“Lula livre”: quem o libertou? Está (mesmo) livre? Se não, como liberta-lo? (junto com o Brasil)

A gente sabe duas coisas: 1) o STF alavancou TUDO o que se passou de 2014 até aqui. Ele é tutelado por quem manda de fato, os militares; 2) não houve nenhum tipo mudança estrutural na correlação de forças até agora: a) o projeto de entrega do Brasil segue adiante, sem enfrentar maiores problemas; b) o projeto de fechamento do regime também segue adiante, e a assim chamada oposição ainda colabora, silenciando; c) os alinhamentos internacionais que o Brasil fez continuam os mesmos; d) nada mudou no plano ideológico, tudo está onde sempre esteve. Se está tudo assim, então cabe também notar que Lula saiu por vontade das forças constituídas. Que fazer?

Ler mais

“Cui Bono” (finalmente): quem matou Marielle? E por quê?

– Sim, os Bolsonaro são parte da trama. Mas de forma ainda mais sinistra do que vem especulando o senso comum na atualidade.
– Dossiê completo, no estilo D.E. (relatos de fontes, devidamente checados, links e prints. Muitos prints…)
– Atualizado 3/nov/ 2019 — 13:45 — EXCLUSIVO: as “esquisitices” apontadas pelos laudos da perícia criminal do local do assassinato, contradizendo a narrativa oficial em diversos pontos. Sim, temos os laudos! E também a análise dos mesmos, feita por perito veterano, amigo do blog.

Ler mais

Os “porteiros” da… guerra híbrida! Com Pepe Escobar e Piero Leirner – D.E. 1/nov/2019

Destaques:
Painel com Romulus Maya, Luiz Ferreira Jr., Pepe Escobar e Piero Leirner analisa a implosão — controlada — do clã Bolsonaro, no marco da guerra híbrida tocada no Brasil. Especial ênfase para o significado dos sinais dos últimos dias e horas. E também para as consequências dos furos do Duplo Expresso: (i) o condomínio de Bolsonaro tem, sim, interfone; (ii) o tal do porteiro… “SUMIU”! Imperdível.

Ler mais

Guerra – híbrida – global: Pepe Escobar e Piero Leirner – D.E. 22/out/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política.
(ii) O economista Nildo Ouriques comenta a sublevação no Chile, mais um sintoma da crise global do capitalismo financeiro e da resposta do sistema imperial: o saque.
(iii) Na volta do antropólogo Piero Leirner ao programa, o correspondente e analista internacional Pepe Escobar chega para aclarar a conjuntura atual da grande disputa global: Deep State vs. Trump (Biden/ Ucrânia/ impeachment), a primavera de Hong Kong, a vitória de Assad — e dos russos — na Síria, o avanço da guerra híbrida no Brasil, na perspectiva de fechamento — clandestino — do regime, sublevações na América Latina. Ou seja, um — imperdível — panorama completo!

Ler mais

Pepe Escobar – sem censura: Lula, Amazônia e guerra híbrida

Romulus Maya e Piero Leirner recebem Pepe Escobar, digerindo o saldo da sua recente visita ao Brasil: Lula, Amazônia… é guerra híbrida, minha gente!
Imperdível.

Ler mais

Pepe Escobar sem censura: Lula, Amazônia, guerra híbrida – D.E. 3/set/2019

Destaques:
(i) Polêmica: Nildo Ouriques promete desconstruir uma quase unanimidade: Jessé… Souza?!
(ii) Romulus Maya e Piero Leirner recebem Pepe Escobar, digerindo o saldo da sua recente visita ao Brasil: Lula, Amazônia… é guerra híbrida, minha gente!
Imperdível.

Ler mais

“Bolsonaro respira por aparelhos” (?) – Duplo Expresso 27/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise de conjuntura política, hoje com ênfase na “flauta mágica” da vez: a 527a vez, desde janeiro, em que o “PIGuinho vermelho” “crava” mais uma contagem regressiva para a “queda de Bolsonaro”. A quem isso serve?
(ii) Os economistas Daniel Correa e Mauricio Mulinari, do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA), da UFSC, comentam o atual estágio da crise econômica, que aponta para um novo choque global. Você está preparado?
(iii) Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida: agora de lança-chamas!

Ler mais

Alerta: como a esquerda vai perpetuar a direita no poder – Duplo Expresso 21/ago/2019

(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje perguntando se a esquerda brasileira pode, de fato, chamar a si mesma de “força popular”. No dia seguinte ao incidente na Ponte Rio-Niterói, o abismo entre certas lideranças de esquerda e o povo mostra a armadilha política do (ultra) vanguardismo. Assim, não vai nem com eleição mas tampouco com revolução: milícia popular, “revolucionária”, de… meia dúzia?
(ii) Nildo Ouriques: “Esquerda latinoamericana: entre o passado heroico e o presente miserável”.
(iii) Piero Leirner e os últimos disparos na guerra híbrida: coisa de sniper!

Ler mais

“Cafofo do Osama”: EUA e Bolsonaro forjarão “atentado”? – Duplo Expresso 13/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase na plantação pela “matriz” (o FBI) de que haveria “perigosos terroristas da Al Qaeda no Brasil”. Desmontamos a farsa da vez com dados que mostram que embora o FBI alegue que os procuras “desde 2013”, a página dedicada aos mesmos foi criada há apenas… um mês!
“Coincidentemente”, logo depois da viagem de Sergio Moro aos EUA. Onde esse visitou o… FBI!
E tratou de… “terrorismo”!
Rá!
Assim não tem nem graça!
Duplo Expresso: desmontando mais uma farsa do Golpe!
(depois da “fake-ada”, do “hacker russo”, do “hacker de Araraquara”, da …).
Tudo isso para quê?
Para fechar o Regime e aprovar o “Patriot Act” Tabajara, o #PL2418não, que legaliza o monitoramento das suas mensagens privadas, no celular e nas redes sociais, pelo Exército.
(ii) Nildo Ouriques: “eleições na América Latina — lições de Guatemala e Argentina”.
(iii) Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida. 

Ler mais

O “golpe militar”, o “sincericídio” — plantado — de Toffoli e o General tarado

Sobre a entrevista do Presidente do STF à Veja. Incrível que as “análises” limitem-se ou a reproduzir o texto ou, quando muito, sintetizar o seu conteúdo, comprando-o – e, mais importante, vendendo-o – pelo valor de face.
“Toffoli, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre evitaram tanques nas ruas em abril! Estamos à beira do golpe militar mesmo, Jesus!”
Sei…
Tem coisa melhor do que dar golpe militar…
– … sem mesmo dar?
É nesse registro que se encaixa também a farsa da “transferência de Lula para o Presídio de Tremembé”.
Palavras-Chave: caos controlado; abordagem indireta; espectro total; aproximações sucessivas; dissonância cognitiva; viés de confirmação.

Ler mais

Recibo: estamos pautando o AI-5 digital – Duplo Expresso 6/ago/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política com ênfase no recibo passado para a campanha do Duplo Expresso pela exposição do — antes sorrateiro — PL 2418/2019, o AI-5 digital, ou “Patriot Act” Tabajara. Até o “DJ Paul Pepper”, Paulo Pimenta, passou recibo, diante da infinidade de cobranças onde quer que pusesse a cara. Parabéns, expressonautas!
(ii) Nildo Ouriques e a urgência da crise brasileira.
(iii) Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida, hoje recebendo os autores do livro “Carta no Coturno”, sobre o processo que culminou na volta dos militares ao poder, Pedro Marin e André Ortega.
Imperdível!

Ler mais

Volta dos militares: a carta – não na manga – mas no coturno

Um ótimo livro está na praça. Trata-se de “Carta no Coturno”, de André Ortega e Pedro Marin. Lançado muito recentemente, e escrito no calor da hora, é um conjunto de ensaios, intuições e pesquisas que não tem paralelo organizado em uma só tacada. Tudo junto, forma um diagnóstico – que não dá para ser resumido, pois é profundo. Mas sem querer dar um spoiler, basta seguir o próprio subtítulo para ver qual é o horizonte que ele aponta: a volta do “partido fardado” no Brasil.

Ler mais

Como você está sendo hackeado (agora) pelos militares – Duplo Expresso 31/jul/2019

Romulus Maya recebe “Caos Soberano”, o veterano analista de segurança que , resguardado por pseudônimo, desmontou a farsa do “arara-hacker” em dois artigos publicados pelo Duplo Expresso, ontem e anteontem. Ele explicará como você está sendo hackeado (agora) pelos militares. E o que virá pela frente: o “Patriot Act” Tabajara, PL 2.418/2019 (da Câmara), que LEGALIZA tal arapongagem, que os militares já fazem.
Como debatedores, dois estudiosos dos temas da guerra híbrida e o mecanismo de promulgação de leis de exceção em “Estados (nominalmente) democráticos de direito”: os Professores Piero Leirner e Fernando Nogueira Martins Jr., antropólogo e penalista, respectivamente.
Mais: Globo, Folha e Estadão reagem ao D.E. (6h depois) para tentar salvar Moro. Tarde demais.

Ler mais

Game-over: técnicos destroem a farsa de Moro com o seu “Arara-hacker”

Algo está muito errado quando nenhum veículo brasileiro (fora o Duplo Expresso), seja ele de direita ou de “esquerda”, sai a campo para apurar, de forma independente, se a “estória” contada pela dupla Sergio Moro/ “Arara-hacker” faz sentido do ponto de vista estritamente técnico. Foi valendo-nos justamente dos aspectos técnicos que cravamos, ainda na quarta-feira, que aquilo tudo se tratava de uma grande farsa. Pois eis que temos de contar com uma voz do neocolonialismo europeu, o El País, para finalmente encontrar estampada nas páginas de um jornal a visão — totalmente cética — dos profissionais da área e dos pesquisadores de nossas melhores universidades.
Ali, ninguém dá 10 centavos pela novela de Gloria Perez, digo, de Sergio Moro, transmitida no horário nobre da Globo nesta semana.
“Algo está muito errado”, disse eu ali em cima?
Que nada: está é muito certo, ora!
É a “guerra híbrida”, estúpido!
Com direito Manuela Davila e tudo…
“Boa” notícia, contudo, sobre nossa denúncia (antes isolada) acerca da iminência do fechamento do regime com o “Patriot Act” tabajara: já fomos plagiados, digo, “divulgados”, por Luis Nassif…

Ler mais

Exclusivo: desmontando a farsa do #HackerDeTaubaté – Duplo Expresso 25/jul/2019

Destaques:
(i) Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, hoje com ênfase no desmonte — cabal — da “narrativa” vendida pela PF — e pela Globo — sobre o (alegado!) “hackeamento” do celular de Sergio Moro pelo já célebre #HackerDeTaubaté. Exclusividade do D.E.!
(ii) Eduardo Jorge Vior, direto de Buenos Aires, comenta a articulação americana para usar o tema “terrorismo” (fake) para controlar o tráfico de drogas no Brasil, na Argentina e no Paraguai.
(iii) Mario Maestri: “Trump atacará o Irã? É difícil. Enquanto isso, Bolsonaro declara guerra ao milho”.
(iv) Piero Leirner decifra os últimos disparos na guerra híbrida: “trovões na caserna”, #HackerDeTaubaté e “prisão” de Glenn Greenwald.

Ler mais

“Hacker de Taubaté”: vem golpe aí? – Duplo Expresso 16/jul/2019

Destaques:
— Romulus Maya aponta a possibilidade de novos C.Q.D.s do Duplo Expresso nesta semana, quando a “operação em pinça” do PIG junto ao “PIGuinho vermelho” é mais uma vez acionada para fazer um esquenta para a possível prisão de um “hacker de Taubaté” — e mesmo uma investida “contra” Glenn Greenwald.
— Nildo Ouriques: “a dialética da crise brasileira”.
— Thais Moya e o olhar que decifra o subtexto por trás do noticiário político.
— Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida.

Ler mais

Marcelo Bretas: o outro “juiz ladrão” – Duplo Expresso 9/jul/2019

Destaques:
– Romulus Maya faz a análise da conjuntura política, com mais alguns C.Q.D.s e a constatação de que Marcelo Bretas, o subprojeto de Moro do RJ, também é… “juiz ladrão”. E quem chega para a festa, hoje? #DarioMesser! Ah, essa Lava Jato…
– Nildo Ouriques conta como anda o Uruguai, à beira da eleição que tudo pode mudar.
– Piero Leirner comenta os últimos disparos na “guerra híbrida”.

Ler mais

A luta é hoje! (UE x Mercosul) – Duplo Expresso 2/jul/2019

Destaques:
– Romulus Maya esclarece: enquanto você está devidamente distraído falando de “Moro na Câmara”, Bolsonaro e os europeus amarram as mãos de TODOS os próximos governos, impedindo – para sempre – a industrialização do Brasil;
– Nildo Ouriques comenta essa patifaria, contextualizando-a na história econômica; e ainda “Colômbia: a paz e o terrorismo de estado”;
– Piero Leirner comenta os últimos disparos na guerra híbrida, com ênfase nos militares e #VazaJato.

Ler mais

Exclusivo – como Dilma e os militares ultrapassaram a linha (no pré – e pós! – Golpe)

Não basta dizer que há antipetismo nas Forças Armadas, é preciso entender como esse viés ganhou “materialidade” e galvanizou o apoio dos militares ao projeto do Golpe.
Há, aí, uma boa pista para que se entenda por que, do ponto de vista militar, não se trata necessariamente de “entreguismo” o que ora está acontecendo (sob Temer e Bolsonaro) — mesmo que se discorde, frontalmente, dessa sua “interpretação” da realidade.

Ler mais

Duplo Expresso 25/jun/2019

Destaques:
– Nildo Ouriques: a polêmica do Intercept/ Duplo Expresso; mais “Honduras arde”.
– Thais Moya decifra o subtexto do atual cenário político, com ênfase no esvaziamento do balão Glenn Greenwald.
– Piero Leirner e os últimos disparos na guerra híbrida. Ênfase na leitura dos impactos das últimas rodadas da perspectiva militar.

Ler mais

Pepe Escobar: “VazaJato” se transforma no Russiagate 2.0

“Como tenho discutido com alguns de meus principais interlocutores brasileiros, como o antropólogo craque Piero Leirner, que sabe em detalhes como os militares pensam, e o advogado internacionalista baseado na Suíça e consultor da ONU, Romulus Maya, o Deep State americano assume a posição de articulador da ascensão direta das Forças Armadas brasileiras ao poder, assim como os seus fiadores. Assim sendo, caso essas não sigam o roteiro ao pé da letra – ou seja, relações comerciais limitadas com a China; e isolamento da Rússia – o Deep State pode trazer o pêndulo de volta a qualquer momento”.

Ler mais

Duplo Expresso 18/jun/2019

Destaques:
– Romulus Maya comenta as reações ao artigo-bomba “Explosivo: a viagem – secreta – de Dilma à Rússia, em meio à “#VazaJato”!” (link: https://duploexpresso.com/?p=105834): recibos passados à sua viralização ontem; e confirmação – espetacular – no fim do dia.
– Nildo Ouriques: «Mexico: as opções de Lopes Obrador diante do Império».
– Thais Moya decifra o subtexto da “VazaJato”.
– Piero Leirner e os últimos disparos na “guerra híbrida”.

Ler mais

Exclusivo: militares usarão #VazaJato, Greenwald e “russos” para dar golpe?

Os militares usarão #VazaJato, Glenn Greenwald e os “russos” para dar o golpe no Brasil?
Com apoio dos EUA?
É por isso que estão usando Greenwald para queimar Sergio Moro?
Que papel os partidos de esquerda – e os veículos ligados aos mesmos – desempenham nessa farsa?
O de “idiotas úteis”?
Ou algo mais sinistro?
Aliás, para além do principal, o timing sincrônico dos ubíquos “agentes russos”, qual seria o evento detonador do “reboot”? Algo com a Venezuela? Uma nova “fake-ada”? Em Moro desta feita, talvez? Ou, um ataque em larga escala à infra-estrutura brasileira (e.g., derrubar Itaipu)? “Casualmente”, por exemplo, amanhã, no dia da “greve geral” – convocada pela esquerda? “Provando”, “em definitivo”, que a esquerda brasileira é, “sim”, a “cabeça de ponte” da “invasão russa ao Brasil”? Justificando o seu expurgo? Ou o catalisador seria um HC concedido a Lula pelo “corrupto” STF, causando “grave comoção social” de “cidadãos de bem” – devidamente plantados – Brasil afora? Enfim, os milicos têm um leque de opções à sua disposição.
Americanos, chineses e russos: para o bem e para o mal, o Brasil, sem sair do lugar, foi para o centro do mundo desde o último domingo. Briga de cachorro grande. Infelizmente, com prognóstico nada positivo.

Ler mais