analista internacional Eduardo J. Vior fala sobre: “O que aconteceria com o Brasil se Macri não chegar à eleição de outubro?”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais