Duplo Expresso 24/set/2018

Destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo, Paulo César Ribeiro Lima fala sobre o leilão da Eletrobras.
– A Economista, doutora em Políticas Públicas e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Econômico Ceci Juruá comenta: “Afinal, o que é neoliberalismo e o que é esquerda no Brasil?”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Direito ao Ponto – “Pautas Identitárias e Sistema Penal: Um Paradoxo”

Maria Eduarda Freire aborda neste vídeo um paradoxo imposto através de uma tática de guerra muito antiga. A do “dividir para conquistar”. Quem nos divide? O que nos governa? De qual forma o sistema penal vigente proporciona e estimula isso?
Há uma grande contradição quando somos estimulados em defender pautas identitárias: a propalada antidiscriminação/inclusão que se pretende esbarra-se na armadilha fomentada pela desigualdade do sistema capitalista. É esta armadilha que nos força a ver as árvores uma a uma, ao invés de termos a real dimensão da (força da) floresta.
Falar SOBRE algo ou alguém, não significa falar EM NOME de algo ou alguém. Quando pensamos e agimos como seres políticos, temos que levar nossas experiências individuais para uma reflexão coletiva e plural. Ou seja, a busca pela empatia, pela posição do outro, será aquela capaz de romper as barreiras que estabelecem os rótulos em nossa sociedade. Será assim que oderemos romper com a trágicadivisão que nos é imposta: a de sermos cada um A, B, C, …, Z antes de sermos todos… humanos!

Ler mais

Pesquisas eleitorais: sua história, validade e importância

Foram dois os eminentes matemáticos franceses os precursores da fundamentação teórica que sustentam a validade científica das pesquisas de opinião. Ambos viveram no século XVII. Foram eles Blaise Pascal (1623-1662)³ e Pierre Fermat (1608-1665)⁴. Ambos matemáticos brilhantes, Pascal em particular, entre tantos atributos e invenções, ele desenvolveu as bases da Lei das Probabilidades, que seria aperfeiçoada posteriormente por Pierre Simon Laplace (1749-1827).
A regra geral da teoria, pode-se resumir, é que se uma pequena amostra de qualquer coisa estiver bastante semelhante a um todo, há uma grande probabilidade de que ela reflita esse todo, esse geral.

Ler mais

Duplo Expresso 20/set/2018

Destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “Pesquisas eleitorais: como são feitas, seu significado e o que elas estão nos dizendo no momento?”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fala sobre a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 19/set/2018

Destaques:
– O advogado e candidato a Deputado Federal pelo PDT-PR Samuel Gomes comenta: “A chance do trabalhador, na urna, resgatar o trabalhismo”
– A arquiteta, mestra em Engenharia Civil e doutoranda em Administração de Empresas Patrícia Vauquier faz um paralelo entre a construção civil no Brasil e na França.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Dirceu: “ônus de impedir Lula tem que ficar com a Justiça; não pode ser decisão nossa (PT)”

Dirceu em 3/set: “ônus de impedir @LulaOficial tem q ficar c/Justiça; ñ pode ser decisão nossa (PT)”
8/set: @ptbrasil livra cara do @STF_oficial ao desrespeitar, ele, decisão da @ONUBrasil trocando Lula p/@Haddad_Fernando
Sem Lula, sobrou a… vaselina!

Ler mais

Duplo Expresso 13/set/2018

Destaques:
– O escritor, sociólogo e analista internacional Lejeune Mirhan comenta: “Porque elegeremos o presidente da república e faremos um terço da Câmara dos Deputados”
– O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães fala sobre a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 12/set/2018

Destaques:
– A arquiteta, mestra em em Engenharia Civil e doutoranda em Administração de Empresas Patrícia Vauquier comenta: “Grand chic: A cabeça de Lula chega primeiro na bandeja francesa”
– O advogado e candidato a Deputado Federal pelo PDT-PR Samuel Gomes fala sobre: “A vulnerabilidade do sistema eleitoral em tempos de ataque à soberania nacional”
– Wellington Calasans e Romulus Maya fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 10/set/2018

Destaques:
– O especialista em Minas e Energia, PhD em Engenharia na área do petróleo, Paulo César Ribeiro Lima fala sobre: “A aprovação pelo Congresso Nacional da MP 838 e sobre os preços do gás natural no Brasil”
– A Economista, doutora em Políticas Públicas e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Econômico Ceci Juruá comenta: “Onde fica o Brasil na disputa econômica entre China x EUA?”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Duplo Expresso 6/set/2018

Destaques:
– O sociólogo, escritor e analista internacional Lejeune Mirhan volta sua atenção ao Brasil e comenta:
“O comportamento eleitoral brasileiro nas 11 eleições majoritárias entre 1945 e 2014 – abstenções, brancos e nulos”
– O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães comenta a atualidade política do Brasil e do mundo.
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Em choque, Globo não consegue decifrar estratégia de Lula

Resumo político do Duplo Expresso de hoje. Mais o comentário de “Nota Bene”, membro sagaz da comunidade Duplo Expresso, sobre: (i) “Em choque, Globo não consegue decifrar estratégia de Lula”; e (ii) “Ala do PT que defende Plano B também tem tática bem definida: saturação no assédio moral a Lula”.

Ler mais

Duplo Expresso 5/set/2018

Destaques:
– A arquiteta, mestra em Engenharia Civil e doutoranda em Administração de Empresas Patrícia Vauquier comenta: “Lula e Gleisi resistem e levantam a militância”
– O advogado e candidato a Deputado Federal pelo PDT-PR Samuel Gomes trás o jurista Luiz Moreira, que debatem: “Os prefeitos e o novo Estado que o Brasil precisa”
– Romulus Maya e Carlos Krebs fazem a análise da conjuntura política.

Ler mais

Exclusivo: a escala e a duração da infiltração no PT (de Lula!)

Live especial levada ao ar nesta tarde, com informações exclusivas sobre a ascensão “meteórica” da corrente “Mensagem ao Partido” dentro do PT, em prejuízo da de Lula, popular e sindical (CNB). Dá-se na base da tática “pedagógica” do porrete combinado com a cenoura: de um lado, garantia de perseguição do Judiciário a quem não adere; e, do outro, financiamento abundante para quem, ao contrário, adere.

Ler mais

Lula candidato: o drible da vaca dele – e de Gleisi – no Golpe (e no Plano B!)

Destaques: (i) os recibos passados – no PIG e na ‘GloBosfera’ – de que Lula é, sim, o candidato do PT – viva!; (ii) a volta do “documento-bomba do Duplo Expresso” incriminando Sergio Moro; mas agora – 190 dias depois! – na mão de site da ‘GloBosfera’ que, comprovadamente, combina publicações com o… Antagonista (?!); (iii) o drible da vaca que Lula e Gleisi deram ontem no Golpe – e no Plano B: nomeada advogada do ex-Presidente no TSE e no STF, Gleisi não só (A) by-passa a “juizeca” (apud Renan Calheiros) do Paraná como (B) passa a ser os olhos de Lula tanto nas Cortes Superiores como, tão importante quanto, também sobre a equipe de “defesa” (?) que lá atua; e (iv) o rio de dinheiro – não declarado? – em que nadam certas candidaturas da corrente “Mensagem ao Partido”, do PT.

Ler mais

Direito ao Ponto – “A guerra contra os brasileiros: Jovens negros pobres construídos como o novo ‘inimigo interno'”

Há uma guerra no lado de fora de sua bolha… Ministério Público e Judiciário sentenciam o “inimigo interno” recém cronstruído: aquele brasileiro que se perfila como jovem, negro e pobre. Antes conhecido como o cidadão à margem da sociedade, a ele é reservado um único futuro de um Estado mínimo – o genocído em nossas vielas de um campo de concentração improvisado entre favelas e periferias. Reflita um pouco sobre o porquê disso.

Ler mais